Confira o balanço dos jogos do Vasco em São Januário em 2019

O Vasco da Gama encerrou a temporada de 2019 no estádio de São Januário com resultados bons e ruins dentro de casa.

Com a partida com a Chapecoense confirmada para o Maracanã, o Vasco encerrou a temporada de 2019 em São Januário na última segunda-feira, contra o Cruzeiro, na vitória por 1 a 0. No balanço, notícias boas e ruins de um ano instável da equipe cruz-maltina dentro de casa. Apesar dos resultados, o duelo da 36ª rodada marcou o recorde de ocupação de sócios. O clube afirma que 100% do público pagante foi composto por associados.

A campanha de adesão em massa refletiu nas arquibancadas de São Januário nos 19.314 pagantes e 19.796 presentes no estádio contra o Cruzeiro. Antes disso, a maior taxa de sócios havia sido contra o Palmeiras, em 6 de novembro, com 60%. Na partida no Maracanã, o Cruz-Maltino tem a possibilidade de melhorar esse número, já que terá quase 70 mil lugares à disposição. A mudança de local é uma “premiação” aos torcedores pela mobilização.

A média de pagantes do Vasco em casa neste ano é de 13.354 pessoas. O estádio tem capacidade para 22 mil torcedores no total. No ranking das partidas com maior público na temporada, o primeiro jogo em São Januário que aparece está em sexto lugar: a vitória por 2 a 1 contra o Fluminense, pelo Brasileirão, no dia 20 de julho, quando a ocupação foi de 19.807.

As partidas contra Cruzeiro (19.314), Bahia (19.195), São Paulo (19.191) e Ceará (18.562) vem em seguida na lista. Todos esses duelos aconteceram após Vanderlei Luxemburgo assumir o comando da equipe, mostrando que a mudança de postura do torcedor no estádio também tem a ver com a melhora do time depois da chegada do experiente treinador.

Em termos de comparação, em 2018, o Vasco tinha tido 10.610 pagantes de média em 25 partidas jogadas em São Januário, com o maior público contra o Palmeiras, na derrota por 1 a 0, quando 21.066 pagaram para ir ao duelo.

Aproveitamento

O aproveitamento do Vasco como mandante, que já era baixo em 2018, piorou. Antes, a equipe conquistou nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 19 partidas. Em 2019, apesar de manter a 15ª posição nesse ranking, foram 26 pontos conquistados em sete vitórias, cinco empates e seis derrotas. Isso tudo considerando jogos dentro e fora de São Januário.

Alguns jogos ruins dos vascaínos ajudaram na piora de rendimento. Gols no fim decretaram uma derrota para o Atlético-MG e os empates com o Avaí e Goiás. Além de perder para o Bahia jogando mal e de ficar no 1 a 1 com o Athletico Paranaense.

No Brasileirão desta temporada, foram três jogos mandados longe do Rio de Janeiro. Um no Mané Garrincha (contra o Flamengo), outro na Arena da Amazônia (Corinthians) e o último no Kléber Andrade (CSA). No ano passado, também foram três. Dois em Brasília (Flamengo e Corinthians) e um no Maracanã (Santos). São três derrotas e três empates nessas partidas citadas longe da Colina.

Rendimento do Vasco como mandante:

2019

26 pontos em 18 jogos. Sete vitórias, cinco empates e seis derrotas. Posição: 15º.

2018

32 pontos em 19 jogos. Nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Posição: 15º.

2017

31 pontos em 19 jogos. Oito vitórias, sete empates e quatro derrotas. Posição: 9º.

2016 (Série B)

39 pontos em 19 jogos. Doze vitórias, três empates e quatro derrotas. Posição: 5º.

2015

21 pontos em 19 jogos. Cinco vitórias, seis empates e oito derrotas. Posição: 20º.

Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Rafael Paiva durante Athletico x Vasco
Vasco busca completar transição de técnico com vaga na Copa do Brasil

O jogo decisivo contra o Fortaleza será o último do Vasco da Gama sob o comando do técnico interino Rafael Paiva.

GB renova contrato com o Vasco
GB comemora renovação de contrato com o Vasco

O atacante GB não escondeu a emoção ao falar sobre a renovação de contrato com o Vasco, seu time do coração.

GB renova contrato com o Vasco
Vasco renova com GB até 2028 com multa milionária para o exterior

Destaque das categorias de base, o atacante GB voltou aos gramados neste ano após se recuperar de lesão no joelho.

Rossi em campo contra o Fortaleza
Fortaleza nunca venceu o Vasco jogando no Rio de Janeiro

Vasco da Gama recebe a equipe do Fortaleza, nesta terça-feira (20), em São Januário, pela Copa do Brasil.

Torcida do Vasco em clássico no Maracanã
Pesquisa aponta os maiores rivais do Vasco, segundo os vascaínos

Estudo da Quaest, da CNN e da Itatiaia revelou qual time os torcedores do Vasco da Gama consideram o principal rival.