Confira os números e estatísticas de Coutinho pelo Vasco

O meia Philippe Coutinho foi anunciado como novo reforço do Vasco da Gama para a temporada, após 14 anos de sua saída.

Philippe Coutinho está de volta ao Vasco
Philippe Coutinho está de volta ao Vasco

Philippe Coutinho voltou para o Vasco da Gama e a torcida do Gigante não poderia estar mais satisfeita. 14 anos depois da saída, o Pequeno Mágico chega mais vitorioso, experiente, e com o peso de ser um ídolo nas costas. O cenário é bem diferente do de 2009, quando estreou. Veja os principais números dele na época!

Uma história gigante

A primeira passagem de Philippe Coutinho pelo Vasco da Gama foi bastante significativa para o início da carreira do jogador. Coutinho ingressou nas categorias de base do Vasco quando tinha apenas sete anos, destacando-se desde cedo por sua habilidade técnica e visão de jogo.

Ele subiu para o time profissional em 2009, com apenas 16 anos. Embora ainda jovem, Coutinho demonstrou rapidamente seu talento e potencial, o que chamou a atenção de clubes internacionais. Durante sua primeira passagem pelo Vasco, ele ajudou o time a ganhar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2009, garantindo o retorno à Série A.

Em 2008, antes mesmo de estrear pelo time principal, Coutinho foi vendido para a Inter de Milão, mas ficou no Vasco por empréstimo até completar 18 anos. Ele finalmente se transferiu para o clube italiano em 2010, marcando o fim de sua primeira passagem pelo Vasco.

Neste período, atuou em 43 jogos, marcando cinco gols e dando duas assistências. Sua estreia aconteceu em 19/06/2009, contra o Duque de Caxias, em São Januário. O primeiro gol, na goleada de 6 a 0 contra o Botafogo, em 2010. E a despedida, que se mostrou um breve ”até logo”, aconteceu numa partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

O retorno do mago

Coutinho chega por empréstimo de um ano, cedido pelo Aston Villa, da Premier League. O meia-atacante tem contrato com o clube inglês até junho de 2026. Ele retorna ao Cruz-Maltino após 14 anos, quando deixou o time para se juntar a Inter de Milão.

Voltar ao Vasco, clube que o revelou, sempre foi uma vontade de Philippe Coutinho. Agora, o desejo se tornou realidade. Para que isso fosse possível, o jogador topou reduzir seu salário e fez exigências ao clube. Ele esteve na mira do Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio. No entanto, apenas o Cruz-Maltino estava nos planos do meia-atacante.

– É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta – disse o jogador ao site oficial do clube.

Após deixar o Vasco em 2010, aos 19 anos, Philippe Coutinho fez a carreira na Europa. No Velho Continente, o jogador teve passagens pela Inter de Milão, Espanyol, Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa. Ainda jogou no AL-Duhail, do Qatar, onde estava emprestado antes de retornar ao Gigante.

Em sua carreira, Coutinho conquistou o Campeonato Brasileiro Série B (2009), Mundial Sub-20 (2011), Copa Itália (2010/2011), Supercopa da Itália (2010/11), Copa do Rei (2017/18), Supercopa do Rei (2018), duas La Liga (2017/18 e 2018/19), Bundesliga (2019-20), Copa da Alemanha (2019-20), Champions League (2019-20) e Copa América (2019).

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Fortaleza
Vegetti é eleito o craque do jogo contra o Cuiabá

O atacante Vegetti marcou dois gols na partida contra o Cuiabá, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti encerra o ano no Vasco no topo da artilharia com 23 gols

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti marcou duas vezes na vitória contra o Cuiabá, pela última rodada do Brasileiro.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga manifesta torcida pelo Vasco e esperança por títulos

Treinador vitorioso do futebol brasileiro, Abel Braga revelou que sempre torce pelo sucesso do Vasco da Gama.

Felipe em entrevista coletiva após vitória do Vasco
Felipe revela incômodo com posição do Vasco no Brasileiro e projeta 2025 melhor

Diretor do Vasco da Gama e treinador do time na reta final do Brasileiro, Felipe analisou a temporada do Cruzmaltino.

Time do Vasco no ginásio de São Januário
Vasco enfrenta o Minas Tênis pelo NBB nesta segunda; veja onde assistir e horário

Vasco da Gama recebe a equipe do Minas Tênis Clube, em São Januário pela 10ª rodada do Novo Basquete Brasil.