Deliberativo pode abrir inquérito contra Campello, Monteiro, Godói e Valentim

A diretoria do Vasco da Gama prepara pacotão para levar ao Conselho Deliberativo, que decidirá se abrirá inquérito contra Alexandre Campello.

França Fernandes
Por França Fernandes
-  26 de fevereiro de 2021 às 20:43-  Atualizada em 26 de fevereiro de 2021 às 20:48
Roberto Monteiro, Alexandre Campello e Edmilson Valentim
Roberto Monteiro, Alexandre Campello e Edmilson Valentim
data-full-width-responsive="true"

Depois da primeira coletiva de imprensa após o rebaixamento para a Série B, a diretoria de Jorge Salgado – e seus aliados – prepara pacotão para levar ao Conselho Deliberativo. O presidente deste poder, Carlos Fonseca, convocou para reunião – presencial e online – no dia 4 de março, para deliberar sobre série de assuntos.

Entre eles, a aprovação da cessão de créditos do patrocínio da Havan – R$ 3,6 milhões – para banco que socorreu o Vasco em janeiro e também a abertura de comissão de inquérito para apurar possível infração que não permitiu sócios anistiados de entrarem na lista de votantes da última eleição.

A decisão foi tomada pela maioria dos votos da Junta Deliberativa, no caso, com votos de Roberto Monteiro, ex-presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Godói, ex dos Beneméritos, e Edmilson Valentim, ex do Conselho Fiscal. Faues Mussa, então presidente da Assembleia Geral, e Alexandre Campello, da diretoria administrativa, foram votos vencidos.

Conselho decidirá se  patrocínio cobrirá empréstimo a banco
Conselho decidirá se patrocínio cobrirá empréstimo a banco (Foto: Reprodução/ge)

Seis nomes assinam o pedido – datado de 23 de fevereiro – para “abertura de procedimento administrativo disciplinar”, que pode gerar penalidades previstas no estatuto. Ela inclui Monteiro, Godói e Valentim, mas também Campello, pois, de acordo com o documento encaminhado aos conselheiros, o ex-presidente não seguiu procedimento regular, o que incluiria a defesa dos sócios para recuperarem direito ao voto. Também lembram que, depois, o quarteto aprovou a entrada de não recadastrados na lista de votantes.

Sócios pedem abertura de inquérito contra ex-presidentes de poderes do Vasco
Sócios pedem abertura de inquérito contra ex-presidentes de poderes do Vasco (Foto: Reprodução/ge)

Novidades sobre sócios

A convocação também servirá para aprovar atas anteriores, da posse de conselheiros, de diretorias e de outros poderes. Outro item da reunião será para “conhecer, discutir e deliberar sobre a criação” de comissões especiais de três assuntos distintos. São eles:

  • Comissão Especial de Reforma do Estatuto Social
  • Comissão Especial do Processo Eleitoral
  • Comissão Especial de Integridade e Compliance

O novo vice-presidente de comunicação do clube, Danillo Bento, vai levar ao Conselho Deliberativo proposta de novas adesões para sócios estatutários por meio online. Ou seja, não será mais apenas por formulário na secretaria do clube.

Para a adesão online, o interessado deverá anexar documentos, informar dados pessoais. Depois, esta proposta de adesão ao clube vai para Comissão de Sindicância e, por fim, chega ao presidente da diretoria administrativa, Jorge Salgado.

Procedimento para adesão ao Vasco pela internet
Procedimento para adesão ao Vasco pela internet (Foto: Reprodução/ge)

Fonte: Globo Esporte