Confira detalhes dos 10 primeiros jogos de Ricardo Sá Pinto no Vasco

Ricardo Sá Pinto mudou o esquema tático do Vasco da Gama, mas a equipe sofreu com o surto de Covid-19 e queda de rendimento.

Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Corinthians
Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Corinthians (Foto: André Durão)

Um período curto, mas intenso e não necessariamente positivo. Assim podem ser resumidos os dez primeiros jogos de Ricardo Sá Pinto à frente do time do Vasco. Contudo, cabe aqui detalhar que caminhão desgovernado de acontecimentos é esse que passa por São Januário.

O primeiro jogo do técnico português no Cruz-Maltino foi contra o Corinthians, no dia 21 de outubro. Ele avaliou que o time não merecia perder aquela partida que, de fato, foi equilibrada – o gol que desempatou o duelo saiu nos minutos finais.

Em seguida veio o primeiro desafio contra o Caracas (VEN). Apesar de jogar melhor que o rival, o time só fez o gol da vitória nos minutos finais, quando Carlinhos já havia perdido um pênalti e Ygor Catatau havia sido expulso. Na partida seguinte, contra o Goiás, ele admitiu que o empate saiu barato seu time.

Então veio o segundo jogo com o Caracas e, com ele, o advento dos três zagueiros. Ao colocar em campo um time no 3-4-2-1, Sá Pinto travou o jogo dos mandantes e pareceu ter encontrado uma solução para as características do elenco.

Na rodada seguinte, a derrota para o Palmeiras, em São Januário, marcou a primeira partida de Cano – antes lesionado – com Sá Pinto. O técnico afirmou que o empate seria mais justo, mas o fato é que a produção ofensiva seguia pobre. O Cruz-Maltino chegava à nona partida sem vencer no Campeonato Brasileiro.

Até que, no jogo seguinte, diante do Sport, fora de casa, Cano fez dois gols e o Vasco voltou a triunfar no torneio por pontos corridos. Foi uma atuação coletivamente segura, mas casos de Covid-19 começavam a reaparecer. Fellipe Bastos precisou ficar isolado em Recife (PE), e outros atletas, estes titulares, também foram infectados com o tempo: Fernando Miguel, Benítez, Talles Magno e Cano, em diferentes dias.

A ausência ora de um, ora de outro jogador obviamente prejudicou a produção ofensiva de um time já em dificuldades para tal. Um empate sem gols, em casa, com o Fortaleza – rival direto – outra igualdade, esta fora de casa, com o São Paulo, e outro 1 a 1, agora pela Copa Sul-Americana, na Argentina, com o Defensa y Justicia.

Se o resultado ficou barato na última quinta-feira, na segunda-feira mais recente, diante do Ceará, o Vasco não só teve a pior atuação com Ricardo Sá Pinto como teve seu pior jogo em, talvez, um ano e meio. A queda de rendimento ofensivo e defensivo é alarmante. E a ausência do português nos trabalhos presenciais dos últimos sete dias não pode justificar tanto.

Fonte: Lancenet

Leia mais sobreRicardo Sá Pinto
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
29 de novembro de 2021
Deyverson reafirma ser torcedor do Vasco

Algoz do Flamengo na final da Taça Libertadores, o atacante Deyverson voltou a dizer que é torcedor do Vasco da Gama.

Jogo do Vasco está entre as maiores rendas da história do Brasileiro de pontos corridos

Partida do Vasco da Gama aparece entre as maiores rendas já registradas entre todas as edições do Brasileiro por pontos corridos.

28 de novembro de 2021
Luana Carvalho é campeã no Pan Júnior de Cali e garante vaga em Santiago 2023

A judoca da /Umbra-Vasco, Luana Carvalho foi campeão nos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021 e garante vaga para Santiago em 2023.

Elenco do Vasco entra de férias nesta segunda-feira

Assessoria de imprensa do Vasco da Gama informou que todos os atletas iniciam as férias, inclusive os que têm idade para disputar a Copinha.

Torcedora do Vasco ganha camisa de Nenê no Estádio do Café

Torcedora do Vasco da Gama se emocionou ao receber a camisa do ídolo Nenê, após a partida contra o Londrina.

Vasco termina a Série B a 6 pontos do Z4 e sem entrar no G4 em nenhuma rodada

O Vasco da Gama conquistou 49 pontos na Série B; Remo, 17º colocado, fez 43, enquanto que o Avaí, 4º lugar, 64.

Vasco deixa a desejar, passa vexame e termina a temporada de forma melancólica

O Vasco da Gama mais uma vez deixou a desejar em campo e terminou a Série B 2021 sendo derrotado pelo Londrina por 3×0.

Vasco encerra a temporada 2021 em 10º lugar na Série B

Vasco da Gama encerra a temporada 2021 em 10° lugar na Série B, com 43% de aproveitamento e a pior participação na competição.

Foto de Deyverson com Eurico Miranda viraliza após conquista da Libertadores

Uma foto antiga do vascaíno Deyverson ao lado de Eurico Miranda viralizou após ser decisivo contra o Flamengo, pela Libertadores.

Salgado pede desculpas à torcida e revela que planejamento para 2022 já começou

Em coletiva com problemas técnicos, presidente do Vasco da Gama falou sobre a reformulação do departamento de futebol para o ano que vem.

Veja mais notícias