Coutinho fez golaço em cima de Varela e decidia um Liverpool x United há 9 anos
Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho foi carrasco do Manchester United com golaço driblando Varela, lateral do Flamengo.

O clássico entre Flamengo e Vasco neste sábado, pela penúltima rodada da Taça Guanabara, pode colocar frente a frente dois jogadores que duelaram em um jogo marcante na Inglaterra, há nove anos. Na ocasião, Philippe Coutinho não tomou conhecimento do então jovem Varela e fez um gol icônico para decidir um Manchester United x Liverpool no Old Trafford.
Os dois voltaram a participar de um mesmo jogo no ano passado, no empate por 1 a 1 entre Vasco e Flamengo, pela 26ª rodada do Brasileirão. A dupla, no entanto, não se encontrou em campo. Varela foi titular no Fla, mas deixou o gramado aos 18 minutos do segundo tempo para a entrada de Wesley. E Coutinho, que começou no banco, entrou apenas aos 29 – e marcou o gol do Vasco na partida.
Dessa vez, eles podem se enfrentar porque Varela está fazendo a lateral esquerda enquanto Ayrton Lucas está fora de combate. Coutinho, que não atuou na rodada passada por causa de um desconforto muscular, vem treinando normalmente e tem chances de ser titular.
Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, pela décima e penúltima rodada da Taça Guanabara. O jogo é um confronto direto pelas primeiras posições da tabela e pode confirmar a vaga antecipada do líder Fla nas semifinais.
O dia que Coutinho calou o Old Trafford
Em março de 2016, Philippe Coutinho vivia seu auge na primeira temporada de Jürgen Klopp no comando do Liverpool. Três meses mais tarde, o clube fecharia a contratação de Sadio Mané e formaria um trio que deu muitas alegrias aos Reds ao lado de Roberto Firmino e do craque brasileiro.
Depois de se classificar em primeiro num grupo com Sion (da Suíça), Rubin Kazan (Rússia) e Bordeaux (França), e de passar pelos alemães do Augsburg no primeiro mata-mata, o Liverpool tinha pela frente nas oitavas de final da Liga Europa o clássico contra o Manchester United.
Na ida, no Anfield, o Liverpool venceu por 2 a 0 com gols de Sturridge (de pênalti) e Firmino, largando na frente no confronto. Coutinho foi titular de um lado, e um jovem Varela, prestes a completar 23 anos e no início de sua trajetória no futebol europeu, começou jogando do outro.
Na volta, o duelo voltou a acontecer, e dessa vez o craque brasileiro colocou o jogo no bolso e decidiu a classificação dos Reds para as quartas de final.
O United fez valer o apoio da torcida e colocou pressão para cima do adversário quando abriu o placar com gol de pênalti de Martial, aos 32 minutos do primeiro tempo. Aos 45, no entanto, Coutinho recebeu aberto pela esquerda, foi para cima da marcação de Varela, não tomou conhecimento do uruguaio, invadiu a área e deu um toque humilhante sobre De Gea para empatar a partida.
Veja
Esse foi certamente um dos gols mais bonitos e marcantes da carreira de Philippe Coutinho, que seguiu conduzindo o Liverpool pelas fases seguintes da Liga Europa, mas não conseguiu evitar a derrota para o Sevilla e o vice-campeonato na grande decisão.
Coincidência ou não, Varela foi substituído logo no intervalo e deu lugar a Antonio Valencia. O uruguaio teve poucas oportunidades com Van Gaal nos jogos seguintes, foi dispensado por José Mourinho no início da temporada e passou por Eintracht Frankfurt, Peñarol, Kobenhavn e Dynamo de Moscow antes de acertar com o Flamengo em 2022.
Fonte: Globo Esporte
Quem vive de passado é museu.