Crias resolvem! Vitória do Vasco na estreia do Brasileiro tem participação direta da base

Talentos da base do Vasco da Gama tiveram papel decisivo no triunfo diante do Atlético-MG, pela rodada inaugural do Brasileiro.

Gabriel Pec e Andrey Santos comemorando gol no Mineirão
Gabriel Pec e Andrey Santos comemorando gol no Mineirão (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Com pelo menos seis defesas difíceis no Mineirão, Léo Jardim segurou a pressão do Atlético-MG e foi com méritos o principal personagem da vitória do Vasco no último sábado, pela primeira rodada do Brasileirão. Mas o resultado importante indiscutivelmente passou pelos pés da garotada.

O Vasco foi a campo com três jovens formados na base: Rodrigo (20 anos), Andrey (18) e Gabriel Pec (22). Ao longo do jogo, também entraram Marlon Gomes (19), Figueiredo (21), Barros (18) e Galarza (21). Apesar das 15 contratações feitas até o momento, o técnico Maurício Barbieri e a diretoria mais de uma vez já deram o recado de que os garotos são e continuarão sendo peça essencial da equipe.

Os gols da vitória por 2 a 1 foram marcados por Andrey Santos e Gabriel Pec, ainda no primeiro tempo. Pec também deu uma assistência e finalizou quatro vezes ao gol – nesse quesito, ficou atrás apenas de Paulinho e Hulk. Não à toa, o camisa 11 foi o maior pontuador da rodada no Cartola, com 16.90.

Pec ainda terminou o jogo com dois desarmes e uma falta recebida: justamente a que ele cobrou na cabeça de Andrey para abrir o placar do jogo.

Andrey também teve grande atuação no Mineirão. Embora o Vasco tenha ficado pouco com a bola na partida, o volante conseguiu dar dinâmica ao meio de campo nas raras vezes em que a equipe teve a posse e praticamente não errou passes.

Além disso, ele foi importantíssimo na defesa e efetuou quatro desarmes. Foi o maior ladrão de bolas da partida ao lado de outro cria do Vasco: Rodrigo, seu companheiro de meio de campo.

-Graças a Deus, hein! Mais um, vamos! Feliz de voltar a marcar com essa camisa – comemorou Andrey ainda em campo depois da partida.

Rodrigo também comemorou bastante a vitória e sua atuação em Belo Horizonte. Assim como ele, a maioria dos garotos fez sua estreia na Série A do Brasileiro – dos que foram a campo, Pec é o único que já havia disputado a competição.

“Cara, passa um filme na minha mente. Eu que só assistia isso pela televisão, e hoje poder estar vivendo isso com essa camisa aqui, que é única… Acredito que ainda vou fazer um grande ano e deixar essa torcida muito feliz”, disse o volante.

Depois da partida, Paulo Bracks, diretor-esportivo do Vasco, foi perguntado sobre o assédio em cima de tantos jogadores jovens. O dirigente disse que enxerga isso com naturalidade.

– Todo assédio é positivo porque mostra o valor dos atletas, isso para nós é uma valorização muito grande da marca, da camisa e deles também. São garotos realmente com um talento muito grande. Um dos pilares do grupo é desenvolver esses garotos. Tem atletas que no final do ano passado não estavam com a gente, como o Rodrigo, o Barros. A gente vai continuar fazendo esse trabalho com eles e com outros atletas – disse Bracks, antes de completar

– São contratos seguros, tirando o Marlon, que está em reta final de renovação.

O Vasco volta a campo no domingo da semana que vem, dia 23, para enfrentar o Palmeiras. O jogo inicialmente está marcado para acontecer em São Januário, mas o clube tenta levar para o Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Edu Gaspar
Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Evangelos Marinakis
Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Riquelme em treino no CT Moacyr Barbosa
Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.