Vasco pode ter melhor campanha no Brasileiro desde 2011

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda irá disputar 14 jogos pelo Clube na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em Vasco x Botafogo
Rafael Paiva em Vasco x Botafogo (Foto: André Durão)

A mudança de comando do Vasco no Brasileiro fez o Cruz-Maltino respirar novos ares em 2024. Com Rafael Paiva, o clube carioca tem 62,5% de aproveitamento na competição. Caso consiga manter esse ritmo até o fim da competição, a equipe de São Januário fará a melhor campanha na Série A desde 2011, quando foi vice-campeão brasileiro.

Sob o comando de Rafael Paiva, o Vasco entrou em campo em 16 jogos no Brasileiro com nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Em 48 pontos possíveis, o Cruz-Maltino conseguiu alcançar 30. Atualmente, o clube carioca tem 34 pontos e mais 14 jogos pela frente. Com esse aproveitamento, o clube carioca terminaria a competição com 60 pontos.

A campanha seria superior a de 2017, quando se classificou para a Libertadores. Na ocasião, o Vasco terminou o Brasileiro em sétimo lugar com 56 pontos. A ida para a competição sul-americana aconteceu em virtude do Cruzeiro, que conquistou a Copa do Brasil, e o Grêmio, campeão da Libertadores, terem terminado no G-6.

Em 2012, o clube carioca terminou o Brasileiro na quinta colocação com 58 pontos. Um ano antes, o Vasco lutou pelo título da Série A até a última rodada e acabou ficando em segundo lugar, com 69 pontos, dois a menos que o campeão Corinthians. Foi a melhor campanha do Cruz-Maltino na história dos pontos corridos.

Caso termine o Brasileiro com 60 pontos, o Vasco tem boas possibilidades de obter uma classificação para a Libertadores. No ano passado, a pontuação não seria suficiente, porque o Bragantino, que conseguiu a última vaga, terminou a Série A com 62 pontos. Porém, a pontuação seria suficiente em 2022, 2021 e 2020.

Fonte: O Dia

Comente

Veja também
Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado, ex-presidente do Vasco
Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis já acertou compra de parte da SAF do Vasco

Bilionário grego já fez um acordo com a A-Cap, seguradora dona de 31% do futebol Vasco da Gama, pelo valor total de R$ 300 milhões.

Tchê Tchê em ação pelo Botafogo
Vasco inicia conversa com Tchê Tchê, que está de saída do Botafogo

Vasco da Gama já mira a contratação do volante Tchê Tchê, cujo contrato com o Botafogo se encerra no fim deste ano.