Clássico entre Flamengo e Vasco será especial para Ramón Díaz; entenda

O técnico Ramón Díaz comandará o Vasco da Gama pela primeira vez no Maracanã, onde já disputou jogo como jogador.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

O domingo será especial para Ramón Díaz e o fará lembrar da casa onde foi feliz como jogador e como treinador. Em sua primeira vez como técnico no Maracanã, o argentino crê que estar no palco de Flamengo x Vasco “é como jogar no Monumental de Núñez”, onde fez história com o River Plate.

Dessa forma, tudo indica que Ramón se sentirá em casa quando a bola rolar às 16h para o clássico válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

– (É parecido com o Monumental) pela quantidade de público, pelo entorno, pelo clássico. Vamos tratar de fazer um grande jogo – resumiu o treinador do Vasco.

Ramón Díaz teve outra chance de treinar o Vasco no Maracanã há dois meses, mas não concretizou. Contra o Atlético-MG, no dia 20 de agosto, foi seu filho e auxiliar Emiliano Díaz quem comandou o time à beira do gramado. O técnico estava suspenso após expulsão na rodada anterior, contra o Red Bull Bragantino.

Se esta será sua primeira vez como treinador no Maracanã, Ramón já pisou no gramado do principal palco do futebol brasileiro em duas oportunidades como jogador. O ge recorda:

Ramón Díaz x Fluminense

A primeira vez de Ramón no Maracanã foi em 27 de maio de 1981, contra o Fluminense. O hoje técnico do Vasco foi titular do River Plate e jogou os 90 minutos do empate em 1 a 1. O amistoso internacional valia a Taça João Havelange, que ficou com o Tricolor.

O gol do River foi marcado por Emilio Commisso, de cabeça, aos 20 minutos do primeiro tempo, após assistência de René Houseman. Já o Fluminense empatou com Zezé, também de cabeça, aos 42 da etapa inicial, com passe de Robertinho.

Fluminense: Paulo Victor; Zezinho, Tadeu, Edinho, Valdir Carioca, Delei, Gilberto, Mário Marques, Robertinho, Gilcimar e Zezé.

River Plate: Ubaldo Fillol, Héctor López, Daniel Lonardi, Claudio Giúdice, Alberto Tarantini (Eduardo Abrahamian), Hugo Iervasi, Omar Labruna, Emilio Commisso, Pedro González (Pedro Vega), Ramón Díaz e René Houseman (José Vieta).

Ramón Díaz x Flamengo

Dez anos depois, Ramón Díaz voltou ao Maracanã. Mais maduro, o jogador revelado pelo River Plate já havia rodado pela Europa antes de retornar ao clube argentino. Em 23 de outubro de 1991, veio ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, pelo jogo de volta das quartas de final da Supercopa Libertadores. Desta vez, o técnico do Vasco levou a melhor.

Depois de vencer o Flamengo por 1 a 0 no Monumental, o River Plate foi derrotado por 2 a 1 no Maracanã. Nos pênaltis, entretanto, o time de Ramón Díaz venceu por 4 a 3 e garantiu a classificação para as semifinais da Supercopa Libertadores. O clube argentino passou pelo Peñarol, mas perdeu a final para o Cruzeiro, no Mineirão.

No Maracanã, Ramón Díaz não teve um grande dia. Gaúcho marcou os dois gols do Flamengo, e Toresani balançou as redes para o River. O treinador vascaíno entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi o único a desperdiçar pênalti no time argentino. Para sua sorte, o Rubro-Negro perdeu duas cobranças (Júnior e Uidemar).

Flamengo: Gilmar, Júnior Baiano, Wilson Gottardo, Piá Carioca, Júnior, Charles Guerreiro, Marquinhos (Uidemar), Zinho, Gaúcho, Paulo Nunes e Zé Ricardo (Marcelinho Carioca).

River Plate: Ángel Comizzo, Fabián Basualdo, Carlos Enrique, Pablo Lavallén (Ramón Díaz), Guillermo Rivarola, Gustavo Zapata, Julio César Toresani, Hernán Díaz (Juan Borrelli), Javier Claut, Walter Silvani e Ramón Medina Bello.

Ramón Díaz foi um jogador importante do futebol argentino, principalmente no River Plate e na seleção. Depois de pendurar as chuteiras, entre outros clubes, comandou o próprio River, onde foi seis vezes campeão argentino, além de ter conquistado a Libertadores e a Supercopa.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Ingressos para Athletico-PR x Vasco: veja preços e locais de venda

O Vasco da Gama enfrenta o Athletico-PR neste domingo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Ligga Arena.

Marlon Gomes comemora gol contra o Náutico
Marlon Gomes faz hat-trick de golaços em jogo do Shakhtar Donetsk; assista

Vendido pelo Vasco da Gama no início da temporada de 2024, Marlon Gomes brilha em goleada do time ucraniano.

Bandeira da Força Jovem Vasco
Força Jovem Vasco se retrata ao Goiás por fala em protesto

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem causa polêmica com aliada do Goiás e se retrata através de uma nota nas redes sociais.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Vasco analisa 5 nomes no mercado; 777 Partners teria aprovado Paulo Pezzolano

777 Partners e o departamento de futebol do Vasco preferem Paulo Pezzolano para assumir o futebol, mas ainda não tem negociação.

David marcou contra o Grêmio na estreia do Brasileiro
David conta com bom desempenho no Castelão para vencer o Fortaleza

O atacante David marcou 17 gols no Castelão e conta com bom retrospecto na Copa do Brasil para vencer o Fortaleza.