Conheça os membros do grupo criado para debater a SAF do Vasco

Membros do grupo criado para debater a SAF do Vasco tem economistas, advogados e até um engenheiro mecânico.

Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco
Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco tem, mais ou menos desde novembro do ano passado, um grupo que procura se reunir uma vez por semana para discutir a lei da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e de que maneira o clube pode tirar o melhor proveito dela. Entre economistas, advogados e até um engenheiro mecânico, participam membros da diretoria administrativa, do Conselho e de grupos políticos alinhados à situação do Vasco.

Com o título “Grupo Vasco SAF / acompanhamento” no WhatsApp, eles têm como propósito estudar tudo que diz respeito à SAF e são coordenados por Roberto Duque Estrada, Segundo Vice-presidente Geral do clube. No momento, eles estão empenhados em discutir os detalhes do estatuto da futura empresa vascaína.

Foram convidados atores políticos de todos os sub-grupos (Petrovasco, Desenvolve, Confraria…) que compõem a Mais Vasco, base aliada da gestão do presidente Jorge Salgado.

– Lá atrás, quando apareceu a lei da SAF, a gente começou a se interessar e estudar isso junto com diversos grupos que tem no Conselho do Vasco. A gente queria entender o que era a SAF, como funcionava, marcamos um Zoom (reunião por vídeo), fomos explicando – explicou Duque Estrada ao ge.

“Cada grupo tem pessoas com aptidão no assunto, um é advogado, o outro engenheiro, trabalha na Vale, na Eletrobras. Tem experiência em negócios. Eles foram vocalizando, com os porta-vozes, e isso acabou evoluindo”, acrescentou.

Além de Roberto Duque Estrada e Carlos Roberto Osório, que é o Primeiro VP Geral, e de Julio Brant, uma das principais lideranças políticas do clube e oposição à atual administração, participam do grupo:

  • Roberto Boson Vallim, conselheiro eleito. Formado em Ciências Econômicas pela UFRJ. Trabalha no BNDES.
  • Silvio Roberto Almeida, membro do Conselho Fiscal e conselheiro eleito. Formado em administração pela UFRJ, experiência no mercado de telecomunicações.
  • Luis Manuel Fernandes, grande benemérito do Vasco, doutor em Ciência Política, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC e pesquisador na área da economia política das Relações internacionais.
  • Rafael Matoso, formado em Ciências Econômicas (UFRJ) e Direito (UNIRIO), atua na área de Tecnologia da Informação com experiência de gestão em processos de contabilidade gerencial e atuação em empresas do sistema Petrobras.
  • Orlando Donin, empresário atuante nos mercados de tecnologia da informação, administração de imóveis e condomínios e marketing esportivo.
  • Manoel Cordeiro, formado em Administração pelo Ibmec, tem 32 anos de experiência na Vale na área financeira e mercado de capitais.
  • Guilherme Briones, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes. Profissional com experiência nas áreas de planejamento, projeção, acompanhamento orçamentário e de resultados econômicos.
  • Eduardo Rua, formado em Engenharia Mecânica pela PUC do Rio, atua como gerente de finanças da Coca-Cola.
  • Alexandre Antonio Bittencourt, advogado. É Sócio Benemérito do Vasco.

Embora não tenha o status de um grupo oficial, a avaliação interna é de que eles vêm tendo papel importante no processo de constituição da SAF. Em fevereiro, o consultor do negócio com a 777 Partners, que foi o mesmo que conduziu as conversas entre Botafogo e John Textor, elogiou bastante o projeto vascaíno: “Nos surpreendeu o quão bem desenhado estava”, disse na ocasião.

Foi dado ao grupo, por exemplo, o acesso praticamente integral ao memorando de entendimento assinado com o grupo americano, incluindo detalhes protegidos sob cláusula de confidencialidade.

Conselho pretende aproveitar conhecimento

Na reunião do Conselho Deliberativo no dia 24 de março, que serviu para aprovar a inclusão no Estatuto da possibilidade de constituição de uma SAF, Carlos Fonseca, presidente do CD, anunciou a formação de uma comissão para avaliar a proposta final da 777 Partners. E que essa comissão será provavelmente formada em sua maioria pelos membros do grupo coordenado por Duque Estrada.

– Eles roeram o osso lá atrás, quando não tinha nada, nada mais justo do que aproveitar o conhecimento deles agora para opinarem sobre a proposta que vai chegar – afirmou Carlos Fonseca ao ge.

Essa comissão oficial, no entanto, só será montada com a chegada da oferta final da 777, que por sua vez deve acontecer depois da reunião da Assembleia Geral marcada para o próximo dia 30. Carlos Fonseca será o responsável por definir os membros.

O assunto já até rendeu discussão nos bastidores políticos do Vasco nos últimos dias. Uma turma de conselheiros independentes solicitou ao presidente do CD e a Roberto Duque Estrada a inclusão de Rafael França de Pina. A resposta foi de que a comissão oficial ainda não existe; e que o grupo informal é formado apenas por membros da situação, não havendo motivo para incluir quem se declara independente.

Essa comissão oficial terá como função analisar a proposta da 777 Partners e emitir um parecer, favorável ou não, aos conselheiros, que levarão em conta a opinião do grupo para votar na reunião do CD a aprovação da oferta.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.