Conheça a trajetória de Vinícius no Vasco

Conheaça a trajetória do atacante Vinícius, que se desponta como uma das principais revelações do Vasco da Gama em 2020.

Protagonista das principais ações ofensivas do Vasco na vitória contra o ABC, na última quinta-feira, Vinícius tem empolgado a torcida cruz-maltina em 2020 desde a Copinha. Mas, apesar de muito jovem, o atacante de 19 anos já tem bastante história com o clube.

Destaque em final no sub-14 contra o Vasco

Foi captado em 2015, na decisão da Copa Tigres Sub-14, realizada em Xerém. O Vasco, então dirigido pelo treinador Bruno Almada, venceu o Madureira de Vinícius por 1 a 0, mas um dos grandes vitoriosos daquele dia foi o arisco baixinho do Tricolor Suburbano. Almada saltou os olhos sobre o ponta, que, em sua visão, mostrou futebol bem diferenciado em relação aos demais participantes do jogo em questão.

– Vencemos por 1 a 0, mas foi um jogo bastante equilibrado e muito em virtude da performance do Vinícius, que foi de total desequilíbrio. Teve um destaque individual muito acima do que estamos acostumados a ver em performance nessa faixa etária – relembrou, para completar:

– Eu fui até a ele, disse o quanto fiquei encantado com a sua performance e perguntei se ele tinha interesse de fazer parte das categorias de base do Vasco. Ele automaticamente se colocou à disposição, a gente fez o contato com o Madureira, e ele se juntou ao elenco da categoria sub-15 do Vasco.

Como ainda estava vinculado ao Madureira, Vinícius chegou ao Vasco somente no segundo semestre de 2016. A partir daí, ele e Almada passaram a ter contato diário e criaram uma relação muito próxima. Como comandante do atacante, o treinador comprovou o que observara na decisão anteriormente citada: Vinícius era diferente.

– Pude identificar nele características que costumo dizer que são exclusivas de um autêntico jogador brasileiro. Jogador do drible, do improviso, do um contra um. É abusado no bom sentido da palavra, atrevido. É o atleta do desequilíbrio, com uma capacidade incrível de tomar decisões que determinam o resultado de um jogo – completou Almada.

Vinícius

Segundo Almada, que teve contato com a família de Vinícius, o atacante sempre foi um garoto extremamente disciplinado, educado e “bom filho”:

– Vinícius é um orgulho que tenho na minha carreira profissional e algo que vou carregar pra sempre na minha história de ter participado desse processo.

Brincalhão e respeitado pelas lideranças do Vasco

Apesar de recém-promovido, Vinícius conquistou rapidamente o elenco vascaíno por saber brincar na hora certa e pela seriedade demonstrada durante os trabalhos. Se quando chegou ao clube, ainda adolescente, revelava-se tímido, hoje arranca risadas com seu jeito e pelo gosto por dançar funk.

– É um moleque engraçado, gosta de dançar funk, e a galera se amarra. É muito trabalhador e todo mundo o respeita, até os mais velhos. Nunca está morto. O moleque é diferenciado – afirmou uma pessoa próxima ao elenco.

Acidente grave em 2017

Vinícius foi um dos jogadores que mais se machucaram em grave acidente da equipe sub-17 em maio de 2017, quando voltavam de uma partida realizada pelo estadual da categoria, em Friburgo. Sofreu um corte na cabeça e acabou internado na Casa de Portugal, na Tijuca.

Demorou um pouco para voltar aos campos, mas, depois que retomou o ritmo, conseguiu novamente destacar-se até ganhar holofotes na Copinha 2020.

Primeiro brilho no profissional

Depois de chamar atenção na Copa São Paulo, Vinícius deu seu cartão de visitas contra o Botafogo, na Taça Guanabara. Apesar da derrota, o garoto jogou muito, movimentou-se e sobrou pelo lado direito de ataque do Vasco. Colocou duas bolas na trave, uma em uma letra acrobática, em jogada de muito reflexo.

Contra o ABC, não teve passe ou finalização de letra, mas mostrou repertório variado de dribles, soluções rápidas com dribles de futsal e inversões inteligentes. São apenas cinco anos de Vasco, mas Vinícius já tem muita história para contar. E, ao que parece, ele está apenas começando.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja como o Vasco estava nas últimas pausas para a Copa do Mundo

O Vasco da Gama chega na pausa do calendário para a Copa do Mundo no Z4 do Brasileiro; veja cenário das outras edições.

CBF estuda antecipar jogo entre Vitória x Vasco pelo Brasileiro

Devido calendário do Vasco da Gama na Sul-Americana, CBF estuda antecipar confronto da equipe contra o Vitória, pelo Brasileiro.

Vasco ganha tempo, mas manter emprestados custará caro

Vasco da Gama consegue ampliar contrato de empréstimo de Robert Renan, ganha tempo, mas terá que pagar 30 milhões de euros por emprestados.

Há 15 anos, Vasco vencia a Copa do Brasil pela primeira vez

Há 15 anos, o Vasco da Gama fazia história ao conquistar o título inédito da Copa do Brasil, último troféu de expressão que o Clube levantou.

Clube de Portugal rejeita proposta do Vasco por atacante nigeriano

Vasco da Gama apresenta proposta por Abraham Marcus, do Estrela da Amadora, mas clube português rejeita primeira investida.

Hinestroza entra na mira de 2 clubes da Série A e não deve seguir no Vasco

Atacante colombiano do Vasco da Gama, Hinestroza não correspondeu ao investimento e pode ser negociado na próxima janela de transferências.

Vasco prepara janela decisiva em meio a restrições financeiras e futuro da SAF

Vasco da Gama planeja reformulação do elenco, enquanto aguarda avanços em negociações estratégicas para reforçar o time.

Tchê Tchê desperta interesse de Remo e Vitória e deve deixar o Vasco

Tchê Tchê perdeu espaço no Vasco da Gama e pode ser negociado na próxima janela para aliviar a folha salarial do Clube.

Fatores que tiraram Paulo Henrique da Copa mesmo com o corte de Wesley

Lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique foi um dos grandes destaques da Seleção Brasileira quando foi convocado.

Vasco vai aproveitar pausa da Copa para melhorar gramado de São Januário

Vasco da Gama cobra ajustes na altura da grama e avalia trabalho da empresa responsável pela manutenção do estádio.