Decepcionaram? Veja como foi a temporada dos clubes da 777 Partners

Além do Vasco da Gama, 777 Partners administra o Genoa, Hertha Berlin, Red Star, Standard de Liége e o Melbourne Victory.

Steven Alzarte em ação pelo Standard de Liège, da Bélgica
Steven Alzarte em ação pelo Standard de Liège, da Bélgica (Foto: Divulgação)

O Vasco faz mais um início ruim de Campeonato Brasileiro. Depois de sete rodadas, a equipe tem duas vitórias e cinco derrotas na competição. Em meio à crise dentro de campo, o clube vive um cenário de indefinição fora de campo, com o afastamento da 777 Partners do controle da SAF.

A Sociedade Anônima do Futebol do Vasco foi comprada em setembro de 2022 pela 777 Partners. Nos primeiros meses, conquistou o acesso para a Série A. No primeiro ano completo no comando do clube, o time foi eliminado cedo na Copa do Brasil e lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão — conseguiu se manter após vencer o Bragantino no último jogo.

Em 2024, o Vasco foi eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu. Apesar do início ruim no Brasileirão, a equipe está nas oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, a 777 não está mais no controle da SAF, desde a liminar, no início de maio, que afastou a empresa norte-americana do comando do futebol do clube.

O afastamento do controle do Vasco é só um dos problemas que a 777 Partners passa em 2024. A empresa é acusada de fraude na Justiça dos EUA, teve os sócios-proprietários Josh Wander e Steven Pasko afastados das funções operacionais e não conseguiu finalizar a compra do Everton, da Inglaterra.

Além do Vasco, o fundo norte-americano tem participação majoritária em outros cinco clubes pelo mundo — no Sevilla, são minoritários. O ge fez um um levantamento dessas equipes, com a campanha de cada uma sob o comando da 777:

Genoa

Vendida à 777 no fim de 2021, a equipe italiana foi rebaixada no ano seguinte depois de terminar o campeonato nacional em 19º lugar. Em 2022/23 reagiu, conquistou o acesso e voltou à elite da Itália.

O Genoa terminou a temporada em 11º. Foram 49 pontos em 38 partidas, com 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Marcou 45 gols e sofreu 45.

Na Coppa Italia, o clube da 777 ficou nas oitavas de final. Depois de vencer Modena e Reggiana nas duas primeiras fases, o Genoa foi eliminado pela Lazio, que avançou às quartas.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 23/09/21
  • 117 jogos
  • 41 vitórias
  • 39 empates
  • 37 derrotas

Hertha Berlin

Em 2023, a 777 entrou no comando do Hertha Berlim, mas não evitou o rebaixamento em último lugar. A equipe havia sido comprada em março, com a situação já complicada na tabela.

Nesta temporada, o Hertha não conquistou o acesso à Bundesliga. O clube terminou na nona posição da tabela com 48 pontos, 20 atrás do segundo colocado Holstein Kiel.

Apesar da péssima campanha na segunda divisão alemã, o clube foi até as quartas de final da Copa Alemã — ao passar por Carl Zeiss Jena, Mainz. No entanto, caiu para o Kaiserslautern, que foi finalista da competição.

Fora de campo, com todas as denúncias contra a empresa norte-americana, o Hertha Berlin informou que a 777 cumpriu todas as obrigações contratuais e pagamentos acordados.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/03/2023
  • 49 jogos
  • 17 vitórias
  • 13 empates
  • 19 derrotas

Red Star

Comprado em maio de 2022, o Red Star bateu na trave durante a primeira temporada da 777 para conseguir o acesso à Ligue 2 (Segunda Divisão). No entanto, saiu da terceira divisão francesa nesta temporada ao conquistar o título da Championnat National e voltou ao segundo patamar da França.

Em 34 jogos, foram 19 vitórias, oito empates e sete derrotas, terminando seis pontos à frente do Martigues, segundo colocado. Na Copa da França, caiu na primeira partida para o Châteauroux.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/05/2022
  • 70 jogos
  • 36 vitórias
  • 18 empates
  • 16 derrotas

Standard de Liège

Adquirido pela 777 no primeiro semestre de 2022, o Standard de Liège vive uma crise dentro e fora de campo. A equipe belga, uma dos maiores campeãs do país, terminou em 10º lugar e ficou de fora dos hexagonal final pelo título.

Com a campanha, o time conseguiu uma vaga nos playoffs para uma vaga na Liga Conferência, mas terminou em último dos seis candidatos à classificação. Na Copa da Bélgica, o time caiu nas oitavas de final da competição, na segunda fase.

Fora de campo, o Standard Liège vive uma crise sem fim. A Justiça belga ordenou a apreensão cautelar dos bens da 777 Partners no país, após uma denúncia do antigo dono do clube. Segundo a imprensa, o grupo americano não pagou as parcelas dos acionistas.

A 777 está em rota de colisão com torcedores da equipe belga. No dia 10 de maio, um grupo impediu que o ônibus com os jogadores chegasse ao Estádio Sclessin, onde o Standard Liège enfrentaria Westerloo, pela primeira divisão do Campeonato da Bélgica. A partida foi adiada.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/03/2022
  • 88 jogos
  • 27 vitórias
  • 24 empates
  • 37 derrotas

Melbourne Victory

Depois de ficar em penúltimo na temporada 2022/23, a equipe australiana ficou em segundo lugar no campeonato em 2024. O título escapou na prorrogação da final para o Central Coast, que venceu por 3 a 1 a decisão. Essa foi a melhor campanha desde 2017/18, quando conquistou o título.

O Melbourne Victory caiu na primeira fase da Copa da Austrália ao empatar em 2 a 2 com o Newcastle Jets.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 04/10/22
  • 58 jogos
  • 19 vitórias
  • 19 empates
  • 20 derrotas

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:777 Partners
1 comentário
  • Responder

    Se a 777 pegou empréstimo dando vasco como garantia.srm o sócio não autorizar não fere a lei fa saf.golpe eles perdem nem o banco recuperar o dinheiro

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.