Evander vive grande fase na Dinamarca e torce pelo acesso do Gigante

Jogador que começou no Vasco da Gama, o meia Evander vem se destacando no Midtjylland-DIN e mira a Seleção Brasileira.

Evander comemorando gol na Dinamarca
Evander comemorando gol na Dinamarca (Foto: Divulgação /Midtylland)

A posição de meia que sabe sair jogando, mas ao mesmo tempo também auxilia na marcação é um dos principais problemas da seleção de Tite atualmente, a cerca de um ano para o início da Copa do Mundo de 2022. Entretanto, há um atleta brasileiro ocupando essa faixa do campo que vem se destacando na Europa, mesmo que por uma liga menor.

Revelado pelo Vasco da Gama, Evander vive o seu melhor momento na Dinamarca em três anos no país nórdico. Camisa 10 e principal referência do FC Midtjylland, o meia, que já conquistou o Campeonato Dinamarquês em 2020 e a Copa da Dinamarca em 2019, também está se destacando em nível continental.

Em 3 jogos, ele fez um gol e marcou uma assistência pelo Midtjylland na Liga Europa, que segue buscando a classificação no Grupo F, que ainda tem Ludogorets (BUL), Estrela Vermelha (SER) e Braga (POR). Segundo o jogador, esse é o seu melhor momento desde que aterrissou no Velho Continente, em agosto de 2018.

“É o melhor início de temporada que eu tive. Tudo o que vem acontecendo está sendo bom. Tive outras boas temporadas aqui, mas o início dessa foi uma das melhores. Vou fazer de tudo para manter esse nível até o fim”, disse em entrevista ao Yahoo Esportes.

Camisa 10 do Vasco à época, o jovem jogador não vinha passando por um bom momento e apesar de desconhecer a Dinamarca até então, optou por correr o risco em nome de sua própria carreira. “Foi uma decisão bem difícil quando a proposta chegou. Mas acho que foi a decisão correta pelo momento que eu estava vivendo. Eu precisava de um ar novo para recuperar o meu futebol e retomar minha confiança. Muita gente esperava que vir para a Dinamarca não fosse dar em nada e hoje acho que todo mundo a vê como mais uma vitrine para o futebol. É uma liga difícil, que dá acesso a competições europeias. Isso é bom para a carreira do atleta”.

Mais do que o futebol em si, deixar o calor do Rio de Janeiro, cidade onde foi criado, também poderia ser um problema para quem ia jogar embaixo de muita neve. Mesmo assim, ele afirma que os problemas maiores foram outros. “Eu ainda não tinha total noção da língua inglesa. Dinamarquês é muito difícil e tive que focar no inglês para melhorar cada vez mais a minha comunicação. Mas a forma de jogar também foi outro ponto. O ritmo aqui é mais intenso, com mais contato do que no Brasil. Mas a adaptação foi rápida e consegui me acostumar com o estilo de jogo deles”.

E segundo o próprio Evander, agora com 23 anos, a mudança para a Dinamarca valeu a pena inclusive para o seu desenvolvimento como atleta. “Agora vendo de fora eu sinto a diferença. É um estilo de jogo rápido, intenso, com muito contato, bem mais europeu mesmo. Apesar de ser um país menor, a técnica é até elevada aqui no futebol dinamarquês. Mas estando aqui, dá para notar com clareza que o ritmo e a intensidade são as principais diferenças para o futebol brasileiro.”

“Acho que eu sou um jogador mais dinâmico. Melhorei no posicionamento em campo, também a parte defensiva e meu jogo aéreo. Aqui há momentos que se usa bastante bola longa ou contato físico. E melhorar nesses quesitos fez eu ganhar experiência e me desenvolver muito. E taticamente você melhora muito porque precisa saber jogar sem a bola”, explicou.

Mas se tem uma coisa que também melhorou o seu desempenho foram os compatriotas. Desde que Evander se mudou para a cidade de Herning, de 50 mil habitantes, onde fica sediado o Midtjylland, outros cinco brasileiros desembarcaram na Dinamarca para reforçar o elenco da equipe. Os ex-Bahia Paulinho e Júnior Brumado chegaram em 2019 e 2020, respectivamente, e neste ano, o zagueiro Juninho (ex-Palmeiras), o volante Charles (ex-Ceará) e o meia Marrony (ex-Vasco e Atlético Mineiro) reforçaram a comunidade sul-americana na Escandinávia.

“Antes eles (dinamarqueses) tinham certo receio de contratarem brasileiros. Quando eu cheguei, acho que abri portas para outros virem e isso é muito gratificante para mim. Poder ter brasileiros como companheiros no clube é maravilhoso, tanto na comunicação e naquela parceria que é importante. E isso dá mais qualidade ao time e também acrescenta ao futebol dinamarquês”, ressaltou.

Tamanho destaque num mercado menor fez com que Evander chamasse a atenção de outros clubes. Segundo veículos de imprensa europeus, clubes como Porto e Newcastle mostraram interesse no meia brasileiro, que se mantém focado no atual momento.

“Vamos ver o que acontece. Tiveram alguns rumores, mas estou feliz no Midtjylland. Estou vivendo um bom momento. Quando chegar uma proposta e tiver que acontecer, vai acontecer. Enquanto isso, vou seguir trabalhando e vivendo cada dia, porque estou bem feliz aqui”, disse.

Perguntado sobre a possibilidade de voltar ao Vasco da Gama, Evander disse que por ora, seu objetivo é vestir a camisa amarelinha representando um time internacional. “Acho que no futuro talvez. Tenho outros objetivos no momento como a seleção brasileira, ir em busca de coisas grandes para a minha carreira e quero ir atrás delas. Mas talvez mais pro final da carreira, por que não? Mas é algo para pensar mais para frente.”

Mesmo sem ter planos de voltar a São Januário neste momento, o meia diz que segue acompanhando a equipe, e espera que o clube que o revelou se recupere e possa voltar à elite do futebol brasileiro.

“É difícil por causa do fuso horário, mas às vezes assisto aos jogos sim. Acompanho os resultados, o time. Sei que é um momento difícil, a gente sempre torce para o Vasco estar na Série A e brigando por coisas maiores até porque tenho amigos lá e sempre vamos torcer para o bem deles”, finalizou.

Fonte: Yahoo

Mais sobre:DinamarcaEvander
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Vamos ajudar o Vasco a melhorar. Chega de retrocesso. Talvez vocês não sejam Vascainos, mas vamos respeitar. O Vasco precisa de jogadores com vontade e técnica. A maior folha de pagamento da série B de 2021 não subiu para a série A.

Comente

Veja também
Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.

Vitor Roma em entrevista ao canal Fanático Vascaíno
Vitor Roma afirma que Salgado ignorou alerta sobe redução de sócios da associação

Vitor Roma, ex-VP de marketing do Vasco da Gama, disse que Jorge Salgado também não escutou plano para evitar esvaziamento.