Crias resolvem jogo para o Vasco em tarde de boa atuação coletiva e retorno de Castan

Vitória do Vasco da Gama contra a Ponte Preta teve liderança de Castan e time concentrado durante os 90 minutos.

Jogadores do Vasco antes do jogo contra a Ponte
Jogadores do Vasco antes do jogo contra a Ponte (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Pressionado pela campanha ruim na Série B, onde acumulava três derrotas consecutivas, o Vasco da Gama conseguiu uma vitória fundamental diante da Ponte Preta, neste domingo (29), para acalmar os ânimos, não só dentro de campo, mas como nos bastidores do Clube. Os gols dos pratas da casa Andrey e Caio Lopes e a volta da liderança com Leandro Castan foram fatores determinantes para o resultado.

Sem atuar bem há bastante tempo na competição, o Gigante da Colina teve boa movimentação, com bom toque de bola e achando espaços no bloqueio defensivo promovido pela Ponte Preta. Pressionados, os jogadores souberam reagir bem e se impuseram contra um adversário que, mesmo estando mal na tabela, certamente vai tirar pontos das equipes que brigam por uma vaga no grupo dos quatro melhores.

A vitória passou muito pelo bom jogo coletivo e o ritmo que o time conseguiu imprimir, algo que aconteceu poucas vezes até aqui no certame. O retorno de seu capitão a zaga, após se recuperar de lesão, e que a todo momento dava instruções (e broncas) nos companheiros, dava o tom do nível alto de concentração que o time exibiu em São Januário. Uma das melhores, se não, a melhor atuação vascaína nesta Série B.

Além da disposição mostrada em campo, o Vasco teve novidades na sua escalação. O jovem Caio Lopes iniciou a partida, como primeiro homem de meio à frente da defesa. Com isso, Andrey foi deslocado para direita para jogar mais próximo de Pec e Léo Matos, com Marquinhos Gabriel e Jabá fazendo a dobradinha na esquerda. Já Zeca, lateral de origem, jogou como volante, quando a equipe atacava, algo que o permitiu participar mais da construção ofensiva e que, certamente confundiu a marcação da ponte.

Com essa configuração, o Vasco dominou o primeiro tempo. Caio Lopes foi líder de desarmes (com quatro) e Andrey pisou com frequência na grande área, marcando um gol típico de centroavante para abrir o placar em bela trama coletiva com roubada de bola de Jabá, visão do artilheiro Cano e assistência (mais uma, já são 4) de Marquinhos Gabriel.

Castan pilhado

Toda organização tática do time comandando por Lisca parece ter sido orquestrada nas quatro linhas pelo zagueiro Leandro Castan, que voltava ao time após três jogos fora. A liderança exercida, além do bom desempenho, acertado quase que 100% dos passes na primeira etapa (errou apenas um de 22 e fez lançamento), foram importantes para o time manter a concentração.

O sistema defensivo, tão judiado em vários momentos do campeonato, teve atuação praticamente perfeita, exceção feita a um lance aos 12 minutos, quando Rafael Santos lançou de seu campo de defesa, e Marcos Júnior recebeu nas costas de Zeca, que perdeu na corrida, e quase vê o jogador da Ponte anotar um golaço.

Ritmo não cai

No segundo tempo, o Almirante não deixou a “peteca cair”, com marcação forte e pressão na saída de bola da equipe de Campinas. Aos 15 minutos, o time já havia finalizado quatro vezes. Tanto que aos 20, o meia Caio Lopes foi premiado pelo esforço e marcou um belo gol em chute de fora da área, após jogada de habilidade e raça de Léo Matos.

Depois do segundo gol, o Vasco administrou a vantagem e não sofreu grandes sustos na partida. Destaque mais uma vez para Castan, que não errou nenhum dos 11 passes tentados na etapa e seguiu berrando com os jogadores a fim de passar orientações.

Dobro de desarmes

Para ilustrar a entrega da equipe nessa partida basta observarmos a estatística dos desarmes, com 24 no total, o time de Lisca registrou o dobro dos efetuados pela Ponte Preta. Destaque no quesito durante o primeiro tempo, Caio Lopes terminou como o maior ladrão de bolas do jogo, com cinco, mesmo número de Zeca.

Próximo compromisso

Com praticamente mais uma semana de trabalho, o Vasco da Gama encara o Brasil de Pelotas na próxima rodada da Série B. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira (03), às 19h, em São Januário.

Mais sobre:Leandro Castan
1 comentário
  • Responder

    Tem que continuar assim com a faca nos dentes

Comente

Veja também
Felipe aponta razões para goleada sofrida pelo Vasco

Felipe afirmou que os erros individuais acabou prejudicando o Vasco da Gama na partida contra o Puerto Cabello-VEN.

Felipe pede desculpas à torcida do Vasco após goleada na Sul-Americana

Felipe pediu desculpas aos torcedores após o Vasco ser goleado pelo Puerto Cabello e diz que é jogo para esquecer.

Herói do Vasco na Copa do Brasil Sub-17, Lucas Andrade se inspira em Léo Jardim

Herói do Vasco da Gama contra o Bahia na final da Copa do Brasil Sub-17, Lucas Andrade comenta sobre estratégia e elogia Léo Jardim.

Vasco se torna o 1º brasileiro na história a levar 4 gols de um time venezuelano

Comandado pelo interino Felipe, Vasco da Gama foi goleado por 4×1 pelo Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Derrota do Vasco contra o Puerto Cabello gera memes na web; veja

O Vasco da Gama sofre goleada vergonhosa diante do Puerto Cabello e derrota gera vários memes nas redes sociais.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Puerto Cabello-VEN, pela 4ª rodada da Sul-Americana.

Vegetti desabafa após goleada sofrida pelo Vasco: ‘Vergonha’

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti fez duras críticas ao time após a derrota para o Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Torcida do Vasco se revolta com derrota e critica volantes: ‘Show de horrores’

Torcida do Vasco da Gama perde paciência após derrota na Venezuela e critica volantes Hugo e Mateus Carvalho.

Vasco perde para um time da Venezuela pela 1ª vez na história

Vasco da Gama foi derrotado por 4×1 pelo Puerto Cabello, pela quarta rodada do grupo G da Copa Sul-Americana.

Ex-Vasco critica postura do time contra o Puerto Cabello

Ex-jogador do Vasco da Gama e atualmente comentarista, Luis Fabiano critica postura do time contra o Puerto Cabello.