Conselho aprova e Vasco inicia contratação de estudos para a SAF

A diretoria do Vasco da Gama deu mais um passo na intenção de implementar a Sociedade Anônima de Futebol no Clube.

Salgado em entrevista coletiva em São Januário
Jorge Salgado em entrevista coletiva em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Com a aprovação dos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos, o Vasco dará segmento à contratação de estudos para elaboração do projeto para virar clube-empresa. Em sessão na noite desta segunda, Carlos Fonseca, presidente do CD, ratificou o entendimento dos conselheiros de que a direção pode dar início imediato à contratação dos estudos para a criação da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

No fim de novembro, logo após a Série B, o presidente Jorge Salgado formalizou ao Conselho Deliberativo o pedido de constituição do clube-empresa para o exercício do futebol em São Januário. Na ocasião, ele entregou documento a Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo – o presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta, também recebeu a formalização.

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite aos clubes constituírem empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado. Segundo a nota, o Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter o saneamento das finanças e a realização de investimentos no futebol.

Em nota, nesta terça-feira, o Vasco confirmou que dará prosseguimento aos estudos da SAF e afirmou que “entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o clube no mercado”.

– A constituição da SAF é um passo fundamental para que o Vasco recupere a capacidade de investir no futebol e também equilibre suas finanças em definitivo. Nossa indústria vai passar por um processo inexorável de profissionalização com rápida transformação. Aqueles que se organizarem primeiro terão uma importante vantagem competitiva, principalmente um Gigante do tamanho do Vasco que é um clube nacional com potencial extraordinário. Vamos trabalhar duro para apresentar o melhor projeto do mercado – disse Jorge Salgado, ao site oficial do clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Esse projeto SAF é a salvação do Vasco. O Vasco rola todo mês uma dívida de 800 milhões que fica mto difícil de andar com as próprias pernas. Como torcedor vascaíno peço ao CD e CB de aprovar o SAF para o Vasco ser um time forte e buscando sempre os principais títulos no Brasil e na América do Sul. Vamos contratar CEO responsável e competente, só assim o Gigante sai do buraco

  • Responder

    Esse presidente canalha vai acabar vendendo o clube para algum mulambento framengo. Fora FDP. Não dá pra confiar em você.

  • Responder

    Primeira fala do Jorge salgado que eu concordo.

  • Responder

    Net Vasco, essa notícia e verdadeira mesmo?
    Acho que não foi esse o teor das conversassem ontem na reunião, Kkkkk melhora isso aí, tão querendo enfiar de goela abaixo esse negócio de SAF, daí é viável pra essa atual gestão manter o Vasco do jeito que tá ou seja nada vai mudar. Espero estar errado porém acho que não estou assim como muitos outros vascaínos.

  • Responder

    Quero que o Vascão volte a ser Gigante! E para isto acontecer é necessário transformar em clube empresa!

Comente

Veja também
Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Philippe Coutinho fica próximo de retorno ao Vasco

O Aston Villa já aceitou ceder o meia Philippe Coutinho ao Vasco da Gama por empréstimo até o fim de 2024.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
No controle da SAF, Pedrinho terá mais força para convencer Coutinho a voltar ao Vasco

O Vasco da Gama esperar fechar um acordo com o meia Philippe Coutinho para a segunda janela de transferências.

Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.