Conselheiros tentam suspender próxima reunião do Conselho Deliberativo do Vasco

Em carta, 38 conselheiros do Vasco da Gama pediram o cancelamento da próxima reunião do Conselho Deliberativo que tratará da SAF.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Divulgação)

38 conselheiros do Vasco da Gama assinaram uma carta, a qual foi protocolada na Secretaria do Clube, solicitando a suspensão da próxima reunião do Conselho Deliberativo.

Nesta quarta-feira (09), acontecerá uma reunião entre os conselheiros para debater ritos do processo que tenta aprovar a SAF no Cruzmaltino. Além do pedido de suspensão da reunião, os conselheiros solicitaram uma reunião urgente do Conselho de Beneméritos.

No seu site oficial, o grupo Casaca destacou informações sobre a carta que foi protocolada pelos 38 conselheiros. A diretoria do Cruzmaltino até o momento não se manifestou sobre o assunto e até o momento a reunião do Conselho Deliberativo está mantida.

Confira abaixo

Nesta quarta-feira (09/03), foi protocolada na secretaria do Vasco uma carta assinada por 38 conselheiros solicitando reunião urgente do Conselho de Beneméritos e suspensão da próxima reunião do Deliberativo.

Aos Ilmos. Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Beneméritos Antônio Frutuoso Pires Peralta e Eduardo Ferreira Rebuzzi,

Nós, componentes do Conselho de Beneméritos, abaixo identificados, estarrecidos com o fato de que este Conselho, uma vez ignorado pelo Conselho Deliberativo na discussão sobre o tema Sociedade Anônima do Futebol (SAF), nada tenha feito até aqui em defesa daquilo que está preceituado no artigo 87 II do nosso estatuto social, cabe-nos destacar pontos sobre os quais este conselho deve se posicionar e cobrar da diretoria atual:

a) empréstimo obtido pelo clube junto à uma empresa (777 partners), dando em garantia atletas de futebol do Vasco, descumprindo norma vigente da FIFA e colocando o clube em situação de possível punição, considerando, ainda, que tais ativos, dados em garantia, não chegaram ao conhecimento do público, numa ação da direção, no mínimo, obscura.

b) atropelo de um tema sensível ao clube, ou seja, controle de sua maior receita (futebol), para sempre, a um grupo completamente estranho ao Vasco, sem qualquer discussão aprofundada sobre o tema e sobre tal grupo, que jamais pisou em São Januário, fazendo uma negociação com o atual presidente da diretoria administrativa, sem que este tivesse qualquer autorização para realizá-la, ainda mais convencendo a outra parte contratante a fazer o empréstimo que fez, usando da possibilidade de ela controlar o futebol do clube, como argumento para tal convencimento.

c) possibilidade clara de o Vasco, devedor principal e partícipe de um concurso de credores, com pagamentos obrigatórios crescentes ano a ano e com prazo para quitar sua dívida, vir a perder seu patrimônio no futuro, pois uma suposta SAF seria inicialmente, nos primeiros dez anos, devedora solidária junto à associação civil e depois devedora subsidiária, o que significa dizer que só ficaria responsável por pagar qualquer dívida da associação civil se ela não tivesse mais patrimônio algum para satisfazer o débito. Lembrando que nenhum contrato entre as partes pode evitar essa situação, caso haja tal débito e a aplicação da lei à época.

d) possibilidade clara de falência com a criação de uma SAF e as mais variadas consequências oriundas disso, considerando que o Vasco hoje, entre os grandes clubes brasileiros, possui a sexta maior dívida e que esta pode vir a ser equacionada, desde que se tenha um mínimo de competência para captação de recursos, conforme, aliás, a própria direção, de forma assertiva, afirmou possuir, inclusive ao longo do ano passado, justificando até mesmo inaceitáveis resultados esportivos, em função disso.

e) preocupação com o fato de que o Vasco, ao longo de 2021, meses antes de a lei da SAF ser aprovada e passar a vigir, já se mostrava interessada no modelo de Sociedade Anônima, sem que o tema tenha sido discutido no Conselho de Beneméritos uma única vez, antes de o presidente do clube, já próximo ao fim do ano, informar ao público que pretendia transformar o clube em SAF, independentemente de opinião, consulta, ou explicação do motivo a este Conselho, além de, ao mesmo tempo, o clube apresentar aos vascaínos uma suposta recuperação financeira em discursos dos mais variados no ano passado.

f) preocupação com as ditas cláusulas de confidencialidade, que não chegariam àqueles que vão decidir sobre o aceite ou não de tal parceria, como se coubesse carta branca às partes, após o Vasco receber um empréstimo com juros altos e garantia, por cerca de 12,2 milhões de euros, de quatro atletas da base do Vasco, à sua escolha do outro contratante, como num cardápio fornecido pela administração do clube, sem qualquer conceito de razoabilidade e mantendo em sigilo os nomes dos pratos que iriam direto para o clube controlado pela empresa na Europa, segundo declarações dadas à fórceps, pela própria gestão, na última reunião do Conselho Deliberativo, ocorrida recentemente.

g) Tivemos toda a paciência até aqui com o presidente deste Conselho, que convocou ao longo de todo seu período de gestão apenas duas reuniões, recebeu alternativas outras para o Vasco de um associado (e aqui não importa quem seja ou quantos possam vir a ser chamados no futuro), nem ao mesmo convidando-o para expô-las, inclusive quando instado a que democraticamente isso fosse decidido pelo próprio Conselho na sua presença, jamais buscou, como seria sua missão, que a gestão fosse devidamente instada a dar explicações, em função de seus rumos e direcionamentos. Cabe salientar que, também, o Vice-Presidente deste Conselho ratifica as ações de quem preside quando queda-se silente a respeito de tantos assuntos sensíveis ao clube, conforme ocorrido durante esse período.

Em função disso, os Beneméritos e Grandes Beneméritos, identificados abaixo, solicitam, diante dos riscos que corre a Associação Civil Club de Regatas Vasco da Gama, com mais de 123 anos de existência, o seguinte:

1) Reunião urgente deste Conselho para tratar de todos os temas levantados, com a presença, de preferência, do presidente do clube, seu maior credor e ora entusiasta da SAF;

2) Pedido de suspensão da reunião próxima, marcada de forma açodada pelo Conselho Deliberativo para o dia 10/03/2022, na qual se pretende modificar (por consequência) a razão de ser do Vasco, três dias após a chegada daquilo que vem sendo tratado por alguns como “empréstimo ponte” nesta relação entre o nosso clube e um possível controlador de nosso futebol, aditando, desde já, que caberá à administração fornecer, na íntegra, aos conselheiros do clube (sem exceção) o acordo feito com a empresa 777 Partners, uma vez que ela não foi devidamente transparente com o Conselho Deliberativo, ao sugerir uma aprovação de empréstimo com a mesma empresa, sem mostrar aos conselheiros detalhes importantes da transação.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
6 comentários
  • Responder

    Engraçado agora eles agora querem da pitaco.
    Não foram vcs que apoiaram essa candidatura.

  • Responder

    Estes caras são os piores inimigos do nosso Vasco da Gama. Eles desejam para o Vasco o destino do América carioca, ou seja, o desaparecimento!

  • Responder

    A eliminação do time na Copa do Brasil, que até parece proposital, leva ao desespero do torcedor que pede a aprovação da SAF de qualquer jeito, mesmo sem conhecer o processo e os detalhes, chamados de confidenciais, pela atual administração que vende o time como se fosse carne de terceira, no açougue da esquina. Certos os conselheiros. Não se entrega um patrimônio sem que haja uma ampla discussão sobre os benefícios e malefícios que isso causará no futuro. O imediatismo nunca é o caminho acertado. E levar o time ao descrédito esportivo para vendê-lo, usando a emoção da torcida é má fé dessa gestão, para não chamar de mau caratismo.

    • Concordo com você em quase tudo.
      O problema do Vasco é a desunião de seus grupos políticos.
      Todos têm soluções para os problemas do clube, por que que não param com os caprichos e egos, juntem todas ideias e soluções que esses grupos dizem ter e lapidem até encontrar algo que realmente resolva o problema. Não é possível que não se possa fazer isso.
      Como isso ninguém aceita, não vejo outra solução que não seja a SAF, pelo menos essa corja que nada faz a não ser falar, deixa de dar as cartas no Vasco.
      Torcer eu nunca deixarei de torcer!

    • Concordo plenamente o vasco não precisa desses conselheiros. Que nada fazem em benefício do clube de regatas vasco da gama. Vcs não vai conseguir barrar a saf. E o vasco vai ser gigante a partir de agora. Porque com esses conselho acaico que está ai não chega a lugar nenhum.olha o que vcs fazem ai quantas vezes esse time já caiu e continua na segunda divisão. Vcs esquece o vasco é o que de melhor vcs pode fazer pra salvar o vasco!!

  • Responder

    FORA CAMBADA DE ABUTRES,VÃO PROCURAR UM TRABALHO SEUS SANGUE SUGAS.
    O VASCO PRECISA SEGUIR SEU CAMINHO SEM A PRESENÇA NEFASTA DE VCS.
    VCS 38 LADRÕES,NAO FALAM PELO CLUBE NEM POR SUA TORCIDA!!!!
    ATENÇÃO TORCEDORES DE VERDADE O NOME DELES ESTA EXPOSTO É SÓ INVESTIGAR CADA UM DELES!!!!
    NÃO VAMOS DEIXAR BARATO ESSA TENTATIVA DE MANTER O VASCO NA ESCURIDÃO!!!!!
    FORAAAAA!!!!! LADRÕES!!!!

Comente

Veja também
Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.