Contrato de Lisca prevê a utilização de 33% de jogadores da base no elenco do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Lisca é reconhecido por desenvolver jovens jogadores oriundos de categorias de base.

Garotos do Vasco celebram no Allianz Parque
Garotos do Vasco celebram no Allianz Parque (Foto: Foto: Carlos Santana/Portal da Base Brasil)

A vitoriosa base do Vasco da Gama tem garantias de que será aproveitada no elenco principal por meio de cláusula estabelecida em contrato pelo Clube. O acordo com o técnico Lisca, assim como era com Marcelo Cabo, estabelece que 33% do elenco Cruzmaltino seja composto pelos Meninos da Colina. No caso do atual treinador vascaíno, a diretriz é fácil de ser cumprida, uma vez que sua vocação em trabalhar com jovens atletas é reconhecida ao longo de sua carreira.

Mesmo com o percentual definido no acordo, o Vasco aproveita praticamente o dobro do previsto. Atualmente, 63% dos 33 jogadores que integram o plantel foram formandos na Colina Histórica.

A vocação do comandante Cruzmaltino em desenvolver talentos é famosa. Ele próprio faz questão de destacar o trabalho de base que fez com atletas de sucesso, inclusive no cenário internacional. Nomes como Rafael Sobis, Alexandre Pato, Kaká, Nilmar, Luiz Adriano, Júlio Batista, entre outros, estão no currículo do gaúcho de 49 anos, que já implementa a filosofia no Vasco.

Lisca revelou a cláusula contratual, em entrevista coletiva, após a vitória diante do Vila Nova pela Série B, quando falava sobre a evolução do volante Bruno Gomes, cria de São Januário.

– O Bruno eu tenho certeza que aumentou bem seu valor de mercado. Isso é bom para o Vasco. Isso tem no meu contrato de trabalhar com a base, fomentar a base. Nunca tive isso no meu contrato e gostei demais. Sempre fiz isso naturalmente e vou cumprir com isso. Com calma, vamos achando e vamos promovendo. Isso posso falar que sei fazer. Revelei Pato, Kaká, Fábio Rochemback, Luiz Adriano, Lucas Leiva…

Lisca também elogiou o desempenho do meia Juninho e do zagueiro Miranda, dois jogadores vindo da categoria da base do Clube, e comentou sobre outros jogadores que devem ganhar uma chance no time titular.

– Juninho e Miranda, eu sabia que não teria problema de dar oportunidades a eles. Eu não posso dar oportunidades a todos. Na zaga, é a galera mais experiente. Na frente tem a garotada. Sempre gostei dessa mescla. Caio Lopes está treinando muito bem, estou louco para dar uma oportunidade. Estou louco para colocar o Pec de novo no time, jogador muito interessante. Arthur entrou comigo nos dois jogos, ele pecou contra o São Paulo, conversamos sobre essa situação. Ainda não pude integrar tanto com o sub-20.

Retorno técnico e financeiro

Além de poder contar com jogadores de qualidade, o Gigante da Colina mira lucrar com possíveis vendas desses ativos, sobretudo em um momento de crise orçamentária. Lisca crê que pode contribuir nesse sentido.

– Se eu conseguir passar essa barreira e de repente ficar por um médio a longo prazo no Vasco, nós vamos dar retorno esportivo e financeiro muito grande para o Vasco.

Hoje, Vasco tem 33 jogadores no seu elenco. Desse total, 21 vieram da base. sendo que 19 atendem o requisito definido no contrato, onde é preciso ter o limite de 23 anos para respeitar a meta. Desta forma, o zagueiro Ricardo Graça (24 anos) e o volante Romulo (31 anos) não entram no cálculo.

Esse número, no entanto, pode variar conforme novos jogadores forem chamados para um período de treino no profissional. Atualmente, nove atletas voltaram para base após terem passagem pelo time de cima, casos de Andrey Santos, Caio Eduardo e Vinicius, por exemplo.

Confira o atual elenco vascaíno

  • Goleiros: Vanderlei (37 anos), Halls (22), Alexander (22) e Lucão (20) – 3 da base
  • Zagueiros: Ernando (33), Ulisses (21), Miranda (21), Ricardo Graça (24) e Castan (34) – 3 da base
  • Laterais: Léo Matos (35), Cayo Tenório (22), Zeca (26) e Riquelme (18) – 2 da base
  • Meio-campistas: Michel (31), Romulo (30), Caio Lopes (20), Bruno Gomes (20), Andrey (23), Sarrafiore (24), Marquinhos Gabriel (31), Galarza (19), MT (20), Laranjeira (21), Weverton (21) e Juninho (20) – 9 da base
  • Atacantes: Daniel Amorim (31), Morato (28), Léo Jabá (23), Arthur Sales (19 anos), João Pedro (21), Figueiredo (19), Gabriel Pec (20), e Germán Cano (33) – 4 da base
Leia mais sobreLisca
2 comentários
  • Lima - 12 de agosto de 2021

    Parabéns ao Lisca pelo trabalho de aproveitamento dos garotos da base, mas só não pode exagerar, do contrário corremos o risco de ter um time formado exclusivamente de garotos e isso é tudo o que a direção do clube quer. Tem que cobrar as contratações pontuais que o time precisa para poder brigar e se garantir para a série A do ano que vem.

    Responder
  • Tó Zé - 12 de agosto de 2021

    O grande objetivo da direção e dos empresários não é a volta a série A, é sim a venda da garotada para gerar grana, trazem um monte de refugos e bichados, afim de que os garotos da base se sacrifiquem em favor dessas pessoas que não respeitam a grandeza do Vasco e sua torcida gigante

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
19 de outubro de 2021
Alemão e Diogo Calhau são eleitos o melhor goleiro e técnico da Copa Brasileirinho Sub-14

Alemão e Diogo Calhau foram escolhidos como melhor goleiro e técnico, respectivamente, da Copa Brasileirinho Sub-14.

Na Gávea? Conheça a origem do apelido ‘Dinamite’

Saiba como Roberto Dinamite ganhou o apelido ‘Dinamite’ antes de se tornar o maior artilheiro da história do Vasco da Gama.

Dinamite agradece mobilização dos torcedores do Vasco: ‘Honra e orgulho’

Roberto Dinamite agradeceu o carinho dos torcedores do Vasco da Gama que irão financiar sua estátua em São Januário.

Torcedor do Vasco viraliza ao ‘proteger’ cerveja durante comemoração de gol em SJ

O vascaíno Aluízo Deodato ficou famoso nas redes sociais ao tentar proteger sua cerveja após um dos gols da vitória sobre o Coritiba.

Mauro Cezar destaca festa da torcida do Vasco contra o Coritiba

Jornalista do UOL, Mauro Cezar Pereira elogiou a presença e o apoio da torcida do Vasco da Gama na partida contra o Coritiba.

Nenê e Cano lideram estatísticas no Vasco de Diniz e comandam reação da equipe

Lideranças técnicas do Vasco da Gama, Nenê e Germán Cano são os dois grandes destaques dos da equipe comandada por Fernando Diniz.

18 de outubro de 2021
Pesquisa aponta que Vasco tem 2,3% da torcida de Minas Gerais

Levantamento realizado pelo Instituto Datatempo mostra que os vascaínos representam 2,3% do total de torcedores em Minas Gerais.

Vasco fecha patrocínio com a Pixbet; Edmundo será garoto-propaganda, diz jornalista

Vasco da Gama acerta com novo patrocinador máster que trará Edmundo para ser o garoto propaganda, afirma jornalista.

Vasco arrecada R$ 211 mil para estátua de Dinamite e agradece torcida: ‘Craque do jogo’

Vasco da Gama arrecadou mais de 100% do valor previsto para a construção da estátua do ídolo Roberto Dinamite.

CRB empata com Vila Nova e Vasco pode terminar a rodada a 1 ponto do G4

Vasco da Gama pode se beneficiar do empate entre CRB e Vila Nova e terminar a 31ª rodada da Série B a 1 ponto do G4.

Veja mais notícias