Data da posse de Jorge Salgado no Vasco gera nova polêmica na política do Clube

Roberto Monteiro marcou a data da posse de Jorge Salgado no Vasco da Gama para a próxima segunda-feira, mas data gerou discordância.

Campello conversando com Jorge Salgado em entrevista
Campello conversando com Jorge Salgado em entrevista (Foto: Bruno Braz/UOL Esporte)

Como se já não bastassem todas as batalhas jurídicas que envolvem a eleição do Vasco em meio à luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o clube agora também se vê diante de um conflito interno no que compete à data da posse de Jorge Salgado, declarado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) como o vencedor do pleito.

Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro fez a convocação, no último sábado (16), marcando a sessão solene para a próxima segunda-feira (25), algo que gerou discordância por parte dos apoiadores de Salgado.

Eles alegam que os artigos 55 e 76 do estatuto do clube são claros em afirmar que o evento tem que acontecer na primeira semana da segunda quinzena de janeiro. Ou seja, este ano, tendo este calendário como base, a data limite seria até esta sexta-feira (22).

Por conta desta interpretação, Faues Cherene Jassus e Otto Carvalho — atual e futuro presidente da Assembleia Geral, respectivamente — emitiram no dia seguinte a convocação de Monteiro um ofício solicitando que o presidente do Conselho Deliberativo retificasse a data, classificando o ato como uma “violação estatutária”.

O dirigente, porém, ignorou até o momento, o que fez com que Jassus e Carvalho emitissem um novo ofício ontem (18), desta vez ao vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Romay, que pertence ao mesmo grupo político de Monteiro e compartilha das mesmas ideologias que seu companheiro de órgão.

Neste novo documento, a dupla se baseia no artigo 99, inciso XXI, do estatuto do clube e alerta que, caso a sessão solene não seja marcada para o próximo dia 22, quem fará a convocação será o presidente da Diretoria Administrativa, Alexandre Campello.

Campello, aliás, também notificou Romay fazendo a mesma solicitação e confirmando que, caso não haja a retificação, ele fará a convocação.

Rege a carta magna vascaína que o evento tem como fim dar posse aos membros eleitos para o Conselho Deliberativo e empossar também os presidentes e vices da Diretoria Administrativa e Assembleia Geral.

Também na mesma sessão se elege a Mesa Diretoria do Conselho Deliberativo e os integrantes do Conselho Fiscal para o próximo triênio.

Monteiro entrou com ações contra Salgado

A possibilidade de consenso entre as partes é remota, principalmente pelo conflituoso cenário político criado os envolvidos. Roberto Monteiro é apoiador do ex-candidato Leven Siano e ingressou com ações na Justiça no sentido de invalidar a vitória de Jorge Salgado na eleição do Vasco.

O dirigente também sempre esteve em lado oposto ao de Jassus e Otto na trincheira da guerra política cruz-maltina.

Sessão será híbrida?

Algo que não deve render tanta polêmica é em relação ao formato da sessão solene. Alexandre Campello já informou a Monteiro, também por ofício, que o evento acontecerá de modo híbrido e que o clube já contratou a empresa “Tafner” para gerir a votação on-line da Mesa Diretora do Conselho.

O dirigente se baseia nas questões sanitárias relacionadas à Covid-19 e também no acórdão do desembargador Custódio de Barros Tostes, que frisou a alteração na Lei Pelé que determina que os processos eleitorais das entidades desportivas devem assegurar votação não presencial.

Fonte: Uol

3 comentários
  • Responder

    O novo presidente tem que EXPULSAR essa merda de Monteiro, esse bosta entrou no vasco so Deus sabe como trata se de um merda de baderneiro safado.

  • Responder

    A 1° medida da nova gestão deve ser expulsar o Roberto Monteiro do quadro associativo. É uma bosta que a única coisa que fez no Vasco, foi tumultuar para não perder a mamata

  • Responder

    Eita que o Vasco da Gama tornou-se um clube de discórdia. Tudo é motivo para uma ação judicial ou uma confusão administrativa que nada contribui para o engradecimento do clube . Senhores Cartolas! parem de olhar para o Vasco como uma botija de ouro, e vejam que vocês já dilapidaram o patrimônio do clube e estão acabando com o fanatismo de seus torcedores. Pelo amor de Deus, unam-se em favor do “CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA” Enquanto há tempo.

Comente

Veja também
Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).