Coutinho fez golaço em cima de Varela e decidia um Liverpool x United há 9 anos

Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho foi carrasco do Manchester United com golaço driblando Varela, lateral do Flamengo.

Philippe Coutinho em ação pelo Liverpool
Philippe Coutinho em ação pelo Liverpool (Foto: Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images)

O clássico entre Flamengo e Vasco neste sábado, pela penúltima rodada da Taça Guanabara, pode colocar frente a frente dois jogadores que duelaram em um jogo marcante na Inglaterra, há nove anos. Na ocasião, Philippe Coutinho não tomou conhecimento do então jovem Varela e fez um gol icônico para decidir um Manchester United x Liverpool no Old Trafford.

Os dois voltaram a participar de um mesmo jogo no ano passado, no empate por 1 a 1 entre Vasco e Flamengo, pela 26ª rodada do Brasileirão. A dupla, no entanto, não se encontrou em campo. Varela foi titular no Fla, mas deixou o gramado aos 18 minutos do segundo tempo para a entrada de Wesley. E Coutinho, que começou no banco, entrou apenas aos 29 – e marcou o gol do Vasco na partida.

Dessa vez, eles podem se enfrentar porque Varela está fazendo a lateral esquerda enquanto Ayrton Lucas está fora de combate. Coutinho, que não atuou na rodada passada por causa de um desconforto muscular, vem treinando normalmente e tem chances de ser titular.

Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, pela décima e penúltima rodada da Taça Guanabara. O jogo é um confronto direto pelas primeiras posições da tabela e pode confirmar a vaga antecipada do líder Fla nas semifinais.

O dia que Coutinho calou o Old Trafford

Em março de 2016, Philippe Coutinho vivia seu auge na primeira temporada de Jürgen Klopp no comando do Liverpool. Três meses mais tarde, o clube fecharia a contratação de Sadio Mané e formaria um trio que deu muitas alegrias aos Reds ao lado de Roberto Firmino e do craque brasileiro.

Depois de se classificar em primeiro num grupo com Sion (da Suíça), Rubin Kazan (Rússia) e Bordeaux (França), e de passar pelos alemães do Augsburg no primeiro mata-mata, o Liverpool tinha pela frente nas oitavas de final da Liga Europa o clássico contra o Manchester United.

Na ida, no Anfield, o Liverpool venceu por 2 a 0 com gols de Sturridge (de pênalti) e Firmino, largando na frente no confronto. Coutinho foi titular de um lado, e um jovem Varela, prestes a completar 23 anos e no início de sua trajetória no futebol europeu, começou jogando do outro.

Na volta, o duelo voltou a acontecer, e dessa vez o craque brasileiro colocou o jogo no bolso e decidiu a classificação dos Reds para as quartas de final.

O United fez valer o apoio da torcida e colocou pressão para cima do adversário quando abriu o placar com gol de pênalti de Martial, aos 32 minutos do primeiro tempo. Aos 45, no entanto, Coutinho recebeu aberto pela esquerda, foi para cima da marcação de Varela, não tomou conhecimento do uruguaio, invadiu a área e deu um toque humilhante sobre De Gea para empatar a partida.

Veja

Coutinho driblou Varela para marcar um golaço (Fonte: Coutinho Mania/Youtube)

Esse foi certamente um dos gols mais bonitos e marcantes da carreira de Philippe Coutinho, que seguiu conduzindo o Liverpool pelas fases seguintes da Liga Europa, mas não conseguiu evitar a derrota para o Sevilla e o vice-campeonato na grande decisão.

Coincidência ou não, Varela foi substituído logo no intervalo e deu lugar a Antonio Valencia. O uruguaio teve poucas oportunidades com Van Gaal nos jogos seguintes, foi dispensado por José Mourinho no início da temporada e passou por Eintracht Frankfurt, Peñarol, Kobenhavn e Dynamo de Moscow antes de acertar com o Flamengo em 2022.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Quem vive de passado é museu.

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.