Conheça Cauan Barros, garoto lançado pelo Vasco, que tem origem indígena

O garoto Cauan Barros, de apenas 18 anos, promovido ao profissional do Vasco da Gama, é da etnia dos Pankararus, em Pernambuco.

Cauan Barros em campo pelo Vasco contra o Nova Iguaçu
Cauan Barros em campo pelo Vasco contra o Nova Iguaçu

Destaque do Vasco nas categorias de base, Cauan Barros teve sua segunda oportunidade no profissional ao entrar na vitória por 2 a 0 contra o Nova Iguaçu, na última terça-feira. O jovem de 18 anos está no clube desde o sub-15 e tem uma história curiosa.

Natural de Pernambuco, o volante é indígena da etnia dos Pankararus e já é uma estrela na tribo que fica situada às margens do Rio São Francisco.

Cauan Barros tem contrato com o Vasco até junho de 2025. O clube possui 70% dos seus direitos econômicos.

Cauan Barros começou a trajetória no futebol influenciado pelo pai. Ao perceber que o jovem se destacava entre os garotos da tribo, Seu Clecio o levou para fazer testes em clubes pelo Brasil. Foi assim que o volante chegou ao Primavera, time do interior de São Paulo ao qual pertencem os outros 30% dos direitos.

Ainda aos 15 anos, porém, as atuações nos campeonatos locais de São Paulo o fizeram chamar a atenção do Vasco. Em 2019, o jogador passou a integrar o time sub-15 em São Januário e não saiu mais do clube.

Cauan tem origem indígena
Cauan tem origem indígena

Eliseu Aparecido, presidente do Primavera, falou ao ge sobre o período no qual o jovem atuou pelo time paulista e se mostrou contente com o atual momento do jovem no Vasco:

– Ele treinava conosco, chegou aqui no sub-13. Nós alocamos a família dele, o pai dele ficou empregado aqui no clube para que ele pudesse jogar pelo Primavera. Ele vinha se destacando e então teve uma visita de observadores do Vasco que gostaram bastante do Cauan. Ele passou por um período de avaliação e foi para o sub-15. Hoje ele está atuando no profissional para a alegria de todos.

São cerca de 7 mil Pankararus cadastrados no Governo Federal. Muitos ainda vivem no local de origem e em casinhas simples de barro, mas, por influência do jogador, estão em alta na aldeia antenas de televisão. Ele é estrela por lá.

Em 2021, ano em que Barros foi destaque do Vasco no sub-17 ao ser campeão carioca e vice do Brasileirão na categoria, o Esporte Espetacular fez uma reportagem contando as origens do atleta. Confira no vídeo abaixo:

Contrato profissional e destaque na Copinha

Ainda em 2021, aos 17 anos, Cauan Barros assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. No ano passado, o volante se lesionou e acabou perdendo a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior. Recuperado ao longo da temporada, porém, ele rapidamente se tornou titular no sub-20 e foi para a Copinha deste ano como um dos pilares da equipe.

Mesmo com a eliminação na segunda fase para o Ibrachina, Barros foi um dos destaques do Vasco no torneio, sendo titular em todos os jogos. A importância no time chamou a atenção de Maurício Barbieri, que logo o integrou ao elenco profissional – o atleta balançou as redes uma vez na Copinha, contra o Hercílio Luz, ainda na fase de grupos (vídeo abaixo).

Igor Guerra, treinador de Cauan Barros no sub-17 e no sub-20 do Vasco, disse que o jovem pode agregar muito ao profissional nesta temporada, principalmente nos quesitos defensivos. Além disso, o técnico, que deixou o clube ao fim da temporada passada, fez questão de falar que o volante também evoluiu muito ofensivamente nesse processo até ser integrado ao elenco principal.

– O ponto forte do Barros sempre foi a parte defensiva, é um atleta muito forte na marcação, se impõe fisicamente e tem um bom aproveitamento nas bolas aéreas. Ele pode dar uma segurança defensiva ao Barbieri este ano. Desde fevereiro de 2021 até outubro de 2022, quando eu trabalhei com ele pela última vez, ele evoluiu muito ofensivamente – disse Igor Guerra.

– É um atleta muito dedicado, muito intenso dentro de campo, e tem aquela característica do “box to box”. Ele adquiriu isso auxiliando tanto no momento de construção quanto na hora de finalizar na área. Inclusive, costuma a fazer gols como elemento surpresa – completou o ex-técnico da base do Vasco.

Barros estreou profissionalmente no empate em 1 a 1 contra o Audax, ainda na segunda rodada do Carioca. No último jogo, contra o Nova Iguaçu, o jovem foi novamente selecionado para entrar no decorrer da segunda etapa.

Com o volante provavelmente entre os relacionados, o Vasco volta a campo no próximo domingo, contra o Fluminense. O primeiro clássico do ano para o time de São Januário será realizado às 18h, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Cauan Barros
Comente

Veja também
Torcedor do Fluminense tatua Fernando Diniz no peito 

O psiquiatra Rodrigo Borghi afirmou que a admiração pelo técnico Fernando Diniz continua mesmo com ida para o Vasco.

Loide pode ser titular contra o Fluminense

Sem Philippe Coutinho para o clássico diante do Fluminense, Loide Augusto pode ser um dos titulares contra o Fluminense.

Nuno Moreira revela sua reação na disputa de pênaltis: ‘Só rezei a Deus’

Substituído no segundo tempo contra o Operário, Nuno Moreira revela sua reação durante disputa de pênaltis que classificou o Vasco da Gama.

Conheça 5 curiosidades do clássico entre Vasco e Fluminense

O Vasco da Gama enfrenta o Fluminense pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro; veja 5 curiosidades sobre o clássico.

Vasco confia em reversão rápida do transferban na Fifa

O Vasco vive expectativa de que haja uma reversão rápida do transferban, aplicado pela Fifa devido à dívida com o Nantes.

Nuno Moreira explica motivos que o fizeram sentir-se em casa no Vasco

Uma das principais contratações do Vasco da Gama 2025, Nuno Moreira está adaptado ao Rio de Janeiro e explica a razão.

Souza confia em evolução de Payet com Diniz: ‘Vai subir moralmente’

Ex-jogador do Vasco da Gama, Souza revela admiração do Payet pelo trabalho de Diniz e acredita em crescimento do meia.

GB entra no radar de Diniz e pode pintar no time principal do Vasco

Cria da base do Vasco da Gama, GB deve voltar a receber oportunidades na equipe profissional com Fernando Diniz.

Tiros próximos ao CT do Vasco repercutem na imprensa internacional

Episódio de violência que interrompeu entrevista de jogadores do Vasco da Gama estampou jornais da mídia internacional.

Diniz quebra a cabeça para escalar Vasco sem Coutinho; veja opções

Suspenso pelo terceiro amarelo, Philippe Coutinho não enfrenta o Fluminense, neste sábado (24), pelo Brasileiro.