Consórcio explica situação do gramado Maracanã

O Consórcio do Maracanã disse que a situação do gramado era esperada para agora e prometeu melhoria na sequência da temporada.

Situação do gramado do Maracanã antes de Vasco x Flamengo
Situação do gramado do Maracanã antes de Vasco x Flamengo (Foto: André Durão / ge)

Na tarde desta sexta-feira (16), o Consórcio Maracanã se manifestou sobre a situação do gramado, que tem sido constante alvo de críticas neste começo de temporada. Mesmo tendo ficado janeiro fechado para manutenção, não houve melhora.

Segundo a nota, o que prejudicou a recuperação do campo foram os shows de dezembro do ano passado, de Paul McCartney e Ivete Sangalo. Os palcos ficaram montados por aproximadamente 15 dias. Somado a isso, de acordo com o Consórcio, houve piora com os primeiros jogos de 2024 com as fortes chuvas.

Foi garantido que existe uma busca para deixar o gramado em condições de uso para as próximas competições. De acordo com a administração, era um cenário previsto para o momento. Vale lembrar que o estádio é comandado pela dupla Flamengo e Fluminense.

Nota na íntegra

“O Consórcio Maracanã vem a público prestar alguns esclarecimentos sobre a situação do gramado:

A) O estádio recebeu somente no mês de dezembro do ano passado quatro eventos, sendo dois megashows – Paul McCartney e Ivete Sangalo –, o que fez com que um grande palco ficasse montado por duas semanas sobre o gramado.

B) O palco ficou montado por 15 dias, impedindo que o gramado recebesse luz solar, irrigação e o tratamento diário por que passa o campo de jogo durante o ano, causando danos no lado do setor Norte do campo.

C) Referidos shows foram compromissos assumidos pelo Governo do Estado, que tem essa prerrogativa pelo instrumento de permissão de uso.

No dia 28 de dezembro, teve início o processo de revitalização com a duração de cerca de 35 dias.

A equipe de agrônomos do Consórcio Maracanã realizou uma raspagem em todo o gramado e uma intervenção mais profunda onde ficou montado o palco dos shows. A resposta a essa intervenção foi considerada positiva pelos responsáveis pela manutenção do campo, porém não o suficiente para a recuperação plena da área norte do gramado.

Vale lembrar que entre o dia 04 de fevereiro, com o retorno das partidas de futebol no estádio, e o dia 03 de março, o Maracanã receberá onze jogos em 28 dias, sob condições climáticas adversas, com temperaturas elevadas e fortes chuvas que vêm se repetindo em diferentes ciclos durante as últimas semanas.

Mesmo ciente de que tais variações climáticas são comuns nesta época do ano, até o momento, elas foram mais intensas e recorrentes do que o usual.

O Consórcio Maracanã segue seu planejamento inicial, que já contemplava esse cenário e que visa entregar para as próximas competições de 2024 – finais da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América – o gramado nas condições ideais de jogo. Para isso, é considerado também o maior espaçamento dos jogos no mês de março, em função das Datas FIFA e da redução do volume de partidas para o período.”

Vasco e Tite detonam gramado

Após o empate com o Fluminense, no meio de semana, o Cruzmaltino emitiu uma nota que, além de reclamar da arbitragem, detonou a administração do Maracanã. Quem também atacou a situação do gramado foi Tite, técnico do Flamengo, após a vitória sobre o Volta Redonda, no fim de semana passado.

– O pênalti aconteceu porque o gramado prejudicou o jogador do Volta Redonda. Tem que ser melhor para todos. Não dá para ter um campo assim. Não dá – disse o treinador do Flamengo.

O Maracanã terá uma longa maratona de jogos em 2024. Além do Estadual, o estádio receberá partidas de Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de ambos os clubes, portanto a administração não vai ter vida fácil no cuidado com o gramado.

Mais sobre:Maracanã
1 comentário
  • Responder

    Eu já joguei futebol amador e diversos gramados e ainda no sintético. Mas para mim, a melhor grama é a folhuda que dá uma semente que agarra nos cadaços e meioes. Está grama é fácil de manter e fazer reparos no gramado, é só não deixar de fazer
    o corte ou desbates antes de sair as sementes.

Comente

Veja também
Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Loide teve atuação discreta na 1ª chance como titular no Vasco; veja números

Loide Augusto sofreu com a falta de entrosamento com o time e teve pouca participação em jogo contra o Corinthians.

Fábio Carille fica com cargo pressionado no Vasco

O técnico Fábio Carille pode ser demito do Vasco da Gama em caso de mais resultados negativos nesta semana.

Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.