Clássico entre Flamengo e Vasco será especial para Ramón Díaz; entenda

O técnico Ramón Díaz comandará o Vasco da Gama pela primeira vez no Maracanã, onde já disputou jogo como jogador.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

O domingo será especial para Ramón Díaz e o fará lembrar da casa onde foi feliz como jogador e como treinador. Em sua primeira vez como técnico no Maracanã, o argentino crê que estar no palco de Flamengo x Vasco “é como jogar no Monumental de Núñez”, onde fez história com o River Plate.

Dessa forma, tudo indica que Ramón se sentirá em casa quando a bola rolar às 16h para o clássico válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

– (É parecido com o Monumental) pela quantidade de público, pelo entorno, pelo clássico. Vamos tratar de fazer um grande jogo – resumiu o treinador do Vasco.

Ramón Díaz teve outra chance de treinar o Vasco no Maracanã há dois meses, mas não concretizou. Contra o Atlético-MG, no dia 20 de agosto, foi seu filho e auxiliar Emiliano Díaz quem comandou o time à beira do gramado. O técnico estava suspenso após expulsão na rodada anterior, contra o Red Bull Bragantino.

Se esta será sua primeira vez como treinador no Maracanã, Ramón já pisou no gramado do principal palco do futebol brasileiro em duas oportunidades como jogador. O ge recorda:

Ramón Díaz x Fluminense

A primeira vez de Ramón no Maracanã foi em 27 de maio de 1981, contra o Fluminense. O hoje técnico do Vasco foi titular do River Plate e jogou os 90 minutos do empate em 1 a 1. O amistoso internacional valia a Taça João Havelange, que ficou com o Tricolor.

O gol do River foi marcado por Emilio Commisso, de cabeça, aos 20 minutos do primeiro tempo, após assistência de René Houseman. Já o Fluminense empatou com Zezé, também de cabeça, aos 42 da etapa inicial, com passe de Robertinho.

Fluminense: Paulo Victor; Zezinho, Tadeu, Edinho, Valdir Carioca, Delei, Gilberto, Mário Marques, Robertinho, Gilcimar e Zezé.

River Plate: Ubaldo Fillol, Héctor López, Daniel Lonardi, Claudio Giúdice, Alberto Tarantini (Eduardo Abrahamian), Hugo Iervasi, Omar Labruna, Emilio Commisso, Pedro González (Pedro Vega), Ramón Díaz e René Houseman (José Vieta).

Ramón Díaz x Flamengo

Dez anos depois, Ramón Díaz voltou ao Maracanã. Mais maduro, o jogador revelado pelo River Plate já havia rodado pela Europa antes de retornar ao clube argentino. Em 23 de outubro de 1991, veio ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, pelo jogo de volta das quartas de final da Supercopa Libertadores. Desta vez, o técnico do Vasco levou a melhor.

Depois de vencer o Flamengo por 1 a 0 no Monumental, o River Plate foi derrotado por 2 a 1 no Maracanã. Nos pênaltis, entretanto, o time de Ramón Díaz venceu por 4 a 3 e garantiu a classificação para as semifinais da Supercopa Libertadores. O clube argentino passou pelo Peñarol, mas perdeu a final para o Cruzeiro, no Mineirão.

No Maracanã, Ramón Díaz não teve um grande dia. Gaúcho marcou os dois gols do Flamengo, e Toresani balançou as redes para o River. O treinador vascaíno entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi o único a desperdiçar pênalti no time argentino. Para sua sorte, o Rubro-Negro perdeu duas cobranças (Júnior e Uidemar).

Flamengo: Gilmar, Júnior Baiano, Wilson Gottardo, Piá Carioca, Júnior, Charles Guerreiro, Marquinhos (Uidemar), Zinho, Gaúcho, Paulo Nunes e Zé Ricardo (Marcelinho Carioca).

River Plate: Ángel Comizzo, Fabián Basualdo, Carlos Enrique, Pablo Lavallén (Ramón Díaz), Guillermo Rivarola, Gustavo Zapata, Julio César Toresani, Hernán Díaz (Juan Borrelli), Javier Claut, Walter Silvani e Ramón Medina Bello.

Ramón Díaz foi um jogador importante do futebol argentino, principalmente no River Plate e na seleção. Depois de pendurar as chuteiras, entre outros clubes, comandou o próprio River, onde foi seis vezes campeão argentino, além de ter conquistado a Libertadores e a Supercopa.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Meninas do Vasco comemorando gol
Feminino do Vasco passa por reformulação e anuncia saídas de 6 atletas

Com 6 saídas, o elenco do futebol feminino do Vasco da Gama passa por reformulação para a próxima temporada.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
 Léo Jardim chega a 106 jogos em 2 anos e se destaca no gol do Vasco

Aos 29 anos, Léo Jardim vira um dos principais jogadores do Vasco e Clube busca a renovação com o goleiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Vai comprar Coutinho? Pedrinho rompe silêncio sobre o assunto

Pedrinho admitiu que tem a intenção de estender o empréstimo de Coutinhp e revela condição para comprar o meia.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho tem trabalho mais longo do Vasco no século

Alvo do Vasco da Gama, o técnico Renato Gaúcho teve duas passagens pelo Clube e já treinou Coutinho e Alex Teixeira.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.