Com artilharia da Copinha, Figueiredo vira opção para Zé Ricardo no ataque do Vasco

Destaque do Vasco da Gama na Copinha, o atacante Figueiredo vem se credenciando para ser uma das alternativas no setor ofensivo Cruzmaltino.

Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE
Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE (Foto: João Carlos Gomes / Vasco)

Enquanto o Vasco sofre para encontrar um centroavante no mercado, Figueiredo tem feito um gol atrás de outro na Copinha. Ele é o atual artilheiro da competição, com sete gols (assista a todos no vídeo acima), e deve brigar por espaço no ataque do time de Zé Ricardo. O atacante está no radar da comissão técnica e foi citado pelo treinador em coletiva.

O atacante de 20 anos – ou seja, no último ano com possibilidade de jogar a Copinha – é o principal destaque do Vasco na competição. Ele se reinventou – vem jogando como centroavante – e fez gol em todos os quatro jogos disputados pela equipe até aqui.

Se marcar mais duas vezes, Figueiredo igualará Jardel (1993) e Tiago Reis (2019), que são os dois maiores artilheiros do Vasco em uma só edição da Copinha, ambos com nove gols. Acima dele neste ranking, além da dupla, está apenas Valdir Bigode, que no título de 1992 fez oito gols com a camisa vascaína. O levantamento foi feito pelo jornalista André Schmidt, do “Blog do Garone”.

  • Vasco 5 x 1 Lagarto – ⚽⚽
  • Vasco 12 x 0 Rio Claro – ⚽⚽⚽
  • Vasco 2 x 1 Ska – ⚽
  • Vasco 4 x 0 Joinville – ⚽

“Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade, é sempre bom estar marcando”, disse ele depois de fazer o gol da classificação na vitória sobre o Ska.

O bom início de ano serve para levantar a moral de Figueiredo, que não fez bons jogos pelo time de cima na temporada passada e por muitas vezes foi criticado. Em 2021, seu primeiro ano como profissional, o atacante disputou 29 jogos entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Série B do Brasileirão. E não fez gol.

Zé Ricardo observa

Os gols de Figueiredo na Copinha aparecem justamente no momento em que o Vasco encontra dificuldades para contratar um centroavante. Apesar dos 11 reforços anunciados até o momento (incluindo Raniel, que ganhou a camisa 9), o clube ainda busca um jogador para suprir a transferência de Germán Cano para o Fluminense.

Em coletiva nesta quinta, Carlos Brazil, gerente geral de Futebol do Vasco, deu um panorama sobre o esforço do clube no mercado e deu a entender que não há negociações adiantadas com ninguém para a posição depois das conversas frustradas por Luis Amarilla, do Vélez Sarsfield.

– Vamos trazer um atacante que a gente entenda que possa resolver. Outros jogadores foram consultados, mas estamos muito tranquilos. Na hora certa vai aparecer um jogador que queira jogar num clube gigante como o Vasco – declarou o dirigente.

O ge apurou que Zé Ricardo e sua comissão técnica têm assistido a todos os jogos do Vasco na Copinha justamente para pinçar soluções caseiras para um elenco que ainda tem deficiências. No ataque, Figueiredo e Vinícius, que terminaram 2021 em baixa depois de serem aproveitados no profissional, têm grandes chances de receber uma segunda chance. Uma diferença pode explicar o sucesso. No ano passado, Figueiredo geralmente foi escalado pela lado esquerdo do ataque. Foi assim com Marcelo Cabo e Lisca. Na Copinha tem jogado como centroavante e provou ter faro de gols.

Há, porém, cautela quanto ao aproveitamento da garotada. O clube não quer depositar toda esperança nos mais jovens e queimar etapas, como fez algumas vezes no passado.

Carlos Brazil também citou na coletiva outros nomes de jogadores da Copinha que devem ser aproveitados por Zé Ricardo, como os dos zagueiros Zé Vitor e Pimentel e do volante Andrey – os dois últimos fizeram gol na vitória sobre o Joinville nesta quinta.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Tá maluco isso é uma mÉrda !!!

  • Responder

    Escalem ele na posição certa que ele vai render,tem que parar de ficar inventando posição de jogador de lado,ou e centroavante ou não é, tem que parar de inventar

  • Responder

    Se ele for relacionado pra se juntar ao time profissional mais um ano que o Vasco não fará gols ele e muito ruim só sabe correr igual o ano passado o gol que ele perdeu contra o Joinville pela copa São Paulo quando o Vasco estava 1×0 até um cego faria esquece ele jogar no sub 20 e uma coisa jogar no profissional e outra coisa cadê os jogadores que foram vice dessa copinha até agora nenhum foi efetivado todos muitos ruim pra jogar no profissional acordem

Comente

Veja também
Rayan comemorando gol contra o Madureira
Rayan ganha minutos e surge como opção no ataque do Vasco

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, o jovem Rayan voltou a ter oportunidades com o técnico Ramón Díaz.

Neto, apresentador de TV
Neto decreta destino do Vasco no Campeonato Brasileiro

Apresentador demonstrou preocupação com o início da campanha do Vasco da Gama neste começo de Campeonato Brasileiro.

Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Confira desempenho dos 10 reforços contratados pelo Vasco em 2024

Veja como andam as atuações dos dez jogadores que o Vasco da Gama trouxe para reforçar o elenco nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vasco se torna ‘refém’ de jogadas pelo alto no Brasileiro

Com duas derrotas seguidas, Vasco da Gama tem abusado das bolas aéreas neste começo de Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Datas, horários e locais de Vasco x Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vasco da Gama já conhece o dia e a hora em que irá enfrentar o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.