David destaca evolução no Vasco, revela importância de ‘trabalho sujo’ e projeta temporada

Atacante contratado neste início de ano pelo Vasco da Gama, David falou sobre como tem sido a adaptação ao Clube.

David comemorando gol contra o Audax-RJ
David comemorando gol contra o Audax-RJ (Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama)

Reforço do Vasco da Gama para 2024, o atacante David chegou cercado de desconfiança, mas aos poucos tem tirado a pulga atrás da orelha do torcedor. O jogador fez seu primeiro gol pelo Cruzmaltino no Campeonato Carioca, e vem de boas atuações nos clássicos.

Em entrevista ao canal Atenção, Vascaínos! David falou sobre este início de trabalho no Clube. Torcedor declarado do Gigante da Colina, o atleta falou da emoção de defender o time de coração e poder balançar a rede com a camisa vascaína.

– A gente sempre espera o melhor possível. Está sendo incrível viver o Vasco todo dia. Eu que já falei algumas vezes que sou vascaíno, então estar vivendo isso de perto, essa emoção é muito gratificante para mim. Esses últimos jogos têm sido marcantes. Poder fazer meu primeiro gol, estar jogando clássicos, fazendo bons jogos, dá confiança para a gente evoluir coletivamente e individualmente como atleta. Que seja o começo de uma linda história.

Sobre a pressão de defender as cores do Time da Cruz de Malta, David, que acumula passagens por times como Internacional, Cruzeiro e São Paulo, destacou que o trabalho no Vasco é diferente por conta da sua vida pessoal estar ligada ao Clube.

– É diferente porque eu sou do Espírito Santo e lá tem muito vascaíno. Tenho muitos amigos, minha família tem muitos vascaínos. Acho que a pressão é maior. Eu sei a grandeza do Vasco, a responsabilidade é muito grande. Joguei por vários times grandes. Aos poucos a gente vai se adaptando, pegando ritmo de jogo. Aos poucos a coisa vai fluindo.

Escolhido por Ramón Díaz para ser titular nas últimas partidas, David falou sobre a sequência que vem tendo na equipe Cruzmaltina. O atacante também falou sobre a melhora do time nos últimos jogos.

– A sequência de jogos é muito importante. A confiança vem aumentando. O treinador confia muito em mim e por isso eu venho tendo essa sequência de jogos e estou podendo mostrar. Fiz um gol duvidoso contra o Fluminense, dei uma assistência contra o Botafogo, isso pra mim é o mais importante. Eu tenho certeza que se eu estivesse mal, o treinador não me colocaria para jogar. A gente vem numa crescente como equipe. Hoje o torcedor olha o Vasco de outra forma. A gente tem tudo para ter um ano incrível.

David também falou como gosta de atuar. Ele revelou que muitas vezes precisa fazer “o trabalho sujo”, para que outros companheiros possam ter mais espaço nos confrontos. Ele deu detalhes da estratégia usada por Ramón Díaz e contou como os jogadores de frente têm se comprometido na marcação.

– A gente tem que às vezes fazer o trabalho sujo. Fazer um movimento ali para abrir espaço para um outro jogador. A gente cobra muito a parte defensiva também. É uma coisa meio ruim para o atacante, baixar muito na linha de trás, porque quando a gente rouba a bola a gente tá muito distante do gol. Mas aí entra a nossa parte de contra-ataque, velocidade para poder chegar no gol. A gente tem feito isso bem, tem cadenciado os jogos, aproveitado as oportunidades.

A produção ofensiva da equipe, que vinha deixando a desejar nos últimos compromissos, mas que funcionou bem contra o Botafogo, também foi tema da entrevista. David diz que pouco a pouco o time vai calibrando a pontaria.

– O Jogo do Audax teve um volume muito grande de ataque, mas acabamos não concluindo bem. A gente tem corrigido isso no dia a dia, evoluindo. É lógico que a gente não melhora as coisas de um dia para o outro, mas com a confiança da comissão, nos treinamentos, a gente vem numa crescente e isso alegra os olhos do torcedor.

David ainda comentou sobre o lado que do campo onde se sente mais à vontade para jogar. Para ele, o importante é estar entre os titulares, independentemente da escolha do treinador por posição específica.

– O mais importante é estar em campo. Eu vim para ajudar. Eu tenho total confiança no treinador. A formação tática que ele usar eu estarei à disposição. Cada tática é escolhida para o jogo, cada jogo é diferente. Eu tenho facilidade, acho que até melhor com a perna esquerda, Se for pegar os meus gols, eu tenho mais com a perna esquerda do que com a direita. Então para mim não tem lado específico. Vim para ajudar e estou muito feliz. Esse começo é mais da adaptação. No ano passado eu joguei pouquíssimas vezes pelo lado direito, joguei sempre pelo lado esquerdo, trazendo para a perna direita. É uma adaptação, mas eu já joguei por esse lado também. Eu fico feliz de estar ajudando e espero que continue dando certo.

Autor do gol que deu a vitória ao Vasco da Gama contra o Audax-RJ, David falou sobre a cobrança pelos gols. Citando Vegetti, que também vinha de um jejum, e marcou dois contra o Botafogo, o atacante enalteceu o argentino e citou a evolução do time nesse aspecto.

– A gente vem melhorando a partir dos jogos. Fizemos uma pré-temporada muito boa. Eu estou bem fisicamente. O atacante quer sempre fazer gol. Isso dá uma tranquilidade a mais, dá confiança. Ficamos felizes com o Vegetti, que fez o primeiro gol e, logo depois, saiu o segundo. É um cara que nos ajuda bastante. A gente sabe que ele está bem, fazendo gol, o time melhora bastante. Que ele possa fazer muitos gols para ajudar a gente.

David celebrou a volta a sua terra natal, uma vez que o Time da Virada encara o Volta Redonda, neste sábado, no Espírito Santo. O atleta revelou suas expectativas pela presença de amigos e familiares e por balançar as redes.

– É mais um sonho que eu vou realizar. Jogando na minha cidade, no estádio que eu já joguei quando atuava no Espírito Santo. Será bom rever a família, rever os amigos. Espero que a gente possa fazer um bom jogo e que eu possa fazer um gol para dar alegrias a eles.

Para finalizar, David deixou um recado para os vascaínos. O jogador agradeceu o apoio dos torcedores, enalteceu a festa que a torcida tem promovido nas partidas e projetou uma boa temporada para o elenco.

– Primeiramente agradecer o torcedor. É uma honra fazer parte de um clube tão grande com uma torcida maravilhosa que sempre lota São Januário. A cobrança vai vir sempre, todos os clubes que eu passei tive que construir uma história. Jogo a jogo a gente vai ganhando confiança, fazendo bons jogos e podendo ajudar a equipe. Eu tenho certeza que vamos fazer um ano maravilhoso.

Depois de um começo oscilante no Estadual, o Vasco conseguiu se firmar no G4 da competição, com 16 pontos, e depende apenas de si para avançar às semifinais. Além do Voltaço, a equipe encara a Portuguesa na última rodada da primeira fase.

Mais sobre:David
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco
Saiba quem é Rafael Paiva, técnico interino do Vasco

Treinador do Sub-20, Rafael Paiva irá assumir o comando do Vasco da Gama de forma interina, após a saída de Ramón Díaz.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor não enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi expulso contra o Água Santa, na fase anterior da competição nacional.

Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins e Ramón Díaz
Reunião com Pedro Martins pode resultar em permanência de Ramón Díaz no Vasco

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.