Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos sendo 3 gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro ( Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Pedro Martins ainda não foi anunciado, mas já está no Rio de Janeiro trabalhando como diretor de futebol do Vasco. O executivo chegou em meio ao caos da saída de Ramón Díaz e tem como primeira missão buscar um novo treinador para o clube.

O Vasco informou que Ramón e Emiliano pediram demissão após a derrota para o Criciúma, no sábado – a dupla diz o contrário, que foi demitida por nota nas redes sociais. Fato é que os argentinos deixam o clube às vésperas do jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai comandar o Vasco contra o Fortaleza, na quarta-feira, fora de casa. O treinador, inclusive, já não estava à beira do campo no domingo, quando seu time conquistou a Copa Rio em cima do Flamengo. Ele se reuniu com Pedro Martins e o departamento de futebol profissional para traçar o planejamento da semana.

No Cruzeiro, Pedro Martins participou da contratação de cinco técnicos desde 2022, quando chegou ao clube mineiro. Com exceção de Zé Ricardo, os nomes buscados pelo executivo foram de técnicos jovens e pouco conhecidos no futebol brasileiro – três eram estrangeiros. Veja abaixo:

Paulo Pezzolano

O uruguaio foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 3 de janeiro de 2022. Chegou ao clube junto com o diretor de futebol. Mas, mesmo antes de assumir o cargo, Pedro participou do processo seletivo e ajudou a entrevistar e a decidir pelo nome de Pezzolano. Ele ficou na Raposa até 19 de março de 2023.

Em 68 jogos, Pezzolano somou 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas – aproveitamento de 62%. O técnico comandou a conquista da Série B de 2022. O Cruzeiro o contratou por se encaixar na nova realidade financeira do clube, ser um nome da nova geração e trabalhar com as categorias de base. A ideia era ter alguém para um projeto de longo prazo. Ele decidiu sair ainda no fim de 2022, mas cumpriu “aviso prévio” e seguiu na equipe no Campeonato Mineiro do ano passado.

Pepa

O português chegou ao Cruzeiro no dia 20 de março de 2023 e foi demitido no dia 29 de agosto. Em 25 jogos, foram sete vitórias, oito empates e 10 derrotas – aproveitamento de 39%.

Na visão do clube, as características de Pepa se assemelhavam ao estilo de trabalho de Pezzolano. O fato do português ter atingido bons resultados em clubes com pouco investimento também foi um diferencial. Além disso, ele estava livre no mercado.

Zé Ricardo

Zé Ricardo foi anunciado pelo Cruzeiro em 5 de setembro de 2023, e a passagem durou dois meses: ele foi demitido no dia 12 de novembro. Em 10 jogos, o técnico conseguiu três vitórias, dois empates e cinco derrotas – aproveitamento de 37%.

O treinador foi uma das opções encontradas pelo Cruzeiro de profissionais sem vínculo contratual. O clube contratou Zé Ricardo pelos trabalhos anteriores de recuperação e pensando num projeto de curto prazo. A princípio, ofereceu contrato até o fim da temporada. No entanto, o estafe do técnico propôs um acordo mais longo, sem ônus em caso de rescisão a partir de janeiro deste ano.

Nicolás Larcamón

O argentino foi anunciado no dia 20 de dezembro de 2023, depois do fim da temporada. A demissão aconteceu no dia 8 de abril, após o Cruzeiro perder a final do Campeonato Mineiro para o rival Atlético-MG. Ele somou sete vitórias, quatro empates e três derrotas em 14 jogos – aproveitamento de 60%.

Larcamón surgiu como opção após ser demitido pelo León, do México. Mais um estrangeiro, dentro da filosofia de jogo que o Cruzeiro buscava, de futebol ofensivo, intenso e acostumado a trabalhar com orçamentos mais enxutos. O nome também se encaixava no aspecto financeiro e na preferência por profissionais da “nova safra”.

Fernando Seabra

O último treinador contratado por Pedro Martins foi Fernando Seabra, velho conhecido do Cruzeiro. O técnico estava no Red Bull Bragantino II, mas havia trabalhado no sub-20 da Raposa em 2022 e 2023.

No ano passado, ele comandou o Cruzeiro interinamente contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, após a demissão de Pepa. Na reta final do Brasileirão, Seabra fez parte da comissão técnica liderada por Paulo Autuori, contribuindo para a permanência na Série A e classificação para a Copa Sul-Americana de 2024.

Antes de contratar Lacarmón, Pedro Martins já havia considerado o nome de Seabra, que é uma aposta do Cruzeiro. Esta é apenas a segunda chance concreta do treinador em uma equipe profissional.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians; veja detalhes do treino

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.