Confira as chances do Vasco permanecer na Série A após vitória diante do Cuiabá

As chances de o Vasco da Gama permanecer na Série A do Brasileiro diminuíram de 46% para 36%, mesmo com a vitória.

Time do Vasco na Arena Pantanal
Time do Vasco na Arena Pantanal

Galvão Bueno sempre disse que uma coisa é chegar; outra, ultrapassar. O Palmeiras ainda não chegou, mas cresceu no retrovisor do Botafogo: com a virada histórica no Nilton Santos por 4 a 3 após estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, as chances de o Palmeiras se tornar campeão brasileiro de 2023 passaram de uma só vez de 8% para 18%.

“Tapetinho” em desencanto

Apesar do desencanto do “Tapetinho” sintético do gramado do Nilton Santos, onde o Botafogo passou de um aproveitamento de pontos no primeiro turno de 100% para 28% no segundo turno, a Estrela Solitária ainda brilha intensamente na liderança graças à ampla margem de segurança que conquistou com sua campanha histórica e segue com 61% de chances de ser campeão. Com a vitória fora de casa sobre o Goiás, o potencial de título para o Bragantino cresceu de 7,5% para 17%.

O Botafogo jogou uma partida a menos que o Palmeiras e está três pontos na frente. O Bragantino também tem um jogo a mais a realizar, contra o Flamengo, no Maracanã. O Botafogo disputará fora de casa o jogo adiado contra o Fortaleza.

As combinações possíveis dos resultados dos jogos adiados podem levar desde o Botafogo a abrir seis pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras até tornar o Bragantino o vice-líder com apenas um ponto a menos, dependendo se o Botafogo e o Bragantino vencerão fora de casa.

Mas os jogos adiados não serão disputados agora, mas apenas em 23 de novembro. Cada equipe ainda disputará quatro jogos antes de as partidas adiadas serem realizadas, e um delas ainda será Bragantino x Botafogo, no dia 12 de novembro. Tudo indica para emoção até a última volta.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.096 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Chances de permanecer na Série A

Com um chutaço do zagueiro Joaquim, o Santos derrotou fora de casa de virada o Flamengo por 2 a 1 e ampliou de 63% para 82% seu potencial de permanecer na Série A em 2024. Foi o maior crescimento da rodada porque o Santos não era favorito contra o Flamengo.

Chances de permanecer na Série A após a 31ª rodada
Chances de permanecer na Série A após a 31ª rodada (Foto: Infoesporte)

Os resultados da rodada 31 também fizeram o Corinthians melhorar sua condição, com seu potencial de permanência na Série A subindo de 89,5% para 95%, e o Bahia aumentou suas chances de ficar na Série A de 79,6% para 89%.

Em consequência desses crescimentos, apesar da vitória por 2 a 0 fora de casa contra o Cuiabá, as chances de o Vasco permanecer na Série A diminuíram de 46% para 36%. A maior queda nas chances de seguir na Série A atingiu o Goiás, que passou de 40% para 21% de chances após a derrota em casa contra o Bragantino por 2 a 0.

Chances do times escaparem do rebaixamento
Chances do times escaparem do rebaixamento (Foto: Ge)

Faltam sete rodadas, 21 pontos

Faltam sete rodadas para o campeonato acabar, com 21 pontos em disputa. O décimo colocado Cuiabá tem apenas seis pontos a mais que o Vasco, o primeiro time no Z-4 que leva para a Série B. Há oito rodadas, o Santos tinha 23% de chances de seguir na Série A, agora, tem 82%, o que mostra como combinações de resultados de baixa probabilidade mexem com as chances de todos os times.

Bahia, Santos e Cruzeiro estão com 37 pontos ganhos, apenas três a mais que o Vasco, que se derrotar o Botafogo, na segunda-feira, em São Januário, pode embolar a classificação no alto e no fim da tabela. Cruzeiro, Santos e Vasco jogam em casa na próxima rodada; o Bahia, fora.

O Cruzeiro tem um confronto direto contra o Internacional, que está com 39 pontos. Outro confronto ainda mais direto será Coritiba x Goiás, também no domingo.

Nove times para seis vagas na Libertadores

São nove equipes lutando por seis vagas na Conmebol Libertadores, quatro diretas para a fase de grupos e duas para as seletivas: Botafogo, Palmeiras e Bragantino têm mais de 90% de chances de disputarem a competição continental no ano que vem; Grêmio tem 82%; Atlético-MG e Flamengo, mais de 70%, e hoje completam o grupo de seis maiores favoritos para essas posições.

O Athletico-PR ainda tem potencial de 45% de acabar o campeonato entre os seis primeiros. Fortaleza e Fluminense têm menos de 20% de chances, mas o Fluminense ainda pode conquistar uma vaga direta se derrotar o Boca Juniors na decisão da Libertadores deste ano, no próximo sábado.

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.096 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013.

As variáveis consideradas no modelo são: (1) a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi feita cara a cara com o goleiro; (3) se foi feita sem a presença do goleiro; (4) a parte do corpo utilizada para concluir; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada; se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador; (6) a origem do lance (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, roubada de bola, lateral etc); (7) se a assistência foi feita de dentro da área; (8) a posição em que o atleta joga; (9) indicadores de força do chute; (10) o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt (como proxy de qualidade do elenco); (11) o tempo de jogo; (12) a idade do jogador; (13) a altura do goleiro em jogadas originadas de bolas aéreas; (14) a diferença no placar no momento de cada finalização.

De cada cem finalizações da meia-lua, por exemplo, apenas sete viram gol. Então, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada pontuação é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo. Essa variação indica as chances de os times vencerem cada adversário e, a partir daí, é calculada a chance de os clubes terminarem o campeonato em cada posição.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:CuiabáSérie A
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Todos sabemos ou não queremos saber que o Palmeiras é forte não somente dentro de campo e , sim também fora é somente relembrar os jogos em que a arbitragem favoreceu grandemente o clube paulista , aquele golaço do Paulinho é a prova viva deste comentário e , contra o Botafogo foi tremendamente prejudicado e , pode ter perdido o título neste jogo último .Quanto ao Vasco , a vitória é sempre bem vinda , mas praticamente ainda não altera em nada ou quase nada sua situação , a diferença para os primeiro fora da zona de rebaixamento é grande em si tratando que restam poucas rodadas e neste quadro , quatro pontos é uma enormidade ,aquele gol nos descontos do Goiás foi uma ducha fria e , não foi a expulsão de Vegetti que alguns querem apregoar e , sim , a saida do Maicon jogador dificil de ser batido em bolas altas , tem sido o melhor da defesa Vascaína .

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.