Cruzeiro x Vasco: Matheus Pereira e Payet tentam fazer valer expectativa das torcidas

Meias foram contratados por Cruzeiro e Vasco da Gama na última janela de transferências para serem referência de suas respectivas equipes.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet em Vasco x América-MG (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Disputando a Série A do Brasileirão após passar 2022 na Série B, Cruzeiro e Vasco – que se enfrentam nesta quarta-feira (22), no Mineirão, às 19h, em jogo adiado da 33ª rodada – chegaram para o campeonato nacional com elencos mais modestos que o de parte dos adversário e por isso, dentre outros fatores, brigam contra novo rebaixamento na competição. Ainda assim, buscando aumentar o nível dos times, as respectivas diretorias apostaram alto em dois jogadores na janela de meio de temporada: Matheus Pereira e Dimitri Payet.

Pouco conhecido no futebol brasileiro, mas com momentos de destaque na Europa, Matheus Pereira, de 27 anos, que é cruzeirense natural de Belo Horizonte, chegou ao clube como a grande contratação para 2023, sendo a esperança de dias melhores no Cruzeiro. Ele estava jogando pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas perdeu espaço com a contratação de grandes craques do futebol mundial, como o também brasileiro Neymar, e foi emprestado ao seu time do coração.

O francês Dimitri Payet, por sua vez, é um nome mais conhecido no mundo da bola, até mesmo por, no alto de seus 36 anos, ter uma carreira mais longa, com passagens marcantes por times Olympique de Marseille (FRA), West Ham (ING) e seleção francesa. Ele acertou com o Vasco após ficar sem clube ao fim de seu contrato com o Marseille.

Adaptação lenta da dupla

Apesar da expectativa colocada sobre os atletas, o rendimento da dupla não tem sido nada espetacular, principalmente se comparada com a de alguns destaques da atual edição do Brasileirão. Ainda assim, apesar da situação gerar frustração em alguns torcedores, a situação dos meias não é algo inédito. Diversos jogadores demoram um pouco a engrenar no Brasil após virem do exterior e isso se acentua no caso de Matheus Pereira e Payet, visto que a dupla nunca jogou profissionalmente no país. O brasileiro deixou o país ainda na adolescência, para jogar em Portugal, e o francês fez toda a sua carreira na Europa.

Podemos citar alguns jogadores que demoraram a engrenar no futebol brasileiro após passarem muito tempo fora. No início da década de 2010, Ronaldinho Gaúcho chegou ao Brasil para defender o Flamengo, mas após conviver com muita irregularidade, o meia, que recebeu duas Bolas de Ouro enquanto defendia o Barcelona, deixou o clube, indo estourar apenas um ano depois, no Atlético-MG. Everton Ribeiro foi outro que demorou algumas temporadas para chegar em seu auge no Flamengo. Hulk e Paulinho, craques do atual elenco atleticano, foram muito criticados logo após suas respectivas chegadas no alvinegro, e precisaram de um tempo até engrenar.

Estes são apenas alguns exemplos, mas são situações comuns no futebol brasileiro e, sem a dupla disputar uma pré-temporada, após virem de longos tempos de inatividade, é de se esperar que houvesse dificuldade de adaptação na chegada em uma nova liga, já em sua segunda metade, com muitos dos jogadores vivendo seu auge físico. Ainda assim, em alguns momentos, foi possível ter amostras do que tanto Matheus Pereira, quanto Dimitri Payet, podem trazer aos seus clubes, pensando especialmente no ano que vem.

Matheus Pereira teve dificuldades em sua chegada

Após longa negociação, Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro no final de julho, mas teve a infelicidade de se machucar logo em sua segunda partida pela Raposa, primeira como titular. O camisa 96 vinha mostrando qualidade quando teve que parar por quase três meses, após lesões no joelho. Os poucos jogos disputados na temporada, somado a ausência de pré-temporada, cobraram seu preço e, agora somados ao período indisponível, segue impactando em seu rendimento. Também é preciso ressaltar que o atleta teve três treinadores diferentes em menos de quatro meses de clube.

Matheus Pereira também tem cometido erros técnicos inesperados, como o gol perdido contra o Coritiba, mas, por outro lado, costuma criar boas jogadas e mostra ter uma visão de jogo diferenciada. Apesar de ainda não ter registrado gols ou assistências pelo Cruzeiro, o meia participou de momentos importantes, como a jogada do primeiro e importantíssimo gol contra o Bahia e com a pré-assistência para o gol da vitória sobre o Fortaleza.

O jogador também deixou os companheiros na cara do gol em algumas oportunidades, mas os erros de finalização acabaram impedindo que ele abrisse a contagem de participações diretas em gols pelo Cruzeiro.

Números de Matheus Pereira pelo Cruzeiro

Desde que chegou ao Cruzeiro, Matheus Pereira registrou:

  • 10 jogos (7 como titular)
  • 61 minutos por jogo
  • 0 gols
  • 0 assistências
  • 1 grande chance perdida
  • 2 grandes chances criadas
  • 0.8 passes decisivos por jogo
  • 0.8 finalizações por jogo
  • 81% de acerto no passe
  • 0.4 dribles certos por jogo (33% de acerto)
  • 2.8 bolas recuperadas por jogo
  • 11.6 perdas de posse por jogo

Payet tem melhorado pouco a pouco

Após chegar ao Vasco, Dimitri Payet para conseguir ritmo de jogo após chegar ao Brasil claramente acima do peso. O treinador vascaíno Ramón Díaz também teve dificuldades para encontrar a posição correta do jogador, chegando a colocá-lo na ponta esquerda.

A torcida do Vasco chegou a ficar um pouco desconfiada com o desempenho do camisa 10, mas agora ele tem crescido de produção e está melhor fisicamente. Ainda assim, seu desempenho segue abaixo do esperado. Por outro lado, os gols importantíssimos contra Fortaleza e América-MG aumentaram a moral do francês e espera-se que a virada contra o Coelho seja a mudança de chave para o craque nesta reta final do Brasileirão.

Números de Payet pelo Vasco

Desde que chegou ao Vasco, Payet registrou:

  • 12 jogos (5 como titular)
  • 48 minutos por jogo
  • 2 gols
  • 1 assistência
  • 1 grande chance perdida
  • 3 grandes chances criadas
  • 0.9 passes decisivos por jogo
  • 0.7 finalizações por jogo
  • 79% de acerto no passe
  • 0.9 dribles certos por jogo (33% de acerto)
  • 1.9 bolas recuperadas por jogo
  • 10.3 perdas de posse por jogo

Cruzeiro anuncia compra do atacante Fernando

O Cruzeiro acertou a contratação, em definitivo, do atacante Fernando, artilheiro da base celeste em 2023 com 26 gols. O jogador, que atua pelos lados, pertencia ao Água Santa, de São Paulo, e estava emprestado ao time celeste. Ele tem uma partida pelo profissional da Raposa, tendo entrado nos minutos finais da derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Mineirão no último dia 19 de outubro.

Fonte: Trivela

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.

Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.