Com presença de ídolos e rivais, estátua de Dinamite é inaugurada em São Januário

Homenagem contou com a presença de ídolos do Vasco da Gama, como Sorato, Bismarck e Mauro Galvão, e rivais, como Zico e Júnior.

Roberto Dinamite abraçando sua estátua em São Januário
Roberto Dinamite abraçando sua estátua em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após a vitória sobre a Ponte Preta na véspera, com festa de quase 10 mil torcedores, São Januário virou, na noite desta quinta-feira, palco para a inauguração da estátua de Roberto Dinamite. Vascaínos, ex-companheiros, como Bebeto, Tita e Mauricinho, e adversários históricos, entre eles Zico e Júnior, celebraram com o maior ídolo da história do Vasco.

Roberto adentrou o gramado ovacionado pelos torcedores e, emocionado, falou sobre sua relação de amor com o clube de São Januário, onde fez história e se tornou um dos maiores atacantes do futebol brasileiro, com marcas expressivas.

– Tudo na vida é uma troca e quando se tem carinho, determinação, trabalho, as coisas acontecem. Quero agradecer a torcida do Vasco em todo o Brasil, a diretoria, aos meus companheiros, adversários. O Vasco foi e continua sendo importante na minha vida. Estou feliz e emocionado.

Além de Dinamite, estiveram presentes na festa vários ex-jogadores, alguns que marcaram história junto com o ídolo no Vasco e outros que enfrentaram o atacante: Arturzinho, Zico, Júnior, Sorato, Dé, Acácio, Zé Mário, Jayme de Almeida, Bebeto, Edu, Joel Santana, Bismarck, William, Antônio Lopes, Márcio Cazorla, Mauro Galvão e Ernani estão entre os nomes que acompanharam a homenagem em São Januário. Além deles, celebridades como o ator Bruno Mazzeo e o cantor Fagner também estiveram no estádio.

Dupla de Dinamite em 1984, no vice-campeonato brasileiro do Vasco, Arturzinho ressaltou a importância da homenagem:

– Ele era um jogador muito inteligente e fizemos uma excelente dupla no pouco tempo que jogamos junto, muito pela capacidade dele entender o que pensávamos. Fizemos as duas artilharias no Brasileiro de 1984, com ele artilheiro e eu vice. Essa homenagem já tinha passado da hora. Ele é uma referência e espero que ele seja levado em consideração por tudo que ele fez pro clube. Espero que seja só único de uma nova caminhada e ele está precisando desse apoio. Espero que seja só o começo.

Zico e Júnior, ídolos do Flamengo, comentaram que o reconhecimento vai além da rivalidade em campo:

– Começamos na base juntos e, depois de tantos anos, veio a rivalidade, mas sem inimizade. Acabamos fazendo uma amizade grande, teve Seleção também, é sempre um prazer estar com ele. Eu sou do tempo em que o Flamengo jogava aqui sem problema, Seleção treinava e se concentrava aqui, meu irmão Edu foi técnico e jogador aqui, já tenho certa intimidade aqui com o Vasco, acabou o jogo a rivalidade acaba – disse Zico.

– Vai muito além do lado esportivo, estou aqui sempre trabalhando também. Estou aqui pela generosidade do Roberto, nos tornamos amigos depois que paramos de jogar, nossas esposas e nossos filhos são amigos e isso me faz vir aqui com o maior prazer. A rivalidade ficou pra trás há muito tempo. É uma oportunidade de rever amigos que não via há muito tempo também – afirmou Júnior.

Ao longo da homenagem, vários ex-atletas subiram ao palco para levar mensagens de carinho a Roberto, que conseguiu reunir os amigos em uma noite marcante para o Vasco e a torcida, que prestigiou a festa da arquibancada – 4 mil ingressos foram colocados à disposição.

Para a inauguração, o clube montou um palco ao lado da estátua, que está virada de frente para os torcedores, atrás do gol da curva das arquibancadas do estádio, no lado oposto a de Romário. Houve apresentações de Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Fernanda Abreu, além da Escola de Samba União Cruzmaltina. Na social, era possível ver o mosaico montado com o nome de Dinamite.

O mês de abril tem sido de festa para Dinamite. No dia 13, data do aniversário de 68 anos do ídolo, o ex-atacante foi homenageado na Sede Náutica da Lagoa, onde recebeu o título de Benemérito do Vasco.

A homenagem vem em momento delicado da vida de Roberto. Em dezembro do ano passado, ele precisou passar por cirurgia de emergência por conta de uma obstrução em parte do intestino. O ídolo vascaíno iniciou a quimioterapia em janeiro e está em tratamento dos tumores descobertos durante exames no período em que esteve internado.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Emerson Rodríguez é o novo reforço do Vasco
Vasco pode antecipar saída de Emerson Rodríguez

O Vasco da Gama já procurou o Inter Miami para antecipar o fim do empréstimo do atacante Emerson Rodríguez.

Lucas Piton comemorando gol contra o Corinthians
Lucas Piton faz balanço de temporada pelo Vasco e exalta torcida

Lucas Piton ainda falou sobre a marca batida e momentos especiais vividos ao longo do ano com a camisa do Vasco.

Carlos Palacios celebra após gol pelo Colo-Colo
Boca Juniors acerta compra de Palacios; Vasco receberá boa quantia

O Boca Juniors pagou a multa rescisória para contar com Palacios e o Vasco da Gama receberá parte da grana.

Hugo Moura comemorando gol pelo Vasco
Hugo Moura tem permanência incerta no Vasco para 2025

O Vasco da Gama tem dívida com o Athletico-PR pelo empréstimo do volante Hugo Moura, e permanência não está garantida.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho é o plano A do Vasco e reunião na segunda pode selar acordo

Vasco da Gama e Renato Gaúcho vão se reunir na próxima segunda-feira para tratar da negociação para possível retorno.