Conheça Ramón Rafagnelli, estrangeiro com mais títulos na história do Vasco

Ramón Rafagnelli, que defendeu o Vasco da Gama entre 1943 e 1948, foi o jogador estrangeiro que mais conquistou títulos pelo Clube.

Rafagnelli, ex-jogador do Vasco
Rafagnelli, ex-jogador do Vasco (Foto: reprodução/Estude o Vasco)

CENTENÁRIO DE RAFAGNELLI Hoje comemoramos o nascimento do argentino Ramón Roque Rafagnelli, ídolo vascaíno da década de 40 e o estrangeiro com mais títulos da história do Gigante. Trajetória (thread) e números (imagem) do xerife do Expresso.

Rafagnelli foi revelado pelo Unión da Argentina em 1941, e jogou pelo time de Santa Fé até pelo menos abril de 1943. Foi cobiçado por River e Boca, mas acabou sendo comprado pelo Vasco de Ondino Vieira. [A imagem da direita é do dia 18 de Abril de 1943.

Rafagnelli estreou pelo Vasco no dia 28 de Agosto de 1943, numa goleada vascaína sobre o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca, e desde então se firmou na titularidade do time que em 2 anos seria apelidado de “Expresso da Vitória”.

No final de 1945, em matéria ao jornal El Litoral de Santa Fé, Rafagnelli é destacado como um dos melhores zagueiros do Brasil. O jornal ainda comparou o futebol do Vasco ao da Lá Máquina do River Plate, e aponta que o time era conhecido como “El Expresso”.

Em 45 e 47 foi um dos grandes destaques dos títulos cariocas invictos do Vasco, sendo eleito pelo O Globo Sportivo como melhor zagueiro pela esquerda do campeonato nos dois anos. [Imagens de 47 e 45, respectivamente].

Rafagnelli atuou em 5 das 6 partidas do Vasco pelo Sul-Americano de Campeões em 48. Por causa de uma lesão, não atuou contra o Colo-Colo, e apesar de ter se recuperado rápido, a comissão vascaína considerou arriscado que ele começasse a decisão contra o River.

O argentino acabou entrando aos 19 minutos do 2º tempo da decisão no lugar de Wilson, que saiu lesionado. Ele manteve o bom nível de atuação de seu companheiro e ajudou o Vasco a conquistar o título sul-americano.

Não se sabe exatamente o porquê, mas Rafagnelli jogou pouquíssimas vezes no resto da temporada de 48. Muitos acreditam que ele tenha se desentendido com Flávio Costa por não ter começado o jogo contra o River e por isso teria perdido espaço no time.

Rafagnelli jogou seus últimos jgs pelo Vasco no dia 4 de Julho pelo Torneio Início de 48, qdo ajudou o time a levantar a 2ª taça na temporada. Em 49, Rafagnelli, junto ao seu companheiro vascaíno Djalma, se transferiu para o Bangu. Encerraria sua carreira em 54, no Palmeiras.

É até hoje o estrangeiro com mais títulos pelo Vasco na história. Ainda é também o jogador argentino de linha com mais partidas e vitórias vestindo a camisa cruzmaltina.

Comente

Veja também
Hugo Moura exalta união do elenco do Vasco e elogia Léo Jardim

O volante Hugo Moura diz que grupo do Vasco é unido e afirmou que Léo Jardim merece uma vaga na Seleção Brasileira.

Vasco parabeniza Hugo Calderano por título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O Vasco da Gama parabenizou o Hugo Calderano, que é torcedor do Clube, em suas redes sociais pelo título histórico.

Vasco vence o Taubaté na esteia do Brasileiro Feminino A2

As meninas do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Brasileiro A2 cm vitória diante do Taubaté por 1×0, neste domingo.

Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.