Código de Ética do Vasco prevê punição por circulação de ‘fake news’

Ainda precisando passar no Conselho Deliberativo, o Código de Ética do Vasco da Gama tem gerado controvérsias na política vascaína.

Estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama
Estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama

Nesta quarta-feira (13), o grande benemérito João Carlos Nóbrega publicou alguns trechos da proposta de Código de Ética do Vasco da Gama, formulado pela gestão atual e que ainda precisa passar no Conselho Deliberativo.

Mais precisamente, são trechos que interessam diretamente aos torcedores que falam sobre o Gigante na internet. Em destaque, o Cruzmaltino incluiu medidas para evitar a circulação de notícias falsas, as famosas ‘fake news’, sobre o Clube.

No documento mostra que, dependendo da gravidade e o impacto da conduta, o torcedor poderá ser notificado extrajudicialmente e ser restrito, temporário ou definitivo, da aquisição de título associativo, podendo também não ter acesso às sedes do Gigante.

O indivíduo pode também ser alvo de ações civis e criminais cabíveis. Não poderá “atuar, de qualquer forma, em prejuízo dos interesses do CRVG, inclusive fazendo uso de informações privilegiadas, obtidas no âmbito interno em benefício próprio, de parentes, amigos, colaboradores e etc”.

O torcedor não poderá também falar em nome do Gigante sem a autorização do órgão competente e “disseminar notícias falsas do CRVG”. Para monitorar isso, o Clube pretende criar um Comitê de Ética e Conduta, um órgão independente e autônomo.

A função será de monitorar, acompanhar, ajustar práticas, sanar dúvidas e receber sugestões e informações sobre descumprimentos. Qualquer pessoa terá acesso ao comitê e poderá, anonimamente, denunciar condutas contrárias às normas, garantido assim a não retaliação.

Espera-se que, muito em breve, mais informações sobre o Código de Ética sejam divulgadas, com o texto completo. O assunto tem repercutido na política vascaína, com a reprovação de algumas correntes de oposição, vendo a medida como uma tentativa de ‘censura’.

Mais sobre:Política
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti lidera estatística no Brasileiro desde 2023

Vegetti chegou ao Vasco da Gama no segundo semestre da temporada de 2023 e desde então é destaque do Campeonato Brasileiro.