Confira o retrospecto de técnicos estrangeiros no Vasco

Aos 63 anos, Ramón Díaz será o 10° treinador estrangeiro da história do Vasco da Gama, sendo o 4º argentino.

Ramón Díaz comandando treino do Vasco
Ramón Díaz comandando treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Regularizado a tempo no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, o técnico Ramón Díaz fará a sua estreia no comando do Vasco neste domingo (23), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, para compromisso contra o Athletico-PR, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino será o 10° comandante estrangeiro da história do clube – e o quarto argentino.

Contratado para tirar o clube carioca de uma difícil situação no Brasileirão, com somente nove pontos e na lanterna, o veterano de 63 anos teve a sua contratação bastante festejada pela torcida vascaína, que deposita confiança no seu trabalho.

Campeão da CONMEBOL Libertadores com o River Plate em 1996, Díaz já passou por muitos clubes de camisa pesada, seja na América do Sul ou no exterior. No seu último trabalho, no Al Hilal, da Arábia Saudita, além de bicampeão nacional, foi vice do Mundial de Clubes do Marrocos, eliminando inclusive o Flamengo na semifinal, pegando o Real Madrid na decisão.

Porém, o que diz o retrospecto dos técnicos estrangeiros que passaram por São Januário? Com base em dados do Centro de Memória CRVG e Grupo Pesquisa Vasco, o ESPN.com.br faz um resumo dos “gringos” que comandaram o Cruzmaltino.

Fundado em 1898, o clube de São Cristóvão teve o seu primeiro técnico estrangeiro em 1922. E foi um uruguaio que já chegou com o pé direito ao Vasco.

Depois de comandar a seleção uruguaia e os rivais Fluminense e Flamengo, Ramón Platero chegou a São Januário e, no ano seguinte, conquistou o primeiro título de Campeonato Carioca do Vasco, no histórico time do Camisas Negras. No ano seguinte, repetiu a dose, faturando o bicampeonato.

Após as conquistas, o uruguaio assumiu o comando até mesmo da seleção brasileira, em 1925, se tornando o primeiro estrangeiro a ser técnico da Amarelinha. Depois, ainda comandou Santos e Palmeiras – à época Palestra Itália – antes de voltar ao Vasco em 1938, e depois em 1939, mas desta vez sem taças conquistadas.

Logo depois da saída de Platero após sua primeira passagem, o Vasco trouxe o inglês Henry Welfare, nascido em Liverpool e que, inclusive, foi atacante do Fluminense. A primeira passagem durou 10 anos, entre 1927 a 1937, período marcado pelo tricampeonato carioca: 1929, 1934 e 1936.

Em seguida, o inglês ainda teve outras duas passagens por São Januário (1940 a 1942 e 1942 a 1943), mas, assim como Platero, não conseguiu repetir o sucesso da primeira.

Depois da dupla, o Cruzmaltino ainda teve outros seis estrangeiros até a década de 1960:

  • Carlos Scarone (uruguaio), de 1938 a 1939
  • Ondino Viera (uruguaio), de 1943 a 1946
  • Ernesto Santos (português), em 1946
  • Roque Calocero (argentino), de 1946 a 1947
  • Filpo Núñez (argentino), 1960, inclusive tio do atual comandante do Internacional, Eduardo Coudet
  • Abel Picabéa (argentino), de 1960 a 1961

Porém, entre todos estes treinadores, somente Ondino Viera conseguiu destaque e faturou cinco títulos, incluindo o Carioca de 1945.

Depois, o Vasco teve um hiato de quase 60 anos sem um técnico estrangeiro, que terminou em 2020, com a chegada do português Ricardo Sá Pinto. Entretanto, foi também o treinador de fora que menos tempo ficou.

Sá Pinto chegou ao clube em meio a uma pandemia e também a um momento conturbado do Cruzmaltino, que terminou aquela temporada rebaixado à Série B. O técnico português dirigiu o Vasco em apenas 15 jogos, com um desempenho bem ruim: seis derrotas, seis empates e somente três vitórias.

Contratado em outubro, foi demitido no dia 29 de dezembro, dando lugar a Vanderlei Luxemburgo, que não conseguiu livrar o Vasco do rebaixamento na Série A. Atualmente, Sá Pinto está no Apoel, do Chipre.

Próximos jogos do Vasco

  • Athletico-PR (C) – 23/07, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Corinthians (F) – 29/07, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Grêmio (C) – 06/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.