Conheça a história do gol que Dinamite não conseguiu marcar contra o Vasco

Roberto Dinamite perdeu chance incrível de marcar contra o Vasco da Gama, quando atuava pelo Portuguesa-SP.

Dinamite nos tempos de Portuguesa
Dinamite nos tempos de Portuguesa (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Morreu neste domingo o maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite, aos 68 anos. Ele vinha fazendo tratamento para combater um tumor no intestino desde o fim de 2021. O ex-atacante faleceu aos 68 anos e deixou muitos gols e jogadas bonitas numa trajetória cheia de recordes imbatíveis no Brasil.

Apesar da consagração e ligação com o Vasco, Dinamite ainda vestiu outras três camisas. Teve curtas passagens pelo Barcelona em 1979 e 1980 e também defendeu a Portuguesa de Desportos, de São Paulo, e o Campo Grande (RJ) no fim da carreira.

Em 1989, ele enfrentou o Vasco, pela Portuguesa, pela primeira vez na carreira. O duelo foi marcante para Dinamite e para a torcida vascaína. Roberto foi saudado aos gritos de “rei” pela torcida vascaína, entrou em campo com a camisa da Lusa, mas com crianças vestidas de Vasco.

A situação foi ainda mais atípica porque o artilheiro de todas as edições do Brasileiro – 190 gols ao todo e nove em 17 jogos, atrás apenas de Tulio (11, pelo Goiás) e Bizu (10, no Náutico), em 1989 – perdeu chance incrível de maneira que nunca soube explicar.

O confronto aconteceu na reta final da primeira fase num empate por 0 a 0 no dia 21 de outubro – a Portuguesa terminou na frente do Vasco na classificação, mas terminaria em sétimo lugar. O Vasco de Bebeto foi campeão brasileiro.

Veja a reportagem sobre o jogo

O lance aconteceu no final daquele confronto. Roberto recebeu na medida na frente do goleiro Acácio, em São Januário, para marcar, mas não conseguiu acertar em cheio. Furou e perdeu a chance de marcar contra o clube que o revelou e contra os torcedores que o idolatraram durante toda a carreira.

– Nunca tinha vivido aquilo. Foi um jogo difícil para mim, pela primeira vez vestir uma outra camisa em São Januário contra o Vasco. Não dormi bem à noite. Tive uma oportunidade no final do jogo. Passe de Toninho e quando virei para finalizar, girei o corpo e a impressão que tive foi que alguém me deu uma rasteira, uma banda, eu caí e a bola foi embora – recordou Roberto Dinamite em entrevista.

Pelo Campo Grande, em 1991 – a equipe ficou na quinta colocação, atrás apenas dos quatro grandes no Carioca -, houve dois confrontos com o Vasco, mas ele não jogou.

– Os jogadores da Portuguesa brincaram: “Você não quis fazer o gol”. Eu falei: ‘Não, parece que alguém me derrubou’, não deu para explicar. Mas não consegui marcar em São Januário. Coisas que acontecem, é o sobrenatural.

Com Bebeto retirado do Flamengo antes da competição, o Vasco terminaria campeão brasileiro pela segunda vez. O ídolo vascaíno, então com 35 anos, comandou a boa campanha da Lusa, dirigida por outro ex-vascaíno, Antônio Lopes. A Portuguesa terminou a primeira fase em terceiro lugar, na frente do próprio Vasco, e se classificou para a fase final.

Na ocasião da partida contra o Vasco, em reportagem de campo, Roberto Dinamite lamentou ter que enfrentar o ex-clube.

– Eu não digo que foi uma tarde especial. Eu não gostaria de ter essa tarde.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Roberto Dinamite
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Relacionados do Vasco contra o Vitória

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória neste domingo, pelo Brasileiro.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco encaminha contratação de Álvaro Pacheco

O técnico Álvaro Pacheco aceitou o contrato de um ano do Vasco da Gama, com metas para renovar por mais um.

Camisa do Vasco terá patch em apoio ao Rio Grande do Sul
Vasco usará camisa com patch e leiloará em prol do Rio Grande do Sul

Com o dinheiro arrecadado no leilão das camisas, que serão autografadas, será destino a ajudar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Mavi comemorando gol pelo Vasco
Vasco se classifica para a 3ª fase do Brasileiro Feminino A3; Andressa comemora

As meninas do Vasco derrotaram o Pinda por 4×0, e se classificaram para a terceira fase do Campeonato Brasileiro A3.

Jogadores do Vasco em São Januário
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Vitória às 18:30 em São Januário

O Vasco da Gama conta com a força da torcida para vencer o Vitória para se reerguer no Campeonato Brasileiro.