Com 70% de aproveitamento nos últimos 8 jogos, Vasco sai do Z4 e vira chave no BR

Nos últimos oito jogos no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um.

Jogadores do Vasco na Arena Independência
Jogadores do Vasco na Arena Independência (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

De virtual rebaixado ao alívio de respirar fora da zona de rebaixamento após 18 rodadas. Em menos de dois meses, o Vasco conseguiu mudar suas perspectivas no Campeonato Brasileiro. A situação ainda está longe de ser confortável, mas hoje o clube vislumbra um futuro promissor, sem tanto sofrimento. Fruto de uma arrancada até então improvável.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, na segunda-feira, o Vasco saiu do Z-4. Ocupa a 15ª colocação, com 26 pontos, à frente de Goiás, Bahia, Santos, América-MG e Coritiba.

O ponto de virada foi em 6 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, quando o Vasco entrou em campo com 85% de chances de ser rebaixado e conseguiu interromper uma sequência de quatro derrotas. Desde então, o time venceu cinco de oito jogos, perdeu apenas um (contra o Palmeiras) e tem um aproveitamento de 70,8%, idêntico ao do líder Botafogo durante todo Campeonato Brasileiro.

É um recorte pequeno, mas que ilustra a reação vascaína. Antes do jogo contra o Grêmio, o aproveitamento era de apenas 18% na competição, na pior campanha do Vasco na história do Campeonato Brasileiro. Ou seja, nos últimos oito jogos o Vasco praticamente quadruplicou seu aproveitamento.

Ponto de virada

Coincidência ou não, a partida diante dos gaúchos em São Januário marcou algumas novidades no Vasco. Foi, por exemplo, a estreia de Vegetti, que entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória. O argentino soma seis gols em oito jogos.

O jogo também foi o primeiro de Paulinho como titular. O meio-campista, que havia estreado na rodada anterior no segundo tempo contra o Corinthians, entrou no time e encaixou como uma luva.

O confronto contra o Grêmio foi também o último do Vasco sem torcida como mandante. Desde então o time enfrentou Atlético-MG (Maracanã), Fluminense (Nilton Santos) e Coritiba (São Januário) diante de seu torcedor e venceu os três jogos.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.