Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco

Com a sede da Lagoa indisponível, o Conselho Deliberativo do Vasco se reuniu na noite desta terça-feira em clima quente na sala de beneméritos em São Januário. A reunião servia para tratar do plano de recuperação judicial apresentado pela empresa Alvarez & Marsal, contratada pela gestão Pedrinho, mas terminou suspensa depois de discussões generalizadas que envolveram membros da situação e representantes da oposição.

O encontro também marcou a reaparição de Jorge Salgado na política do clube. O ex-presidente, um dos maiores credores em pessoa física do Vasco, mostrou-se contrário à recuperação judicial. Disse que o movimento poderia assustar o mercado, posição que já defendia quando presidia o clube. A reunião foi feita de forma híbrida, com pouco mais de 50 conselheiros na sala de beneméritos e o restante de forma online.

O plano da Alvarez & Marsal foi apresentado por Patrick Lopes, diretor de Sportainment da companhia. O CEO da SAF do Vasco, Carlos Amodeo, também participou da reunião, mas falou pouco. Houve questionamentos a respeito da transparência do plano, que, na visão de conselheiros, poderia ser mais detalhado.

O material mostrou a conhecida situação preocupante das finanças do Vasco e trouxe exemplos de recuperação em outros clubes de futebol. Mas não tratou, por exemplo, de quantia necessária para executar o plano. E mais importante: de onde vem o dinheiro, se de um novo investidor da SAF ou de empréstimo.

Alguns cálculos feitos por conselheiros na própria reunião citavam R$ 250 milhões necessários para executar o plano, o que não foi comentado diretamente pelo representante da Alvarez & Marsal.

No fim da reunião, quando o presidente da Assembleia Geral, Alan Belaciano, fazia discurso e defendia a recuperação judicial – com observação dos compromissos assumidos até hoje pela gestão Pedrinho -, o caldo entornou. A discussão surgiu quando o ex-candidato Luiz Roberto Leven Siano tomou a palavra para rebater a pauta e criticou o discurso.

Belaciano fez referência considerada provocativa a Leven Siano e a propagada carta de fundo de investimento de US$ 5 bilhões para investir no Vasco na campanha da eleição de 2020. Nesse momento, Leven reagiu, e a discussão inflamou o ambiente, quando o presidente do Conselho Deliberativo, João Riche, preferiu encerrar o encontro em São Januário.

Antes, já havia sido acordado que a diretoria do Vasco deveria enviar arquivos com mais informações ao conselho para melhor entendimento da recuperação judicial e, somente depois, a medida ser colocada em votação em outro dia. A previsão é de que nova reunião para deliberação e votação da aceitação ou não do plano seja realizada até o próximo dia 23 de dezembro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Hugo Moura e Paulo Henrique exaltam início de Diniz no Vasco

Hugo Moura e Paulo Henrique afirmaram que o elenco do Vasco já mostra evolução com início do trabalho de Fernando Diniz.

Jair tem o 5º maior salário do elenco do Vasco; entenda a situação do volante

A situação de Jair está sendo discutida internamente no Vasco e estafe de volante diz que não tem proposta de outros clubes.

Samir Xaud será candidato à presidência da CBF e recebe apoio do Vasco

Com o apoio do Vasco, Samir Xaud será candidato único a substituir Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF.

Diniz rouba a cena na vitória sobre o Fortaleza; veja alguns momentos

Com gritos, broncas e muito carisma, Fernando Diniz orientou bastante o time na vitória do Vasco contra o Fortaleza.

Felipe Melo projeta posição do Vasco no Brasileiro após chegada de Diniz

O ex-jogador Felipe Melo exaltou o desempenho do Vasco contra o Fortaleza e projetou o futuro do time no Brasileiro.

Diniz perde a paciência com jogador e reação diverte vascaínos

Fernando Diniz gesticulou muito e não segurou o verbo à beira do gramado durante o jogo entre Vasco e Fortaleza.

Diniz exalta qualidade de Vegetti ao compará-lo com Cano

Fernando Diniz fez questão de exaltar o atacante Vegetti, após o argentino marcar duas vezes contra o Fortaleza.

Chegada de Diniz mexe com ânimo e injeta confiança no elenco do Vasco

Contra o Fortaleza, o Vasco apresentou construções de jogadas e movimentações ofensivas, frutos do trabalho de Diniz.