Cinco motivos para acreditar na virada do Vasco sobre o Flamengo

O Vasco da Gama precisa reverter a vantagem construída pelo Flamengo no confronto da semifinal; veja 5 motivos para acreditar na virada.

Vasco x Portuguesa-RJ em São Januário
Vasco x Portuguesa-RJ em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Flamengo e Vasco fazem neste sábado, às 17h45 (de Brasília), no Maracanã, o segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca.

Depois de perder a ida por 1 a 0, no Nilton Santos, o time comandado por Fábio Carille agora precisa vencer por ao menos dois gols de diferença para chegar à final do estadual.

Confira cinco motivos para acreditar na virada vascaína

Reforços adaptados

O Vasco recentemente contratou três reforços para o ataque, mas Benjamín Garré, Loide Augusto e Nuno Moreira chegaram nas vésperas do jogo de ida contra o Flamengo, tinham zero ou quase zero entrosamento com a equipe e estavam no início de processo de adaptação ao novo clube.

Neste sábado, uma semana depois do primeiro jogo, é correto afirmar que o trio conhece melhor os companheiros de equipe e está mais ambientado. Nuno, por exemplo, atuou como titular no jogo passado, na vitória sobre o Nova Iguaçu pela Copa do Brasil, foi um dos melhores em campo e teve exibição muito elogiada por Carille. A tendência é de que comece jogando novamente o clássico neste sábado.

Coutinho empolgado

Na esteira da chegada dos reforços, Coutinho vem daquela que talvez tenha sido uma de suas melhores atuações desde que voltou ao Vasco: ele comandou as ações ofensivas e marcou dois gols (um deles, um golaço) na vitória sobre o Nova Iguaçu na quarta-feira passada, no Nilton Santos. Foi contra um adversário inferior, que terminou a Taça Guanabara em sexto lugar, mas que serve para dar confiança.

Na coletiva, Carille, afirmou que a presença de Nuno no time titular faz o futebol do craque crescer, pois Coutinho passa a ter alguém com qualidade para dialogar na frente. Depois de um início de temporada discreto, o camisa 11 chega empolgado para o clássico decisivo da semifinal.

Postura no primeiro jogo

O Vasco foi derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal, mas teve boa atuação na maior parte do tempo e poderia ter inaugurado o placar antes de Bruno Henrique acertar o chute de fora da área. No fim do primeiro tempo, por exemplo, Rayan teve duas chances de marcar – na segunda, Léo Ortiz tirou em cima da linha e salvou o Flamengo.

A atuação da equipe foi muito elogiada por Fábio Carille, que disse até que seus jogadores exageraram no ímpeto em alguns momentos, referindo-se ao excesso de vontade e número de cartões amarelos (sete) no jogo. O treinador afirmou que sua missão antes da partida era equilibrar esse ímpeto e trabalhar o mental para que seu time se comporte bem durante os 90 minutos – e não sinta o baque caso sofra um gol, por exemplo.

Os gols de Vegetti

Artilheiro do Campeonato Carioca e do Vasco na temporada, Vegetti marcou sete gols em 11 jogos até aqui em 2025. É uma média superior a um gol a cada duas partidas.

O atacante argentino passou em branco nos dois últimos jogos, contra Nova Iguaçu e contra o próprio Flamengo. Será que teremos gol do Pirata neste sábado?

Exemplos recentes

Com apenas 10 vitórias nos últimos 60 jogos, o recorte recente do confronto contra o Flamengo não é positivo para o Vasco. Mas o clube de São Januário também teve o que comemorar sobre o rival nos últimos anos. Inclusive, em duelos de mata-mata, como é o caso desta semifinal.

Desde 2012, o Vasco levou a melhor sobre o Flamengo em jogos eliminatórios em cinco ocasiões: na semifinal da Taça Guanabara de 2012, semifinal da Taça Rio de 2012, semifinal do Carioca de 2015, oitavas de final da Copa do Brasil de 2015 e semifinal do Carioca de 2016.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.