Conselho convoca reunião para mudanças no estatuto do Vasco; saiba as propostas

Os conselheiros do Vasco da Gama debaterão, no próximo dia 18, na Sede Náutica da Lagoa, mudanças no Estatuto Social.

Conselho Fiscal do Vasco
Conselho Fiscal do Vasco (Foto: Luiza Sá)

O presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Carlos Eduardo Amaral Fonseca, convocou uma reunião para debater alterações no estatuto do clube. A Sessão Extraordinária está marcada para o dia 18 de julho, na sede náutica do Cruz-Maltino.

Temas da reunião

  • Aprovação da Ata das Sessões Extraordinárias realizadas nos dias 7 de março e 13 de abril de 2023;
  • Conhecer e discutir a proposta de alteração do Estatuto Social, ajustada após a realização da Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada no dia 13 de abril de 2023, e da Audiência Pública com os associados do clube, em 8 de maio de 2023.

Em pauta desde 2021, o clube, enfim, avançou na reforma do estatuto, que passou a ser discutido com torcedores, sócios e conselheiros. No entanto, algumas propostas são polêmica e podem levar grandes discussão entre os membros.

A ideia é já fazer a eleição sob o novo estatuto, mas não está descartada a possibilidade de se fazer transição para realizar a eleição com o as regras do atual estatuto e fazer valer o novo a partir de 2024.

Confira as propostas

Redução do Conselho Deliberativo

O Vasco passaria a ter 250 conselheiros, e não mais 300, como é hoje. Seria cem da maioria, cem beneméritos e 50 da minoria. A ideia é possibilitar maior participação da minoria nas decisões, inclusive com a possibilidade de convocar o CD.

Identificação da mensalidade ao salário mínimo

De acordo com a proposta do novo estatuto, a contribuição do Sócio Proprietário e dos Sócios Gerais será equivalente a 8% do salário mínimo vigente. A proposta visa dar alguma previsibilidade de reajuste para os sócios e de arrecadação para o clube. No entanto, existe a possibilidade de ser inconstitucional, devido a vinculação ao salário mínimo.

Conselho de Gestão

O novo Conselho de Gestão seria responsável pela “elaboração das diretrizes estratégias da gestão do clube” e definir o plano para o triênio. A ideia é descentralizar a gestão do clube. Contudo, tira poder do presidente do clube.

Sanções e adesão aos sócios

O novo estatuto delimita os tipos de transgressões, gradações e penas para os sócios do clube. Além disso, também diminui a subjetividade das penas. As sanções vão de advertência escrita até a eliminação do quadro social. Apesar disso, a comissão ressalta que o mesmo estatuto também garante a ampla defesa do associado e também quer novos sócios. Como o sócio-torcedor saiu do escopo da associação e ficou com a SAF, o clube tem a preocupação com a manutenção das receitas.

Fonte: Esporte News Mundo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Mudanças no estatuto. Entregam o Vasco para uma empresa que está terminando de acabar com o Vasco e falam em mudança de estatuto. O Vasco definitivamente se acabou. Esses mercenários vão torrar todos os ativos do Vasco e depois dizer tchau. Venho alertando. Todo dia especulam um jogador novo. Ninguém chega. Essa tática, é velha. Não nos dão mais satisfações. Já tomaram conta de tudo.

Comente

Veja também
Ramón e Emiliano no Nilton Santos
Vasco afirma que Ramón e Emiliano Díaz pediram demissão; veja nota

O Vasco da Gama afirmou que Ramón Díaz e Emiliano pediram para deixar o Clube no vestiário, após derrota para o Criciúma.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.