Confira o que mudou no Vasco com a volta de Luxemburgo

O time do Vasco da Gama voltou a ter confiança e apresentar um bom futebol após o retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Vanderlei Luxemburgo em jogo contra o Atlético-MG
Vanderlei Luxemburgo em jogo contra o Atlético-MG (Foto: André Durão)

Desde o início do Brasileirão, o torcedor vascaíno viveu emoções diferentes e uma irregularidade na tabela. O time chegou a liderar a competição sob o comando de Ramon Menezes, e conviver com o fantasma do rebaixamento com o português Sá Pinto. Contudo, com o retorno de Vanderlei Luxemburgo, o Cruz-Maltino voltou a apresentar um bom futebol e dar esperança à sua torcida.

No entanto, ainda restam seis jogos para que o Gigante da Colina confirme a permanência na elite do futebol brasileiro. O time segue em Atibaia, São Paulo, e se prepara para o duelo decisivo contra o Bahia, domingo, às 16h, em São Januário. Na quarta, Luxa preparou um churrasco com direito a samba para unir ainda mais o grupo. Já nesta quinta, o trabalho foi intenso como pode ser observado no vídeo abaixo.

Aumento da confiança da equipe

Ao longo das últimas semanas, alguns jogadores destacaram o aumento da confiança com a volta do treinador. Para eles, um dos fatores é a passagem de Luxa pelo clube em 2019, e o conhecimento que ele tem do grupo. Em campo, essa questão é notória e o que se vê são atletas com mais entrega e tendo consciência do papel de cada um no esquema tático implementado.

– Claro que não é só minha e do Castan (liderança), há muitos jogadores que podem compartilhar e dividir com os mais jovens as responsabilidades. Ele faz um trabalho de valorização de todos, dá liberdade e responsabilidade para tomar decisões, mas ao mesmo tempo cobrando responsabilidade com todo o processo que envolve esse momento da temporada. É um momento em que não podemos vacilar. Esse conhecimento que ele tem sobre a gente é fundamental nesse momento – disse Fernando Miguel.

Mais intensidade e toque de bola

O treinador voltou restando apenas doze partidas para o fim da competição. Com o resgate da confiança, o time passou a não rifar mais a bola e apresentar um futebol mais qualificado. Apesar do elenco apresentar limitações, o Gigante da Colina tem trabalhado mais a bola a partir da defesa.

Na vitória sobre o Atlético-MG, o terceiro gol foi bastante elogiado pelo treinador, que afirmou que o problema é mais mental e que a equipe sabe jogar bola. Com mais segurança, a intensidade aumentou, com jogadores mais próximos um dos outros e um jogo mais vertical, visando sempre o gol e a vitória.

– Depois de uma derrota de quatro, buscar equilíbrio para enfrentar um adversário que está lá em cima. Conseguimos buscar o equilíbrio para nos recuperarmos. Estou saindo para casa com o sentimento de dever cumprido. O terceiro gol que vocês fizeram é de time que sabe jogar bola, é isso que quero de vocês: joguem bola. Sofrer, sim, vamos sofrer. Mas é isso – disse Luxemburgo aos jogadores após vitória sobre o Atlético-MG.

Um volante mais fixo para dar segurança à defesa

Nesses seis jogos em que a equipe atuou sob o comando de Luxemburgo, um nome tornou-se peça chave no esquema adotado pelo treinador. Trata-se do jovem Bruno Gomes, de apenas 19 anos, que deu mais segurança à defesa, e liberdade para Léo Gil fazer o corredor pela esquerda.

A pior atuação do time neste momento decisivo foi justamente quando Bruno não esteve em campo. No primeiro tempo da goleada sofrida para o RB Bragantino, o meio-campo Cruz-Maltino não viu a cor da bola e praticamente foi encurralado pelo adversário.

Resgate de atletas importantes

Durante o ano de 2020, alguns jogadores importantes do elenco vascaíno não conseguiram ter regularidade e foram questionados pela torcida. Dois deles tiveram uma forte ligação com Luxemburgo e se destacaram na primeira passagem do comandante pelo clube em 2019: Yago Pikachu e Talles Magno.

O primeiro praticamente não apareceu em 2020, tendo muita dificuldade em repetir a boa temporada do ano anterior. Com a chegada do técnico, o lateral voltou a atuar como ponta, mais à frente, e com movimentos mais por dentro. No esquema, o camisa 22 faz uma boa dupla com Léo Matos pela direita, abrindo o corredor para o companheiro e ficando mais próximo do gol adversário.

Talles Magno, por sua vez, fez uma boa partida contra o Botafogo, mas ainda não conseguiu ser aquele jogador de 2019. De acordo com a visão de Luxa, o atleta precisa recuperar a confiança para resgatar o seu futebol. Para isso, ele pediu calma e usou Gabriel Pec como exemplo.

– É a mesma coisa que falei do Pec. Aí o pessoal pede o Pec. O Talles Magno não perdeu o talento de jogar futebol. Alguma coisa aconteceu que ele mudou o comportamento. Nós temos que dar confiança para que ele reconquiste a confiança e recupere o futebol. Então temos que ter calma para que não perder dois jogadores, o Pec e o Talles – disse Luxemburgo.

Novas oportunidades aos Meninos da Colina

Ao longo de sua vitoriosa carreira, Luxemburgo sempre gostou de utilizar a base dos clubes e revelar jogadores. Com sérios problemas financeiros e um elenco mais escasso, a utilização de pratas da casa tornou-se essencial para o bom desenvolvimento do time. E o comandante tem experiência para compreender o momento certo, evitando queimar um jovem.

Além de Talles Magno, nomes como os de Bruno Gomes, Gabriel Pec e Caio Lopes ganharam novas oportunidades no time. O primeiro tornou-se titular da posição, e não saiu mais do time. Já o segundo tem entrado bem na etapa final das partidas e mostrado ser uma ótima opção ofensiva. O Vasco foi campeão da Copa do Brasil sub-20 e tem uma base forte, mas a transição deve ser feita com calma ainda mais neste momento da temporada.

Fonte: Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Porque o time é horrível. E se ele conseguir manter o time na série A. Tem que respeita lo mesmo. Quem é torcedor observa nitidade uma melhora. SA pinto iria afundar o time.

  • Responder

    O Vasco do Luxa não está com essa bola toda. Empatou com Atletico-Go levando sufoco, com o time reserva do Palmeiras e com Fluminenses (3 empates), ganhou do Botafogo que não ganha de ninguém e Atletico-MG (2 vitorias) e perdeu do Coritiba e sofreu goleada do Bragantino (2 derrotas). Resumo: 7 jogos = 21 pontos = ganhou 9 = 42,9% de aproveitamento. Não sei porque idolatrar tanto.o Luxemburho.

    • Meu amigo é melhor torcer pra outro time.

Comente

Veja também
Estádio do Maracanã
Governo do Rio adia abertura da proposta financeira na licitação do Maracanã

A data da abertura dos envelopes com as propostas financeiras para a licitação do Maracanã seria 30 de abril, mas o Governo do Rio alterou.

Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón Díaz cogita voltar ao esquema com 3 zagueiros

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, porém, encontra problema de opções para voltar ao esquema com três zagueiros.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Hugo Moura deve estrear contra o Fluminense

O volante Hugo Moura estará entre os relacionados do Vasco da Gama para o clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Criciúma estaria interessado em Puma

Lateral uruguaio do Vasco da Gama, Puma Rodriguez entrou no radar do Criciúma, que disputa a Série A do Brasileiro nesta temporada.

Eduardo Vargas defende o Atlético-MG desde 2020
Vasco faz última investida por Vargas antes do fechamento da janela

Vasco da Gama ainda não teria desistido da contratação do atacante chileno Eduardo Vargas, no Atlético-MG.