Cristo Redentor ‘veste’ camisa do Vasco em homenagem aos 100 anos da Resposta Histórica

Ação celebra o marco histórico que permitiu a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro.

Cristo Redentor Vasco
Cristo Redentor Vasco (Foto: Marcelo Wance/Vasco da Gama)

Em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica do Vasco da Gama, o Cristo Redentor, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, recebeu uma projeção do uniforme usado pelos Camisas Negras. A ação foi realizada na noite deste domingo (7).

A ação é fruto de uma parceria do Time da Cruz de Malta com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor que, ao longo do ano, irá desenvolver e promover diversas ações de cunho social e de combate a discriminação.

Resposta Histórica

Com 100 anos completados neste domingo (7), a A Resposta Histórica foi uma posicionamento corajoso do Vasco contra a exclusão racial e social sofrida por seus jogadores em 1924. Na ocasião, o Clube se recusou a participar da nova liga de clubes do Rio de Janeiro (A.M.E.A), que em seu regulamento não permitia a presença de negros em campo.

A postura pioneira marcou para sempre o compromisso do Gigante da Colina com a igualdade e a justiça social no futebol brasileiro, estabelecendo um legado que ecoa até os dias de hoje.

Camisas Negras

O apelido de “Camisas Negras” começou a surgir do time do Vasco campeão carioca em 1923. A equipe era formada por atletas negros, pobres e analfabetos era um verdadeiro esquadrão e foi impedida de defender o título no ano seguinte.

O time ficou famoso pelas vitórias e exibições contra os clubes da elite: Fluminense, Flamengo, Botafogo e America. O plantel foi ganhando fama de imbatível e ficou conhecido pelo uniforme característico preto, ainda sem a faixa diagonal, com a gola branca e a cruz vermelha no peito.

Comente

Veja também
Maurício Lemos sofre fratura na costela e não enfrenta o Sport

Maurício Lemos sofreu uma fratura na costela durante jogo contra o Puerto Cabello e será poupado neste sábado.

Raphael Vianna deixa o cargo de CFO do Vasco

Raphael Vianna deixou o cargo no Vasco por motivos familiares e teve seu desligamento formalizado nesta sexta-feira.

Olho no rival! Escalação do Sport para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Sport para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, nem São Januário, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Sport

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Sport, em São Januário, ela 3ª rodada do Brasileiro.

Sport tem 4 desfalques para o jogo contra o Vasco

O Sport enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, às 21h, pela 3ª rodada do Brasileiro e tem 4 desfalques para o duelo.

Coutinho treina e deve ser titular contra o Sport; Adson pode ser relacionado

O meia Coutinho treinou normalmente e pode ser titular contra o Sport; Já Adson pode ficar no banco de reservas.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Sport

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Sport neste sábado, em São Januário, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Sport

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Sport, válido pela 3ª rodada da Série A do Brasileiro.

Vasco tem o 2º valor médio de ingresso mais caro no início do Brasileiro 2025

O Vasco da Gama teve na partida contra o Santos pelo Brasileiro, o ticket médio em São Januário foi de R$ 74.

Paulo Henrique lamenta pouco tempo de preparação e projeta jogo contra o Sport

O lateral-direito Paulo Henrique mira do Vasco na partida contra o Sport, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.