Com artilharia da Copinha, Figueiredo vira opção para Zé Ricardo no ataque do Vasco

Destaque do Vasco da Gama na Copinha, o atacante Figueiredo vem se credenciando para ser uma das alternativas no setor ofensivo Cruzmaltino.

Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE
Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE (Foto: João Carlos Gomes / Vasco)

Enquanto o Vasco sofre para encontrar um centroavante no mercado, Figueiredo tem feito um gol atrás de outro na Copinha. Ele é o atual artilheiro da competição, com sete gols (assista a todos no vídeo acima), e deve brigar por espaço no ataque do time de Zé Ricardo. O atacante está no radar da comissão técnica e foi citado pelo treinador em coletiva.

O atacante de 20 anos – ou seja, no último ano com possibilidade de jogar a Copinha – é o principal destaque do Vasco na competição. Ele se reinventou – vem jogando como centroavante – e fez gol em todos os quatro jogos disputados pela equipe até aqui.

Se marcar mais duas vezes, Figueiredo igualará Jardel (1993) e Tiago Reis (2019), que são os dois maiores artilheiros do Vasco em uma só edição da Copinha, ambos com nove gols. Acima dele neste ranking, além da dupla, está apenas Valdir Bigode, que no título de 1992 fez oito gols com a camisa vascaína. O levantamento foi feito pelo jornalista André Schmidt, do “Blog do Garone”.

  • Vasco 5 x 1 Lagarto – ⚽⚽
  • Vasco 12 x 0 Rio Claro – ⚽⚽⚽
  • Vasco 2 x 1 Ska – ⚽
  • Vasco 4 x 0 Joinville – ⚽

“Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade, é sempre bom estar marcando”, disse ele depois de fazer o gol da classificação na vitória sobre o Ska.

O bom início de ano serve para levantar a moral de Figueiredo, que não fez bons jogos pelo time de cima na temporada passada e por muitas vezes foi criticado. Em 2021, seu primeiro ano como profissional, o atacante disputou 29 jogos entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Série B do Brasileirão. E não fez gol.

Zé Ricardo observa

Os gols de Figueiredo na Copinha aparecem justamente no momento em que o Vasco encontra dificuldades para contratar um centroavante. Apesar dos 11 reforços anunciados até o momento (incluindo Raniel, que ganhou a camisa 9), o clube ainda busca um jogador para suprir a transferência de Germán Cano para o Fluminense.

Em coletiva nesta quinta, Carlos Brazil, gerente geral de Futebol do Vasco, deu um panorama sobre o esforço do clube no mercado e deu a entender que não há negociações adiantadas com ninguém para a posição depois das conversas frustradas por Luis Amarilla, do Vélez Sarsfield.

– Vamos trazer um atacante que a gente entenda que possa resolver. Outros jogadores foram consultados, mas estamos muito tranquilos. Na hora certa vai aparecer um jogador que queira jogar num clube gigante como o Vasco – declarou o dirigente.

O ge apurou que Zé Ricardo e sua comissão técnica têm assistido a todos os jogos do Vasco na Copinha justamente para pinçar soluções caseiras para um elenco que ainda tem deficiências. No ataque, Figueiredo e Vinícius, que terminaram 2021 em baixa depois de serem aproveitados no profissional, têm grandes chances de receber uma segunda chance. Uma diferença pode explicar o sucesso. No ano passado, Figueiredo geralmente foi escalado pela lado esquerdo do ataque. Foi assim com Marcelo Cabo e Lisca. Na Copinha tem jogado como centroavante e provou ter faro de gols.

Há, porém, cautela quanto ao aproveitamento da garotada. O clube não quer depositar toda esperança nos mais jovens e queimar etapas, como fez algumas vezes no passado.

Carlos Brazil também citou na coletiva outros nomes de jogadores da Copinha que devem ser aproveitados por Zé Ricardo, como os dos zagueiros Zé Vitor e Pimentel e do volante Andrey – os dois últimos fizeram gol na vitória sobre o Joinville nesta quinta.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários
  • Responder

    Tá maluco isso é uma mÉrda !!!

  • Responder

    Escalem ele na posição certa que ele vai render,tem que parar de ficar inventando posição de jogador de lado,ou e centroavante ou não é, tem que parar de inventar

  • Responder

    Se ele for relacionado pra se juntar ao time profissional mais um ano que o Vasco não fará gols ele e muito ruim só sabe correr igual o ano passado o gol que ele perdeu contra o Joinville pela copa São Paulo quando o Vasco estava 1×0 até um cego faria esquece ele jogar no sub 20 e uma coisa jogar no profissional e outra coisa cadê os jogadores que foram vice dessa copinha até agora nenhum foi efetivado todos muitos ruim pra jogar no profissional acordem

Comente

Veja também
Vasco anuncia saída de Renato Gaúcho

Vasco da Gama anunciou a saída de Renato Gaúcho em comum acordo. Técnico deixa o Clube durante a pausa para a Copa do Mundo.

Jogadas de Diogo Leite, zagueiro cogitado no Vasco

Confira jogadas de Diogo Leite, zagueiro português que atua pelo Union Berlin e está no radar do Vasco da Gama.

Vasco pode demitir Renato Gaúcho

Vasco da Gama avalia o futuro de Renato Gaúcho após desgaste interno e resultados abaixo do esperado no Brasileirão.

Renato Gaúcho conversa com Arthur, mas salário complica negociação

Vasco da Gama sonda situação de Arthur, conta com Renato Gaúcho como trunfo, mas esbarra nos altos valores.

Vasco faz sondagem pelo zagueiro Diogo Leite, do Union Berlin

O Vasco da Gama busca reforços para qualificar o atual plantel e monitora a situação de Diogo Leite, do Union Berlin, da Alemanha.

Andrés Gómez encerra jejum de 32 anos do Vasco em Copas do Mundo

Andrés Gómez atuou pela Colômbia na Copa do Mundo de 2026 e encerrou um jejum de 32 anos sem jogadores do Vasco da Gama em campo.

Vasco investiu mais de R$ 100 milhões: veja balanço dos reforços no 1º semestre

Vasco da Gama investiu mais de R$ 100 milhões em reforços para 2026. Veja quem correspondeu e quem ainda busca afirmação.

Renato Gaúcho aprova e Vasco mira contratação de Arthur

O Vasco da Gama tem interesse em Arthur, ex-Barcelona e Juventus. O volante está de saída do Grêmio e agrada a Renato Gaúcho.

Vasco empata com o Bahia e segue na 2ª colocação do Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama empatou com o Bahia por 1 a 1, chegou aos 35 pontos e garantiu vaga na próxima fase do Brasileiro Sub-20.

Talles Magno relembra início de carreira e destaca importância do Vasco

Ex-jogador do Vasco da Gama, Talles Magno relembra início da sua trajetória no futebol e fala sobre importância do Clube carioca.