Da bronca de Diniz ao brilho na MLS: a virada de Brenner, novo reforço do Vasco

Contratação feita para o ataque do Vasco da Gama, Brenner chega como esperança para a torcida Cruzmaltina.

Brenner em jogo pela Udinese
Brenner em jogo pela Udinese (Foto: Getty Images)

O ano era 2020. O São Paulo, comandado por Fernando Diniz, se preparava para enfrentar o Corinthians no Morumbi. O técnico olhou para o elenco e viu um atacante já conhecido, mas desacreditado. A partir de uma conversa em tom de cobrança, tudo mudou. O jogador em questão era Brenner, que vai reencontrar o treinador no Vasco em 2026.

Contratado nesta semana, Brenner chega como indicação de Diniz. O clube carioca buscava um atacante para o sistema ofensivo, e o camisa 9 foi o primeiro nome levado à mesa pelo treinador. O ge relembra como Diniz foi fundamental na transformação da carreira do jogador.

A dura de Diniz e a virada

Brenner era um atacante badalado desde cedo. Revelado em Cotia, subiu ao profissional carregando o rótulo de artilheiro da base desde o Sub-15. Sem conseguir engrenar, acabou emprestado ao Fluminense e não se firmou.

Diniz havia trabalhado com o atacante nas Laranjeiras. Ao assumir o São Paulo, viu Brenner treinando separado do elenco principal e pediu sua reintegração imediata.

A conversa decisiva ocorreu na véspera de um clássico contra o Corinthians. Diniz cobrou, Brenner ouviu — e o efeito foi imediato. O atacante contou ao ge, em 2020, como foi o diálogo e o reflexo dele dentro de campo. Naquele dia, o jogador entrou durante o Majestoso e marcou o gol da vitória tricolor.

— Essa conversa foi um dia antes do clássico. Eu nem estava sendo relacionado… Ele falou que eu não poderia deixar meu tempo passar, respeitar o futebol para voltar a ter êxito na carreira.

— Com o 1 a 1, ele me falou “confia”. Deu a dura dele, normal. Eu fui feliz no gol. Depois do gol, encontrei ele no CT e veio outra dura: “não adianta parar aqui, tem que manter…”. Eu levo isso até hoje.

Depois desse momento, Brenner deslanchou. Foram 22 gols e quatro assistências em 44 jogos. Ele terminou a temporada como titular e destaque do São Paulo, que chegou a brigar pelo título do Brasileirão antes de despencar na reta final.

Ele foi vendido ao FC Cincinnati antes mesmo do fim do campeonato. Seu último jogo foi contra o Atlético-GO, na 33ª rodada — mesma partida em que Diniz foi demitido.

Não ensinei o Brenner a jogar futebol”, disse Diniz

Em entrevista ao Bem, Amigos!, do sportv, em novembro de 2020, Diniz explicou o processo de mudança do atacante:

— O Brenner chegou com 13 anos no São Paulo. Chorou muito em Cotia. Subiu com 17 e achamos que ele ia resolver tudo. Estava quase indo para o quarto ano sem jogar. Não foi uma conversa, foram várias. Levei ele para o Fluminense a custo zero.

— Quando cheguei no São Paulo pedi para ele voltar. Fui convencendo que ele precisava mudar, encarar o futebol com seriedade. Hoje ele é muito mais solidário, responsável, disciplinado. Eu não ensinei o Brenner a jogar futebol. Ele que me dá soluções com os gols que faz — completou Diniz.

O destaque na MLS que o levou à Itália

Brenner foi contratado para ser uma das referências do FC Cincinnati, clube que aumentou o investimento em 2021, especialmente em atletas sul-americanos. Após um primeiro ano de adaptação, brilhou em 2022: foram 24 participações em gols em 31 jogos. Tiago Brandão, do portal Território MLS, resumiu assim a passagem do brasileiro:

— Foram duas passagens no Cincinnati. No primeiro ano, adaptação. No segundo, números incríveis. Formou um trio interessante com Barreal e Acosta. O time foi muito bem e a Udinese contratou o Brenner.

— Ele voltou depois e fez dez jogos, com seis gols e uma assistência. O grande destaque no retorno foi o clássico contra o Columbus Crew, quando fez dois gols. Ele é muito querido lá. Não ficou mais por vontade dele de seguir na MLS. Foi decisivo e teve uma passagem muito boa.

A última partida de Brenner foi no dia 23 de novembro, pela semifinal da Conferência Leste da MLS. Na ocasião, o Cincinnati foi eliminado pelo Inter Miami por 4 a 0.

O Vasco vai pagar 5 milhões de euros (R$ 31 milhões na cotação atual) à Udinese, da Itália, pelo jogador. O valor será parcelado em cerca de três anos. O atacante foi um pedido de Fernando Diniz, que queria um atacante de maior mobilidade para o sistema ofensivo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco ainda não descarta negociar David neste início de ano

Atacante que estava prestes a deixar o Vasco da Gama, David ainda pode ser negociado neste começo de temporada do futebol brasileiro.

Vasco negocia patrocínio master com nova empresa de apostas

Vasco da Gama segue em busca de patrocinador master, enquanto tenta se posicionar novamente como marca relevante no mercado.

Ingressos para Vasco x Chapecoense pelo Brasileiro 2026

Saiba todos os detalhes da venda de ingressos para o jogo entre Vasco e Chapecoense, pela 2ª rodada do Brasileiro de 2026.

Especulado no Vasco, Douglas Luiz vira alvo do Aston Villa

Volante revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Douglas Luiz é cobiçado por times da Premier League.

Ex-Vasco, Léo Lima vira coordenador em clube do Rio

Campeão Carioca pelo Vasco da Gama em 2003, Léo Lima acaba de assumir cargo de direção em time do Rio de Janeiro.

Saiba quanto o Vasco receberá pela venda de Rayan

Rayan realizou exames médicos e passou nos testes feitos pela Bournemouth, que pagará ao Vasco 28,5 milhões de euros.

Bastidores de Boavista x Vasco tem Puma iluminado e festa da torcida; assista

Vasco da Gama derrotou o Boavista por 3×0, em Saquarema, e chegou a sete pontos na tabela do Campeonato Carioca.

Presidente do Atlético Nacional explica negociação com o Vasco por Hinestroza

O presidente do Atlético Nacional afirmou que a negociação com o Vasco da Gama por Hinestroza aconteceu de forma respeitosa.

Léo Figueiró deixa o Vasco; Cássio Santos assume o basquete

Léo Figueiró despediu-se do elenco do Vasco na última sexta, passando o cargo para o então auxiliar Cássio Santos.

Vasco se reapresenta com foco na estreia no Brasileiro

O Vasco realizou nesta segunda-feira o primeiro treino com foco no jogo contra o Mirassol, pela estreia no Brasileiro de 2026.