Com bons números, William Batista tenta manter escrita para tirar o Vasco do Z4

William Batista tem mais títulos do que derrotas pelo Vasco da Gama e busca manter escrita para tirar time da zona de rebaixamento.

William Batista durante o jogo contra o Cuiabá
William Batista durante jogo contra o Cuiabá (Foto: André Durão)

Enquanto o Vasco não anuncia o seu próximo treinador, William Batista, de 30 anos, até então do sub-20, vem comandando o clube carioca de maneira interina. E depois de dar fim ao longo jejum de 10 jogos no Campeonato Brasileiro contra o Cuiabá, o técnico mais jovem a comandar o Cruzmaltino no século terá uma prova de fogo neste domingo (2), no clássico contra o líder Botafogo, no Nilton Santos, pela 13ª rodada, às 16h.

Em caso de nova vitória no comando dos cariocas, o time pode, inclusive, deixar a zona de rebaixamento. Como Bahia, Corinthians e Cuiabá, que estão fora do Z-4, têm três pontos a mais do que o Vasco, o triunfo, acompanhado de uma combinação de resultados, pode tirar a equipe da preocupante colocação.

Contratado em novembro do ano passado, assim que a 777 Partners assumiu o comando da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) cruzmaltina, William foi um dos “reforços” trazidos pelo diretor executivo Paulo Bracks. Os dois trabalharam juntos no América-MG, onde o treinador, além de campeão mineiro sub-20 em 2021, também foi o mais longevo da categoria no Coelho.

“É pelo trabalho feito no sub-20, um trabalho incrível de nenhuma derrota. Tem mais títulos que derrotas no Vasco. Um profissional de extrema competência que tive o prazer de contratar para o América-MG, vindo da Chapecoense. Trabalhou comigo no sub-15, no sub-17, no sub-20 e no profissional do América, como auxiliar da casa. Um profissional que conheço bastante e está de forma temporária nos ajudando no profissional”, disse Bracks, em coletiva na última quinta-feira (29).

Desde que chegou a São Januário, o paulista de Hortolândia, cidade do interior, chama atenção por um detalhe: ainda não sabe o que é perder um jogo. Seja pelo sub-20 ou pelo profissional. Além disso, William também já faturou dois títulos.

O primeiro, da Copa Xerém, em dezembro, competição organizada pelo Fluminense e que serve como preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistada no fim do ano passado, e alguns meses depois levantou a Taça Guanabara sub-20, no Campeonato Carioca da categoria, vencida de maneira invicta e com dois jogos de antecedência.

Somando todas as partidas de William na área técnica do Vasco, são 20 jogos, com 15 vitórias e 5 empates. O treinador também comandou o time na última Copinha, onde o Cruzmaltino caiu na segunda fase para o Ibrachina, após empate por 3 a 3 no tempo normal e derrota nos pênaltis.

Ex-jogador, William mudou o rumo da carreira e decidiu se dedicar à função de treinador. E tudo por conta das referências que tinha do futebol da Europa. As principais são o holandês Johan Cruyff e o espanhol Pep Guardiola, recém-campeão da Tríplice Coroa com o Manchester City na última temporada. O interino do Vasco é mais um adepto do jogo posicional.

Outra referência do treinador é a lenda brasileira do automobilismo Ayrton Senna. Após a vitória sobre o Cuiabá, William revelou ter mostrado um vídeo do piloto aos jogadores e comparou com as “ultrapassagens” que o time terá que fazer para deixar o Z-4 do Brasileirão.

“Na preleção eu mostrei um vídeo do Ayrton Senna. Ele larga em 4º, perde uma posição na largada e depois passa todo mundo na primeira volta. E eu falei pros jogadores hoje que hoje seria a nossa primeira curva. E fizemos nossa primeira ultrapassagem, que foi o América. Nos jogos seguintes vamos ver como vai ser pra gente continuar a nossa corrida”, disse o treinador.

Veja os números de William Batista no Vasco

Pelo sub-20

Total: 19 jogos/ 14 vitórias/ 5 empates

  • Copa Xerém (2022): 3 jogos/ 2 vitórias/ 1 empate (Vasco campeão)
  • Copinha (2023): 4 jogos/ 3 vitórias/ 1 empate
  • Carioca (2023): 12 jogos/ 9 vitórias/ 3 empates

Pelo profissional

Total: 1 jogo/ 1 vitória

  • Brasileirão (2023): Vasco 1 x 0 Cuiabá

Próximos jogos do Vasco

  • Botafogo (F) – 02/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
  • Cruzeiro (C) – 08/07, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • América-MG (F) – 15/07, 18h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Mais sobre:William Batista
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.