Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho em entrevista coletiva (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

Ao terminar o ano em décimo no Brasileirão, evidenciou-se que existem lacunas no elenco do Vasco que precisam de preenchimento. Afinal, muito se falou sobre a falta de soluções dentro do plantel ao longo de 2024.

Dessa forma, o Jogada10 analisou o time do Cruz-Maltino, que precisa de reforços para 2025. Mas quais são as posições que precisam de maior atenção dos dirigentes? Confira na análise abaixo.

Goleiros

O Vasco precisa de um reserva para Léo Jardim. Afinal, Keiller, cedido pelo Inter, não deve ter o empréstimo renovado. Jardim goza de prestígio, atuando todas as 76 partidas das duas últimas edições do Brasileirão. Mas, sem Keiller, a profundidade da posição fica restrita a jovens goleiros da base, como Pablo (21 anos) e Phillipe Gabriel (18).

Necessidade: reserva imediato.

Laterais

A única unanimidade na posição é pelo lado esquerdo, com Lucas Piton, que participou de 14 gols na temporada. Caso Leandrinho e Victor Luís permaneçam, é possível que não haja investimentos maiores no setor. Na lateral-direita, Paulo Henrique é o titular, com Puma Rodríguez correndo por fora e surgindo sempre que PH não está apto. Ambos viveram temporada de altos e baixos e, por mais que não seja uma prioridade, um lateral-direito que entregue consistência pode vir a calhar.

Necessidade: lateral-direito.

Zaga

O principal calcanhar de Aquiles do Vasco. A equipe encerrou a temporada com 82 gols sofridos, sendo 56 no Brasileirão – só três times sofreram mais gols no torneio. João Victor surge como titular absoluto, apesar das quatro expulsões no ano e algumas falhas. Já Maicon e Léo sofreram ainda mais, com erros recorrentes. Rojas mal teve oportunidades e já até deixou a equipe.

Necessidade: um titular e um reserva.

Volantes

As lesões de Paulinho e Jair causaram um duro golpe no ano Cruz-Maltino. Afinal, eles se machucaram no começo da temporada e só voltaram na reta final, com Mateus Carvalho, de apenas 22 anos, precisando segurar um piano pesado no meio. Hugo Moura chegou e ajudou no setor, participando, inclusive, de lances ofensivos. Um primeiro volante marcador, porém, pode resolver problemas defensivos da equipe carioca. Sforza chegou cru da Argentina e não se encontrou em seu primeiro ano no Brasil, mas, se evoluir, pode se tornar peça importante no plantel.

Necessidade: primeiro volante titular.

Meias

Qual outro time no mundo possui Dimitri Payet e Philippe Coutinho na meiuca? Somente o Vasco. Ambos, no entanto, não vivem o auge físico, com pouco espaço para atuarem juntos, já que o centroavante Vegetti tampouco volta para marcar, o que deixa o time vulnerável. Assim, ter um como titular e outro como reserva soa como boa opção, mas, sem dinheiro no caixa, o preço pela dupla pode ser acima do que o Vasco deseja pagar (são os maiores salários do elenco). Estrella, jovem da base, deve voltar de lesão e ampliar as opções no setor em 2025.

Necessidade: reposição para eventuais saídas de Coutinho e/ou Payet.

Pontas

Outro grande problema vascaíno em 2025. David e Adson chegaram no começo do ano e, apesar de demorarem a engrenar, tornaram-se peças fundamentais no time, com muitas opções de jogo pelos lados. Tal qual Jair e Paulinho, porém, ambos se machucaram – estes, na reta final da temporada. Assim, as beiradas passaram de trunfo a problema num estalar de dedos. Jean David, Emerson Rodríguez, Maxi Dominguez e Rossi não se encontraram no setor. A lesão de David, porém, é grave e ele só voltará no segundo semestre de 2025, o que evidencia a necessidade por reforços.

Necessidade: ponta-esquerda titular e ponta-direita reserva.

Ataque

O Vasco jogou a maior parte da temporada com Vegetti sendo o único centroavante da equipe. O craque não decepcionou, anotando 23 gols no ano e sendo o artilheiro da Copa do Brasil. Sua falta de mobilidade, porém, às vezes o atrapalha contra times de defensores altos, que atrapalham o jogo aéreo do Pirata, tido como dos melhores cabeceadores do mundo. Rayan, atacante mais móvel na base, praticamente só foi utilizado na ponta direita (visto que é canhoto) e não rendeu como fazia nas categorias inferiores. Com a probabilidade de venda da joia, o Vasco deve buscar um atacante para fazer sombra a Vegetti.

Necessidade: centroavante reserva.

Fonte: Jogada 10

2 comentários
  • Responder

    Piton unanimidade? De onde esse estagiário tirou isso?
    Na verdade somente quem deveria ficar seria somente Léo Jardim, Vegetti, Paulinho, Jair, Adson e o Deivid.
    O resto é resto, pode jogar no lixo.

  • Responder

    Esperando sair a notícia da venda de Léo Pelé para soltar os fogos todos guardados aqui desde o último título do Vasco!

Comente

Veja também
Freira vascaína viraliza após ganhar camisa do Vasco e ir a São Januário

Vascaína desde criança, freira viraliza após ganhar camisa do Vasco da Gama e assistir jogo em São Januário.

Vasco anuncia saída de De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para a temporada, De Lucca rescinde com o Vasco da Gama e acerta com o Cuiabá.

Léo Jardim está na lista dos 100 melhores goleiros do mundo do CIES

Ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte tem Léo Jardim entre os melhores goleiros do mundo.

Vegetti tem bom início de temporada e supera números de 2024

Destaque do Vasco da Gama na temporada, Vegetti tem bons números e supera marca do mesmo período no ano passado.

Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.

De Lucca deixa o Vasco e acerta com o Cuiabá

Sem oportunidades no Vasco da Gama, o volante De Lucca está de malas prontas para se transferir para o Cuiabá.

Rivellino vê Vasco como candidato ao rebaixamento e faz alerta

Ex-craque da Seleção Brasileira, Rivellino não acredita que o Vasco da Gama possa fazer uma grande campanha no Brasileiro.

Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.