Começo de Série B do Vasco se assemelha a trabalho de Zé Ricardo na Série A de 2017

Assim como em 2017, o Vasco da Gama de 2022 se notabiliza pela consistência defensiva e ineficácia no ataque, o que deu certo naquele ano.

Zé Ricardo em Flamengo x Vasco pelo Carioca 2022
Zé Ricardo em Flamengo x Vasco pelo Carioca 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Se pelo desempenho o trabalho de Zé Ricardo tem sido muito questionado, o mesmo não se aplica se analisar os números friamente. O aproveitamento do técnico não está entre os piores na temporada e o começo de Série B tem se assemelhado com o seu início de primeiro trabalho em São Januário.

O jornalista Emerson Rocha separou os números do comandante quando assumiu o Gigante na Série A do Campeonato Brasileiro de 2017. Foram 16 partidas com sete vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Até o momento, a equipe vascaína possui três vitórias, quatro empates e nenhuma derrota na Série B.

É uma base parecida, mas a semelhança mesmo está nos placares. Comparando as oito rodadas da segundona deste ano e os 16 jogos da primeira divisão de 2017, nota-se que tanto agora quanto na época o Vasco obteve resultados magros, com vitórias por 1×0. Naquele ano, o resultado disso foi positivo, com a vaga na Libertadores.

Vasco de Zé Ricardo no Brasileiro de 2017

Curiosamente, todas as três vitórias vascaínas na Série B foram por 1×0 (Ponte Preta, CSA e Bahia), com três empates em 1×1 (Vila Nova, CRB e Tombense) e ainda dois 0x0 (Chapecoense e Guarani). Isso mostra que a prioridade de Zé Ricardo é montar sistemas defensivos consistentes, trabalhando dentro das limitações do elenco, para depois tentar justar o ataque.

Entretanto, o Vasco não pode se apegar ao passado para resolver o futuro na Série B, ainda mais devido com a inferioridade técnica dos oponentes comparado com a Série A. O sistema ofensivo tem deixado a desejar na criação de jogadas e pontaria, o que será trabalhado pelo comandante nos próximos treinos, visando o acesso à primeira divisão.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Sair da versão mobile