Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Coutinho comemorando gol contra o Fluminense
Coutinho comemorando gol contra o Fluminense (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Philippe Coutinho e Nuno Moreira só atuaram juntos em quatro jogos pelo Vasco, mas os efeitos da dupla já são perceptíveis no time. Não é cedo para atestar que a presença do português potencializou a grande referência técnica vascaína. O camisa 11 teve duas de suas melhores atuações ao lado do reforço do clube para a temporada. A partida contra o Melgar foi mais um exemplo.

O empate em 3 a 3 teve um gosto ainda mais amargo pela ótima atuação que Coutinho e Nuno tiveram. Quando os dois deixaram o campo aos 25 minutos do segundo tempo, o Vasco vencia por 3 a 1 e controlava a partida, comandado pelos dois jogadores, que vêm se entendendo bem no lado esquerdo do ataque vascaíno.

Coutinho abriu o placar logo aos três minutos de jogo contra o Melgar em um golaço com a assinatura do meia ex-seleção brasileira. O corte para dentro e o chute de chapa no ângulo é uma jogada que apareceu pouco no futebol do meia no ano passado, que sofria sem conexões no ataque do Vasco.

Depois que Nuno chegou, o meia subiu de produção. Não só pelos dois gols feitos desta maneira, “à lá Coutinho”, mas pelo apoio que tem na região que mais gosta de atuar. Carille tem aproveitado o lado esquerdo do Vasco, com aproximações de Nuno e Piton com o camisa 11, e tem dado certo.

E o efeito foi rápido. Logo na estreia de Nuno Moreira no Vasco, contra o Nova Iguaçu, pela Copa do Brasil, Coutinho marcou duas vezes e teve uma de suas melhores atuações neste retorno ao clube de São Januário. Carille, de imediato, já havia identificado que o português ajudou o meia brasileiro.

– O que mais me deixa feliz é o quanto o Coutinho cresceu dando essa liberdade de ser um armador. Ter um jogador que sabe movimentar, posicionar e trabalhar com poucos toques, que foi o caso do Nuno hoje, cresceu muito o futebol do Coutinho. O Nuno é um jogador muito bom para o equilíbrio da equipe. Um meia que faz o jogo ser rápido através de passes e não de drible – disse Carille depois de Vasco x Nova Iguaçu.

A partida contra o Melgar teve ainda mais influência de Coutinho. Ele marcou o gol que abriu o placar, deu linda assistência de trivela para Vegetti e tabelou com Nuno, que deu passe para Vegetti marcar o terceiro do Vasco. O empate dos peruanos ter saído depois que a dupla saiu não foi por acaso. Eles são os jogadores do atual elenco que têm capacidade de reter a bola no ataque e trabalhar jogadas.

Nos quatro jogos ao lado de Nuno Moreira, Coutinho tem quatro participações diretas em gols (três bolas na rede e uma assistência). Em 2025, o meia já marcou cinco vezes em 12 jogos. Em 2024, foram apenas três em 18 partidas.

Com esperanças em sua nova dupla, o Vasco não tem tempo de descansar e já inicia a preparação nesta quinta-feira para a partida contra o Corinthians, no sábado, na Neo Química Arena. O jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão será às 18h30 (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Freira vascaína viraliza após ganhar camisa do Vasco e ir a São Januário

Vascaína desde criança, freira viraliza após ganhar camisa do Vasco da Gama e assistir jogo em São Januário.

Vasco anuncia saída de De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para a temporada, De Lucca rescinde com o Vasco da Gama e acerta com o Cuiabá.

Léo Jardim está na lista dos 100 melhores goleiros do mundo do CIES Football Observatory

Ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte tem Léo Jardim entre os melhores goleiros do mundo.

Vegetti tem bom início de temporada e supera números de 2024

Destaque do Vasco da Gama na temporada, Vegetti tem bons números e supera marca do mesmo período no ano passado.

Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.

De Lucca deixa o Vasco e acerta com o Cuiabá

Sem oportunidades no Vasco da Gama, o volante De Lucca está de malas prontas para se transferir para o Cuiabá.

Rivellino vê Vasco como candidato ao rebaixamento e faz alerta

Ex-craque da Seleção Brasileira, Rivellino não acredita que o Vasco da Gama possa fazer uma grande campanha no Brasileiro.

Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Sair da versão mobile