Com Riquelme e Morato, confira o Top 3 de melhores e piores do Vasco em 2021

Enquanto Riquelme foi o melhor jogador do Vasco da Gama, Morato, devido à expectativa em torno de sua contratação, é a principal decepção.

Riquelme durante jogo contra o Guarani
Riquelme durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

A temporada de 2021 pode ser considerada catastrófica para o Vasco da Gama. Para muitos, inclusive, a pior da história da Clube, pelo fato do Gigante da Colina não ter conseguido cumprir o objetivo de retornar à Série A.

Em meio ao caos, porém, três jogadores conseguiram terminar o ano em alta com os torcedores.

Confira

Os 3 melhores

Riquelme

Certamente a maior alegria para os cruzmaltinos no ano. Com personalidade e muita qualidade técnica, tomou conta da lateral-esquerda a partir da chegada de Fernando Diniz, em setembro. Incisivo, buscava jogadas individuais e sempre foi uma ótima opção ofensiva. Para ser um jogador completo para a função, inegavelmente precisa evoluir na marcação, mas tem potencial para isso e a maturidade que for adquirindo deve lhe ajudar. Em 2022, deve ter ainda mais protagonismo na equipe e confirmar que é a principal revelação vascaína da posição depois de Felipe.

Nenê

Contratado no mesmo período que Diniz, conseguiu, em apenas 14 jogos, estar na lista, tamanha a mediocridade vascaína em 2021. Com a personalidade de sempre e já habituado ao Clube, onde foi ídolo entre 2015 e 2018, assumiu a responsabilidade para a qual foi contratado e correspondeu, apesar do pênalti perdido no último lance na derrota por 1×0 para o Sampaio Corrêa fora de casa, que, àquela altura, ainda mantinha vivo o sonho do Gigante em lutar pelo acesso. Vai para 2022 como o principal nome do time.

Daniel Amorim

Chegou ao Vasco logo após o término do Campeonato Mineiro, onde atuou pela Tombense, clube que ainda é o dono de seu passe. Foi contratado com o propósito de ser o reserva imediato do quase intocável Germán Cano. Por isso, não seria surpresa se tivesse poucas oportunidades. No entanto, sempre que entrou, deu conta do recado, na maioria das vezes mudando a cara dos jogos. Colaborou com quatro gols em 22 partidas. Até então acertada, sua renovação para 2022 não mais acontecerá, mas a ida de Diego Souza para o Grêmio pode mudar o rumo das conversas.

E os 3 piores?

Falar dos melhores num ano tão ruim não é tarefa fácil, mas, se isso foi possível, também é pertinente avaliar os que mais deixaram a desejar. Mesmo que em alguns momentos tenham tido um ou outro lampejo, três atletas podem ser considerados as maiores decepções cruzmaltinas ao longo da temporada. Confira

Morato

Por ter chegado ao Clube com status de titular absoluto e ter assumido de cara a camisa 10, fica com o ”prêmio” de maior decepção. Ainda no Campeonato Carioca, na vitória por 3×1 diante do Flamengo, chegou a fazer um gol e comemorar em referência ao ídolo Edmundo, o que gerou grande expectativa na torcida acerca de seu desempenho ao longo do ano. Porém, em nenhum momento depois disso conseguiu fazer jus à esperança depositada. Canhoto que atua preferencialmente pela direita, cortando para dentro, teve seus poucos lampejos quando foi escalado pela esquerda. Já deixou São Januário, e sem deixar nenhuma saudade.

Zeca

Assim como Morato, também foi contratado para ser titular, e credenciado por ser um lateral polivalente, isto é, que atua pelos dois lados. É importante ressaltar que até começou bem, fazendo os torcedores acreditarem que o problema da lateral-esquerda estava solucionado. No entanto, ao longo da temporada caiu vertiginosamente de rendimento, tornando-se um jogador totalmente discreto nas partidas. Devido a isso, acabou sendo deslocado de lado, para dar vez a Riquelme na esquerda.

Leandro Castan

O terceiro lugar na lista estava sendo disputado entre o experiente zagueiro, Vanderlei e Marquinhos Gabriel. No entanto, devido às atuações bastante ruins do capitão e tudo o que vem acontecendo em relação a ele fora de campo, com postagens em prol do Corinthians e praticamente decretando sua saída do Vasco, acabou vencendo a briga. Por ser um atleta de renome, com passagem pela seleção brasileira, sempre se espera que consiga retornar aos seus tempos áureos, mas isso não tem acontecido, pelo contrário. Para 2022, muito provavelmente não permanecerá em São Januário, inclusive já tendo acertado sua mudança para São Paulo e tornando pública a situação.

E 2022?

De todos esses jogadores citados na reportagem, apenas Riquelme e Nenê têm permanência assegurada no elenco para a próxima temporada. Daniel Amorim, como dito, foi inicialmente descartado após seu staff não chegar a acordo com o Clube para a renovação contratutal, mas o fato do Vasco ter perdido Diego Souza para o Grêmio pode fazer o Cruzmaltino rever a situação.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Morato foi o pior e Riquelme o mais mascarado. Enganou todo mundo.

    • Logico que não, ele não enganou ninguem, jogou muito bem, jogou nem 20 jogos e ja ta falando isso. Vc deve achar que todo jogador da base tem que ser o Novo Romario, Dinamite e Edmundo

Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.