Conheça a relação de Pelé com o Vasco; Clube lamenta morte do Rei

Vascaíno desde a infância, o Pelé disputou quatro partidas pelo Vasco da Gama antes de ser campeão do mundo.

Pelé com a camisa do Vasco em 1957
Pelé com a camisa do Vasco em 1957 (Foto: Divulgação/Vasco)

No futebol brasileiro, Pelé defendeu oficialmente apenas o Santos. No entanto, desde o início da carreira do Rei outros times se fizeram presentes, inclusive o Vasco. No adeus ao maior jogador de todos os tempos, o ge lembra a ligação de Pelé com o clube, desde um torneio com a camisa vascaína quando o astro tinha apenas 16 anos até a origem do apelido de Edson Arantes do Nascimento.

Vascaíno desde a infância, como revelou em algumas oportunidades, Pelé jogou quatro partidas pelo Vasco antes de ser campeão do mundo. A estreia foi em um dos primeiros brilhos da carreira do Rei, no palco que anos depois o consagraria com o milésimo gol de sua carreira.

Em 1957, Vasco e Santos realizaram um combinado no Maracanã. Enquanto os jogadores principais das duas equipes viajavam pela Europa, as diretorias concordaram em fazer uma equipe com os atletas mais jovens dos dois times e enfrentar outros times. Com 16 anos, Pelé recebeu oportunidade.

A majestade, ainda precoce, reinou. Aquele jovem atacante marcou três gols e deu duas assistências contra o Belenenses, de Portugal, na primeira partida pelo Vasco e no Maracanã. Na vitória por 6 a 1, a imprensa carioca e os torcedores logo se renderam a Pelé, que foi destaque em todos os jornais no dia seguinte.

Veja o resumo do jogo

Pelé – sempre Pelé, como se verifica – marcou o quarto tento”

— reportagem no Jornal O Globo após Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses

Resumo do jogo Vasco x Belenenses
Resumo do jogo Vasco x Belenenses (Foto: Acervo “Jornal O Globo”)

Ainda com 16 anos, Pelé (ou Pelê, já que a imprensa carioca não sabia como chamá-lo) não pensava em Seleção, mas era nítido que a primeira convocação não iria demorar muito depois de encher os olhos dos torcedores e espectadores no Maracanã.

Em outros três jogos, a equipe empatou com o Dínamo Zagreb, da Croácia, Flamengo e São Paulo, todos por 1 a 1, com gols de Pelé nos confrontos. No clássico carioca, o Rei marcou um gol sensacional, como destacou o jornal O Globo.

Pelé nunca escondeu sua paixão pelo Vasco. Em 2020, revelou gratidão pelo clube por ter sido lançado neste torneio, no combinado das duas equipes. O Rei do Futebol reafirmou ser vascaíno e disse que, se pudesse escolher outro time para ter defendido, escolheria o Vasco.

– Se eu tivesse que escolher um clube para ter jogado, eu escolheria o meu Vasco. Mas eu defendi o Vasco, mesmo que por poucos jogos. Foi o time que me deu essa oportunidade. Foi lá que eu me tornei conhecido no mundo todo, foi um combinado Santos e Vasco e jogamos com a camisa do Vasco – disse Pelé ao “Canal Pilhado”.

– Fui não, sou Vasco. Para quem não se lembra, sou ainda. Todo mundo começou a me questionar, e eu disse: “Tenho direito de escolher, porque meu time todo mundo sabe que é o Santos, eu jogo pelo Santos”. Mas eu sou vascaíno, porque naquela época meu pai jogava com um jogador que chamava Marinho, centroavante, mais jovem, que depois foi para o Vasco – completou.

O sucesso no campeonato gerou um impacto imediato na carreira de Pelé. Uma semana depois, o fenômeno que estava nascendo no futebol mundial era convocado pela primeira vez para a Seleção. Alguns dias mais tarde, o Rei estreava pelo Brasil contra a Argentina, no Maracanã, na derrota por 2 a 1 – e é claro que o garoto deixou o gol dele.

A relação com o Vasco e o Maracanã não parou em 1957. Doze anos depois, o Rei entrou para a história do futebol ao marcar o milésimo gol da carreira – contra o time do coração, no estádio em que deu os primeiros passos na seleção brasileira.

Vasco e Santos empatavam em 1 a 1 em uma partida válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, quando Pelé foi derrubado por Fernando Silva e o árbitro marcou pênalti. O próprio camisa 10 cobrou e chegou ao gol 1000 na carreira.

Até o apelido do astro tem relação com o Vasco. O pai de Pelé, Dondinho, foi jogador do Vasco de São Lourenço, de Minas Gerais. O goleiro da equipe se chamava Bilé e, por acaso, o nome inspirou os amigos de infância de Edson a chamá-lo dessa forma. Veja a história do apelido completa aqui.

No ano passado, o Vasco presenteou Pelé com camisas do clube, um quadro com várias fotos do Rei com a camisa vascaína e uma homenagem com o título de sócio honorário do clube.

Após a confirmação da morte de Pelé, o Vasco homenageou o Rei nas redes sociais e lembrou a torcida do maior jogador de todos os tempos.

– Descanse em paz, Rei do Futebol e grande vascaíno de coração – escreveu o Vasco.

Publicação do Vasco lamentando a morte de Pelé

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Pelé
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.