Conselho de Beneméritos vive momentos de tensão às vésperas da eleição

O Conselho de Beneméritos do Vasco da Gama vive momentos de tensão antes da eleição marcada para esta sexta-feira.

Silvio Godoi
Silvio Godoi (Foto: Divulgação)

Depois das posses do novo presidente do Vasco, Jorge Salgado, dos vices e das novas mesas do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, resta um órgão. O Conselho de Beneméritos, outrora decisivo no clube, vive momentos de tensão ao longo desta semana, às vésperas da eleição.

A votação será nesta sexta-feira, mas não sem antes a já tradicional celeuma vascaína de cada pleito. O atual presidente, Silvio Godoi, havia prolongado, amparado pelo estatuto, o próprio mandato. A justificativa era a pandemia de Covid-19.

Na sequência, o vice-presidente do Conselho de Beneméritos, José Luis Moreira, reuniu assinaturas para a realização da votação, enquanto, quase que paralelamente, o Conselho Deliberativo aprovou a contratação de uma empresa para a realização do pleito de forma híbrida.

O ato seguinte foi Godoi convocar a eleição para esta sexta-feira, e de forma presencial. Nesta quarta-feira, o grande benemérito Fernando Horta fez acusações a Godoi numa entrevista ao Uol. Há expectativa que novamente a Justiça decida o formato de um evento do Vasco.

Politicamente

O Conselho de Beneméritos do Vasco é um órgão moderador do clube. Diferentemente dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, não tem formação da mesa diretora por eleição a partir das chapas eleitas na disputa principal, que teve Jorge Salgado como vencedor no último 14 de novembro.

Por décadas, Eurico Miranda foi o manda-chuva dos beneméritos. Quando não presidente de tal órgão, era a voz principal, e acabava sendo decisivo nas disputas internas. Isso porque tal conselho tem 150 nomes, que se juntam aos 150 eleitos para a formação do Deliberativo.

Mais recentemente, já após a morte de Eurico e perto da eleição do ano passado, a Junta Deliberativa, formada pelos presidentes dos poderes do clube, também esteve em evidência. Mas no cenário atual, o Conselho de Beneméritos está dividido.

A tendência é que Silvio Godoi e Antônio Peralta sejam os candidatos a mandatário da casa. Neste caso, Silvio esteve mais alinhado com Luiz Roberto Leven Siano na última eleição. Acredita-se que, mesmo sem cadeira no Deliberativo, as opiniões de Leven reverberem como oposição no triênio iniciado.

Mesmo assim, como há falta de unidade entre os beneméritos – o que era facilmente obtida nos tempos de Eurico Miranda – a capacidade de gerar incômodos políticos na diretoria administrativa do clube é pequena.

Fonte: Lancenet

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile