Cristo Redentor ‘veste’ camisa do Vasco em homenagem aos 100 anos da Resposta Histórica

Ação celebra o marco histórico que permitiu a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro.

Cristo Redentor Vasco
Cristo Redentor Vasco (Foto: Marcelo Wance/Vasco da Gama)

Em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica do Vasco da Gama, o Cristo Redentor, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, recebeu uma projeção do uniforme usado pelos Camisas Negras. A ação foi realizada na noite deste domingo (7).

A ação é fruto de uma parceria do Time da Cruz de Malta com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor que, ao longo do ano, irá desenvolver e promover diversas ações de cunho social e de combate a discriminação.

Resposta Histórica

Com 100 anos completados neste domingo (7), a A Resposta Histórica foi uma posicionamento corajoso do Vasco contra a exclusão racial e social sofrida por seus jogadores em 1924. Na ocasião, o Clube se recusou a participar da nova liga de clubes do Rio de Janeiro (A.M.E.A), que em seu regulamento não permitia a presença de negros em campo.

A postura pioneira marcou para sempre o compromisso do Gigante da Colina com a igualdade e a justiça social no futebol brasileiro, estabelecendo um legado que ecoa até os dias de hoje.

Camisas Negras

O apelido de “Camisas Negras” começou a surgir do time do Vasco campeão carioca em 1923. A equipe era formada por atletas negros, pobres e analfabetos era um verdadeiro esquadrão e foi impedida de defender o título no ano seguinte.

O time ficou famoso pelas vitórias e exibições contra os clubes da elite: Fluminense, Flamengo, Botafogo e America. O plantel foi ganhando fama de imbatível e ficou conhecido pelo uniforme característico preto, ainda sem a faixa diagonal, com a gola branca e a cruz vermelha no peito.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Kleber em ação pelo Vasco em 2014
Kleber Gladiador detona Villani por exaltar aplausos irônicos da torcida do Vasco

O ex-atacante do Vasco da Gama, Kleber Gladiador, não gostou nada do que disse o narrador Gustavo Villani na goleada para o Criciúma.

Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.