Conheça o projeto de lei que visa declarar o Candinho como patrimônio histórico

Candinho, espaço que a torcida do Vasco da Gama usa para assistir aos jogos, pode virar patrimônio histórico; veja projeto de lei.

Vascaínos assistiram ao jogo contra o Athletico-PR no Candinho
Vascaínos assistiram ao jogo contra o Athletico-PR no Candinho (Foto: Emanuelle Ribeiro)

Tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro um Projeto de Lei que visa a declarar o Centro Cultural Cândido José de Araújo, lugar onde o Vasco foi criado em 1898, patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio. A proposta consta no Diário Oficial desta sexta-feira e ainda será votada.

O projeto não tem natureza de tombamento, portanto, não impede modificações nas características do imóvel situado no bairro da Gamboa, centro do Rio.

O Candinho, como é chamado pelos torcedores, foi batizado assim em homenagem ao primeiro presidente negro da história do Vasco. O local, mantido com ajuda de doações de vascaínos, estava fechado desde 2021 e foi reaberto em abril deste ano. O espaço tem sido usado para reunir os vascaínos para ver os jogos que o time faz fora do Rio de Janeiro.

O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 no imóvel localizado atualmente na Rua Sacadura Cabral 345. A ideia dos mantenedores do Candinho é manter uma programação cultural e ser um espaço de encontro e debates.

Cândido presidiu o Vasco por dois anos, de agosto de 1904 a agosto de 1906. Foi eleito apenas 16 anos depois da abolição da escravatura no país. Durante o seu mandato, o clube conquistou seu primeiro título, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 24 de setembro de 1905.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.