Conselheiras eleitas projetam participação feminina na política do Vasco
Duas das 5 conselheiras eleitas, Isabel Cristina e Claudete Joaquim destacam importância da presença feminina na política do Vasco da Gama.
Com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) confirmando Jorge Salgado como o novo presidente do Vasco da Gama, definiu-se também a composição do Conselho Deliberativo do Clube para o próximo triênio.
Ao todo, são 300 conselheiros, sendo 150 natos (beneméritos e grandes beneméritos) e 150 eleitos, que se renovam a cada pleito. Destes, 120 pertencem à chapa Mais Vasco, de Salgado, e 30 à da que ficou em segundo lugar na disputa, no caso a Sempre Vasco, de Julio Brant.
Desse total de conselheiros eleitos (150), apenas cinco são mulheres: Ana Claudia (Mais Vasco), Claudete Joaquim (Sempre Vasco), Isabel Cristina (Mais Vasco), Lissandra Silva (Mais Vasco) e Valeria Oliveira (Mais Vasco).
Segundo Isabel, o número de mulheres no Conselho não condiz com a grandiosidade da torcida cruzmaltina em todo o país, mas ela espera que com a presença das cinco eleitas seja um pontapé inicial para aumentar a participação feminina na política do Clube.
– Somos cinco mulheres em um universo de 150 conselheiros. Realmente, não reflete o grande número de torcedoras que o Vasco tem. Espero que a nossa presença impulsione outras vascaínas a participarem mais de tudo que acontece no Vasco – disse ela, que é administradora e pós-graduada em Gestão de RH e Liderança.
Já Claudete destacou o papel que as cinco conselheiras e os demais membros terão na próxima gestão.
– Nossa proposta sempre foi pela mudança completa. Vamos manter nosso compromisso de fiscalizar, cobrar e defender o Vasco, mantendo a nossa coerência, acreditando nos nossos valores éticos e morais – complementou.
Jorge Salgado assume o Vasco no dia 19 de janeiro de 2021, quando se encerra o mandato do atual presidente, Alexandre Campello.