Coutinho transforma Botafogo em maior vítima de sua carreira; veja ranking

Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho iniciou a temporada com boa participação ofensiva no Gigante da Colina.

Coutinho comemorando gol contra o Botafogo
Coutinho comemorando gol contra o Botafogo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Coutinho inicia a temporada 2026 bem participativo das ações ofensivas do Vasco. Neste domingo, contra seu adversário predileto, o camisa 10 teve, mais uma vez, um papel importante para a garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo. O gol de pênalti anotado para sacramentar o resultado isolou o rival na lista de vítimas do camisa 10 pelo clube de São Januário.

Essa foi a terceira vez na carreira que o meia de 33 anos balançou as redes contra o rival. Os dois outros gols anotados por Coutinho no clássico contra o Botafogo aconteceram na histórica goleada por 6 a 0, pelo Campeonato Carioca de 2010, quando ainda tinha 17 anos. Justamente os seus dois primeiros gols como jogador profissional. Ao todo, Coutinho tem 17 gols em 122 partidas pelo Vasco.

Gols marcados por Coutinho no Vasco

AdversárioGols marcados
Botafogo3
Nova Iguaçu2
Atlético-MG2
Santos2
Mirassol1
Maricá1
Ceará1
CSA1
Melgar1
Portuguesa-RJ1
Bahia1
Sport1
ASA1
Flamengo1
Volta Redonda1
Fluminense1
Internacional1

Depois de fechar 2025 com 56 partidas disputadas, maior número em uma temporada em toda a carreira, Coutinho mantém o ritmo alto em 2026 e apresenta, também, alta participações em gols no Vasco. O meia já anotou três gols e uma assistência nos primeiros cinco jogos até aqui. São quatro participações em gols no ano.

Com a chegada de reforços, Fernando Diniz adaptou o esquema tático para deixar Coutinho mais próximo do gol adversário. A mudança vem refletindo nos números. Um exemplo nítido já havia acontecido no último compromisso do Vasco pelo Brasileirão, no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, quando o meia havia finalizado incríveis dez vezes ao gol defendido por Léo Vieira.

Na entrevista coletiva após a vitória no clássico, Fernando Diniz afirmou que, sempre quando for possível, deseja ter Coutinho onde ele pode ser mais letal: próximo ao gol.

— O Coutinho joga onde é melhor para o time em determinados momentos. A gente conseguiu empurrar bastante a Chapecoense para trás, então favoreceu para ele ficar mais perto do gol. E sempre que puder eu quero ele perto do gol. Em algumas situações, em que o jogo está muito travado, ele acaba descendo um pouco para ajudar na liberação do jogo.

Além do gol de pênalti, Coutinho fez boa partida e também teve participação decisiva no primeiro gol do Vasco sobre o Botafogo. Na ocasião, o camisa 10 fez o cruzamento para a área, e Brenner aproveitou a furada do defensor para ficar com a sobra e abrir o placar. Em votação realizada no ge, o meia foi considerado um dos melhores da partida na avaliação feita pelos internautas.

Com a vitória, o Vasco disputará as quartas de final do Campeonato Carioca contra o Volta Redonda, com a vantagem de jogar em casa. A Ferj ainda vai definir as datas da próxima fase, mas, antes, a equipe comandada por Diniz volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O time joga já nesta quarta-feira contra o Bahia, às 21h30 (de Brasília), novamente em São Januário.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Realmente eu acho o Coutinho muito fraco desde que jogava no exterior e além disso tem um salario muito alto, fazer gol de penalti pra mim não quer dizer que esta jogando muito bem, o Pedrinho deveria vendê-lo e demitir o Diniz, os dois não me agradam no Vasco.

Comente

Veja também
Parceria entre Coutinho e Andrés Gómez faz o Vasco crescer no início de 2026

Dupla do Vasco da Gama, Philippe Coutinho e Andrés Gómez tem se entendido bem pelo lado esquerdo ofensivo do Cruzmaltino.

Vasco enxuga elenco e já soma a saída de 15 jogadores em 2 meses

Vasco da Gama passa por processo de reformulação profunda em seu plantel e abre espaço para a chegada de novos atletas.

Vasco inicia o ano com uma das melhores defesas entre os times da Série A

Vasco da Gama tem conseguido ajustar seu sistema defensivo em 2026 após sofrer muitas críticas na temporada passada.

Bastidores de Vasco x Botafogo tem ‘guerra na chuva’ e festa pela vitória; assista

Vasco da Gama derrotou o Botafogo por 2×0, em São Januário, e se classificou pelas quartas de final do Campeonato Carioca.

Vasco anuncia contratação de Claudio Spinelli

O atacante Claudio Spinelli, de 29 anos, chega ao Vasco da Gama em definitivo, com contrato até dezembro de 2028.

Veja data e horário de Vasco x Volta Redonda pelas quartas do Carioca

O Vasco da Gama enfrenta o Volta Redonda no próximo sábado, em São Januário, pelas quartas de final do Carioca.

Cuiabano é regularizado e pode estrear pelo Vasco contra o Bahia

O lateral-esquerdo Cuiabano foi regularizado elo Vasco da Gama e já está liberado para fazer sua estreia pelo Clube.

Diniz aprova contratações e vê elenco do Vasco mais competitivo

Após seis contratações e ainda ativo no mercado da bola na busca por reforços, Vasco da Gama e Diniz avaliam investimentos de forma positiva.

Coutinho lidera chances criadas e gols em 2026 no Vasco

Philippe Coutinho está entre os principais destaques do Vasco da Gama em 2026, no setor de criação, mas tenta vencer desconfiança.

Cuiabano vibra com gol do Vasco contra o Botafogo; veja vídeo

Novo reforço do Vasco da Gama para a temporada, Cuiabano vibra em gol de Philippe Coutinho contra seu ex-clube; veja.