Conheça detalhes dos primeiros passos de Juninho Pernambuco no futebol

O Juninho Pernambucano se destacou no futsal, depois iniciou o futebol no Sport, e foi para o Vasco da Gama onde se destacou.

Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco
Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco

Ele virou Reizinho e foi coroado no Rio de Janeiro. Mas antes de conquistar os súditos cariocas e mundo afora, Juninho Pernambucano começou a construir seu título de majestade no Recife, onde nasceu, cresceu se destacando no futsal, e deslanchou de vez no futebol de campo pelo Sport. A história deste início é o tema do terceiro e último episódio da segunda temporada da Série Imortais.

O primeiro time de Juninho foi o Albatroz, equipe de futsal feita, inicialmente, para gerar atividades às crianças de férias no condomínio onde ele morava com a família. Mas a equipe ficou um pouco mais séria ao ganhar um torneio aberto sub-10 contra equipes grandes da capital: Santa Cruz, Náutico e Sport. E ele foi o artilheiro.

“Juninho desde pequeno gostou da bola. Não só de futebol, mas de vôlei, basquete… A bola que você desse a ele, demonstrava muita qualidade”, lembra Betinha Reis, uma das irmãs do ex-jogador.

Depois de se destacar em competições juvenis e infanto-juvenis de futsal por Náutico, Banorte e Votorantim, Juninho precisou convencer principalmente o pai a começar na carreira de futebol. Entre os causos contados pelos familiares no episódio, Seu Antônio costumava furar as bolas que tinha em casa para que o jovem focasse nos estudos.

Após quase jogar pelo Santa Cruz, Juninho passou num teste pelo Sport em 1991, onde iria atuar no time que sempre sonhou.

– Perguntei onde morava, onde estudava. Só Classe A. Aí eu digo: “Rapaz, tu galego, branco, do olho claro, viesse fazer o quê?” Acostumado só a receber gente da periferia, pessoal que veio tentar a vida através do futebol. Foi uma grande surpresa receber Juninho – lembra Hugo Benjamin, coordenador de base do Sport.

“No começo era engraçado, porque eu vim de Rio Doce (bairro de Olinda), morava dentro do mangue, e Juninho já tinha até um estilo físico de um playboy”, lembra bem-humorado o ex-meia Chiquinho, parceiro na base do Leão.

Tanto Chiquinho como os ex-zagueiros Adriano e Sandro – todos do timaço de 1994 do Sport – também são responsáveis por contar boas histórias do início de Juninho. Sejam elas engraçadas, relacionadas ao medo do ex-jogador de andar de elevador, e outras diretamente relacionadas ao futebol, como os primeiros treinos das mortais cobranças de falta que virariam marca registrada.

Após títulos do Pernambucano e do Nordestão daquela temporada, além de boa campanha no Brasileiro, não demoraria para Juninho deixar a Ilha do Retiro. Foi para o Vasco, onde ganhou estadual, dois Brasileiros e Libertadores. Depois, no Lyon, foram sete títulos do Campeonato Francês. E o ponto alto na seleção brasileira, com gol e titularidade em dois jogos na Copa do Mundo de 2006.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.