Cristo Redentor ‘veste’ camisa do Vasco em homenagem aos 100 anos da Resposta Histórica
Ação celebra o marco histórico que permitiu a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro.
Em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica do Vasco da Gama, o Cristo Redentor, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, recebeu uma projeção do uniforme usado pelos Camisas Negras. A ação foi realizada na noite deste domingo (7).
A ação é fruto de uma parceria do Time da Cruz de Malta com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor que, ao longo do ano, irá desenvolver e promover diversas ações de cunho social e de combate a discriminação.
Resposta Histórica
Com 100 anos completados neste domingo (7), a A Resposta Histórica foi uma posicionamento corajoso do Vasco contra a exclusão racial e social sofrida por seus jogadores em 1924. Na ocasião, o Clube se recusou a participar da nova liga de clubes do Rio de Janeiro (A.M.E.A), que em seu regulamento não permitia a presença de negros em campo.
A postura pioneira marcou para sempre o compromisso do Gigante da Colina com a igualdade e a justiça social no futebol brasileiro, estabelecendo um legado que ecoa até os dias de hoje.
Camisas Negras
O apelido de “Camisas Negras” começou a surgir do time do Vasco campeão carioca em 1923. A equipe era formada por atletas negros, pobres e analfabetos era um verdadeiro esquadrão e foi impedida de defender o título no ano seguinte.
O time ficou famoso pelas vitórias e exibições contra os clubes da elite: Fluminense, Flamengo, Botafogo e America. O plantel foi ganhando fama de imbatível e ficou conhecido pelo uniforme característico preto, ainda sem a faixa diagonal, com a gola branca e a cruz vermelha no peito.