Com vocês, Moacyr Barbosa: os 100 anos do ídolo Vasco
Uma homenagem do site Vasco Notícias ao centenário do ídolo do Vasco da Gama, Moacyr Barbosa, celebrado neste sábado.
Este sábado (27) marca o centenário do ídolo do Vasco da Gama, Moacyr Barbosa. Um dos maiores goleiros da história do Gigante, ele nasceu em 27 de março de 1921.
Barbosa, infelizmente, não está vivo para saber, mais uma vez, o quanto significa para o Clube. O ídolo faleceu em 7 de abril de 2000, o que completa 21 anos em alguns dias.
Com a proximidade da data, Barbosa tem recebido as mais diversas homenagens, que se aumentaram na última sexta-feira (26), e continuará ao longo do dia especial, quando completaria 100 anos.
Nada mais do que justo. Injustiçado por quase uma vida inteira por uma derrota coletiva da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 50, o famoso ‘Maracanazo’ diante do Uruguai, Barbosa tinha no Vasco o seu ponto refúgio.
Mas não existe racismo, né? Fala sério! Não que deve, mas outro goleiro, de pele branca e que tinha uma relação forte com um querido da mídia, saiu quase ileso de críticas num vexame muito maior em outra Copa do Mundo.
Barbosa recebeu homenagens em vida, e seguirá recebendo pela eternidade se depender da massa vascaína. Nunca é demais quando o assunto é homenagear grandes ídolos, e nesse quesito o ex-goleiro está na primeira prateleira.
Como costuma dizer a sua filha Tereza Borba, Barbosa é um anjo negro que está brilhando no céu. De lá, infelizmente, não tem visto um Vasco mostrando sua grandeza, que ficou eternizada no seu ‘Expresso da Vitória’, mas espera-se por tempos melhores.
Enfim, seria possível passar o dia inteiro falando sobre Barbosa: os títulos, a ligação com o Vasco, o que representa, e o quanto foi brilhante em sua posição. É um dos melhores da história quando o assunto é goleiro, e sua estrela jamais será apagada.
Museu isso é o sinônimo do Vasco. Infelizmente! Mas só vive do passado!
O Vasco tem que pensar grande! Tem que contratar jogadores famosos e de prima. Fazer um time forte! Pagar em dia! Assim terá a torcida novamente aí seu lado. E os que estão nascendo hoje, escolher ser Vasco! Ou nossa torcida diminuirá drasticamente!!! Sem título sem torcida!